Para muitos, 2022 foi um ano muito caótico. Com a pandemia ainda sendo uma realidade forte, os grandes eventos e festivais estavam retomando aos poucos na esperança de que em breve as coisas pudessem se normalizar. E claro, não foi diferente com o E-sports, nem com o CBLOL Fest.
Os amantes do cenário de E-sports tiveram que se adaptar novamente aos tempos passados, onde os players jogavam todos de suas gamehouses sem o contato com o público e sem aquela rivalidade que todos nós gostamos. No entanto, felizmente essa é uma realidade que ficou para trás e podemos ouvir os gritos do Filipe “Ranger” Brombilla contra os seus adversários mais uma vez no “frente a frente” da Arena CBLOL (Alô nação Rangernation!)
Então, pra comemorar o retorno grandioso do nosso esporte eletrônico ao presencial, tivemos uma grande surpresa! Buscando alcançar outras cidades e novos públicos, a Riot Games promoveu o CBLOL FEST em algumas cidades. Com isso, no “que sorte a nossa”, Salvador foi uma das cidades escolhidas para retomar os eventos presenciais e eu tive a grande honra de presenciar esse evento. Então vem aqui que vou contar um pouco dessa experiência!
Fotos por: @aimeeadryph
[text-blocks id=”22643″ slug=”especial-cosplay-algumas-consideracoes”]
Contextualizando
Até então inédito em Salvador, o evento aconteceu na Arena CWG, localizado na Arena Fonte Nova. O espaço proporciona uma incrível experiência desde a sua chega até a sua saída, disponibilizando máquinas potentes para jogos, vários cosplayers e até mesmo eventos como campeonatos de ARAM para aqueles que ali estavam, garantindo a diversão a todo tempo.
Vendo tudo isso, é claro que eu já esperava um grande evento em que qualquer amante de esportes eletrônicos poderia se divertir e acompanhar o competitivo no calor do publico. Bom, te contar que fizeram tudo muito bem, viu.
Sendo dois dias de eventos, 21 e 22 de janeiro, tivemos um sábado que contava ainda mais como um esquenta. Equipado com stands de venda com cosméticos fofos, camisas temáticas e alguns convidados especiais, tivemos a presença de influencers locais como o Gabreta, Bea Campos, Yariax e até mesmo de um jogador do CBLOL, o Gyeong. De qualquer forma, em meio a tudo isso, aquilo mais me impressionou foi a presença da TOT (Torcida Os Tradicionais) e vem cá que vou contar um pouco sobre.
Torcidas Organizadas
Os Tradicionais são nada mais e nada menos que uma torcida organizada (SIM! uma torcida organizada no cenário de League of Legends) que se formou para juntar os torcedores da Pain Gaming em um grande movimento de união e barulho. Inclusive, não é muito diferente do que vemos no futebol. Temos toda uma torcida com gritos de guerra e muita empolgação para empurrar a grandiosa tri campeã do CBLOL. Mesmo assim, não para por aí.
Além disso, por mais que o movimento tenha nascido em São Paulo, hoje ele se estende para outros lugares do Brasil. Sendo assim, a TOT-BA também nasceu, fazendo uma presença fortíssima no CBLOL FEST. Eles levaram mais de 40 torcedores padronizados e até mesmo alguns instrumentos musicais para festejar e empurrar o seu time à vitória (que infelizmente não veio, mas o que vale é a intenção haha!).
De qualquer forma, no segundo dia de evento é que a magia aconteceu por completo. Com toda uma estrutura de câmeras e até mesmo a presença da nossa querida Caster “Tabs“, a Riot Games se prontificou de trazer a energia da Arena CBLOL para a CWG. Os fãs receberam batecos, copos temáticos do CBLOL e até mesmo skins do lolzinho (saiam das filas rankeadas, pois agora estou de M7 e Yasuo Velho Oeste viu). Com certeza o segundo dia foi o que era necessário para encerrar essa primeira edição e deixar ela marcada nos corações daqueles que foram.
Gostinho de quero mais
Agora de considerações finais, o evento foi lindo! A região do Nordeste por si só já não tem um grande reconhecimento no cenário de E-sports, que acaba muito mais concentrado na região Sudeste.
Portanto, ver todo esse cuidado da Riot com a CWG em trazer o CBLOL Fest para a capital baiana me enche de alegria, e até mesmo esperança de que possamos ver eventos ainda maiores sendo sediados aqui. Afinal, eventos como esse provam que a região nordestina tem sim grandes nomes e portes para receber os grandes eventos. Alô Rito, volte sempre!