Carole e Tuesday é um anime da Temporada de Primavera 2019. Faz parte dos originais da Netflix, podendo ser encontrado completo na plataforma desde dezembro de 2019. Tem 24 episódios no total. É um anime de drama, com foco em música e pitadas de sci-fi.

Foi criado e dirigido pelo grande Watanabe Shinichiro, muito conhecido por duas grandes obras: Cowboy Bebop e Samurai Champloo. Motonobu Hori também fez parte da direção, e já trabalhou como diretor em alguns episódios avulsos de animes e, principalmente, como animador chave e na criação de storyboards. O roteiro ficou por conta de Watanabe Aya, que fez um trabalho em perfeito equilíbrio com a direção.

Da Terra para Marte

Carole e Tuesday conta a história de uma sociedade que se migrou da Terra para Marte, onde foi criado uma tecnologia avançadíssima, baseada principalmente em inteligência artificial.

Carole mora sozinha na cidade de Alaba, metrópole de Marte, e trabalha para sobreviver, enquanto toca seu teclado à noite, nas ruas da cidade, pois música é sua paixão. Já Tuesday nasceu em uma família poderosa, na cidade de Hershell, com uma mãe envolvida política, mas que a impede de tocar violão, seu maior amor.

Decidida a viver de sua música, Tuesday foge de casa e se muda para Alaba, onde conhece Carole. Após firmar uma amizade, a dupla decide fazer músicas juntas. No meio de tantos artistas musicais apoiados em inteligência artificial, elas se diferenciam, criando música do jeito tradicional, com instrumentos e voz, sem interferência de nenhuma tecnologia avançada. Após conhecerem Gus, um ex-agente musical, a vida das duas vira de cabeça para baixo.

Desenvolvimento em Carole e Tuesday

O anime começa lento, dando a impressão que seria um anime simples de música, sem nada muito grandioso além de suas músicas bem trabalhadas. Porém, na segunda metade da obra, as coisas começam a ficar mais sérias, com temas pesados sendo tratados na história, envolvendo até mesmo política, algo não muito explorado em animes.

É possível ver preconceito racial sendo tratado “indiretamente” na trama, já que os imigrantes ilegais, que são mal vistos na sociedade, são todos negros. Achei uma abordagem diferente, não vista com frequência, mas isso mostra como anime é mais especial do que imaginamos, diferente de muita coisa que conhecemos.

Isso nos leva a outro ponto. A animação tem personagens de todos os tipos, etnias, gênero, formas. É comum ver personagens loiros nos animes, mas negros não é algo frequente. Mas, se tratando de Shinichiro, era algo de se esperar, já que o diretor é conhecido por trazer essa variedade de personagens e representatividade.

carole tuesday

Química na dupla de protagonistas

Carole e Tuesday é uma obra que sabe trabalhar personagens. As duas protagonistas têm uma química muito forte, além de uma amizade muito sincera. Elas se apoiam em todos os momentos, parecendo realmente uma família. Ambas são muito carismáticas também, assim como os demais personagens, e acabamos nos apegando a todos eles.

Todos os personagens são bem trabalhados, possuindo um passado, visão de mundo e objetivos na vida. Por mais que tenham muitos personagens recorrentes, todos tem seu destaque e importância na história. Não há muito de vilão e herói nessa história, já que todos os personagens são muito humanos, ou seja, não são totalmente maus, e nem totalmente bons.

A Técnica em Carole e Tuesday

A estética do anime também é um ponto a ser destacado. Todo o design e visual dos personagens são lindos e tem aquela vibe de anos 90, como se o anime tivesse sido feito realmente nessa época. Não somente nas roupas, mas também nos cabelos e traços nos rostos dos personagens.

E não podemos esquecer de falar sobre a música, um dos pontos altos da obra. Não há uma música que não seja emocionante. O anime é recheado de canções, não só das protagonistas, mas como dos rivais e demais artistas, algo bem interessante do anime, que mostra música de várias pessoas e vários estilos. Um detalhe é que são todas cantadas em inglês e não são os seiyuus que as cantam.

O anime teve duas aberturas e dois encerramentos, mas o último episódio teve um encerramento especial. As aberturas e o primeiro encerramento são cantados pelas cantoras que dão voz às músicas das protagonistas, enquanto o segundo encerramento é cantado pela cantora que dá voz às músicas da principal rival das meninas.

É possível encontrar as músicas do anime em uma playlist no Spotify, algo que facilita muito continuar ouvindo essas canções maravilhosas que Carole e Tuesday nos apresentou.
As mensagens tratadas no anime são muito fortes, mas a música nunca fica em segundo plano. Conseguiram balancear bem os dois temas e entrelaça-los no final, mostrando um trabalho digno de se emocionar do começo ao fim.

Carole-Tuesday-thumb

Algumas questões da trama

Não é bem explicado o motivo pelo qual as pessoas foram para Marte e, por mais que os personagens mencionem de vez em quando o fato de eles estarem em outro país, há alguns momentos na primeira parte que isso se torna esquecível. Na segunda parte é quando esse fato fica realmente relevante, fazendo essa mudança ter mais sentido.

Outro ponto baixo é que algumas questões são abordadas muito rapidamente, alguns problemas resolvidos em um piscar de olhos e outros deixados de lado, sem muita importância. Alguns incomodam mais que outros, mas é algo que dá para se relevar. Inclusive há uma questão no final do anime que fica em aberto.

No final do anime há várias reviravoltas e surpresas. Com certeza o último episódio é um dos mais emocionantes, mesmo com tantos outros que conseguem tirar lágrimas dos olhos. Foi um fechamento digno para essa obra incrível.

Mas, no balanço final, Carole e Tuesday tem muito mais pontos positivos do que negativos, trazendo Shinichiro para os holofotes mais uma vez, mostrando que ele ainda tem muito o que mostrar para o mundo. É uma obra que deveria ser vista por todos e espero que, por estar na Netflix, alcance até mesmo aqueles que não estão inseridos nesse mundo de animes.

Para todos os amantes de música, Carole e Tuesday é uma inspiração e uma obra necessária a ser assistida.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX