Anúncio

Doces ou Travessuras? Logicamente um bolo bem doce para vocês! A receita de hoje, o Bolo Frankenstein, além de muita gostosa, é fácil e uma ótima ideia para enfeitar a mesa nas festas de dia das bruxas.

O Halloween é uma festa de origem celta, onde acreditavam que no último dia do verão, e o anterior ao Dia de Todos os Santos, os espíritos saíam para atormentar os vivos. Para espantá-los, eram espalhadas coisas assustadoras nas portas das casas. Por isso toda a decoração.

Os doces (ou gostosuras) fazem referência as oferendas de alimentos que se faziam para os espíritos, que caso não fosse feita causaria problemas com o tal espírito (travessuras).

Do Halloween…

A festa do Halloween ficou muito conhecida no ocidente, porém ela é mais forte na America do Norte. Inclusive, é válido lembrar que ela não representa bem nossa cultura. Temos outros elementos do folclore, também muito interessantes, que precisam ser valorizados.

Por isso, em 2005, para incentivar a valorização da nossa cultura foi estabelecido que dia 31 de outubro, é o Dia do Saci. Se você não conhece as histórias, é bem fácil encontrar. Se você acha que nossos monstros são bobinhos, recomendo que assista ou leia a esses relatos sozinho… no escuro MUAHAHAHAHAHA

Anúncio

Bom…como estamos no verão, escolhi uma receita com fruta cítrica. Espero que aproveitem e soltem a imaginação na decoração do seu bolo. Na minha receita, misturei na cobertura os corantes azul e vermelho, até atingir um tom de roxo que me agradasse. Também fiz uma terra triturando aquelas bolachas de chocolate bem escuras, mas você pode usar a criatividade e fazer cores e usar confeitos que deixem seu bolo mais Frankenstein.

Ingredientes

  • 360g de farinha de trigo
  • 320g de açúcar refinado
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 copo (iogurte) de óleo
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de gelatina (sabor limão)
  • Suco de 2 limões
  • 4 ovos
  • Corante a gosto

Modo de fazer o Bolo Frankenstein

  1. Comece com a cobertura. Misture suco de limão, corante e leite condensado. Leve a geladeira.
  2. Misture os ovos, óleo, iogurte no liquidificador. A farinha, o fermento e o açúcar em um bowl (ou tijela). Você pode adicionar 1 colher de sopa de raspas de limão na massa e na cobertura.
  3. Misture os líquidos com os secos e aos poucos vá misturando a gelatina de limão. Se quiser uma cor mais forte, use o corante novamente
  4. Untar e enfarinhar uma forma com furo no meio. Deixar no forno pré-aquecido por 40 minutos a 160 graus.

 

bolo-frankenstein-passo-5

 

Anúncio