Anúncio

Hoje vamos com um quadrinho europeu – e muito famoso: Blacksad – Volume 1: Algum lugar em meio às sombras. Eis que John Blacksad retorna em uma luxuosa e belíssima edição da SESI-SP em sua primeira aparição neste thriller policial noir.

Antropomorfismo Inteligente

Recentemente com Zootopia e Aggretsuko, o trabalho de antropomorfia, ou seja, de atribuir características animais a seres humanoides (neste caso em específico), vem me causando curiosidade na busca de obras com esta peculiaridade; o que aconteceu com Blacksad.

De origem espanhola, nasceu nos anos 2000 com o encontro entre Juan Diáz Gonzales (roteiro) e Juanjo Guarnido (arte), onde temos o protagonista John Blackad, um gato preto, um investigador particular onde em “Algum lugar em meio às sombras” deve encontrar o criminoso que assassinou Natália, uma pessoa com quem já teve uma história no passado…

Já de cara nota-se a preocupação da atribuição do que cada “espécie” terá na história e com sua função na sociedade. Os cães, em especial o pastor alemão, são colocados como policiais; já o galã dos filmes como um leão; o guarda-costas um gorila; enquanto que criminosos são colocados como ratos, cobras e tantos outros animais peçonhentos.

blacksad volume 1

Thriller Policial Noir de Canales

Canales usa do artifício de entregar uma história simples (mas não simplista) em um universo rico e convincente. Em cada lugar da cidade ou região que Blacksad se passa, o autor dá credibilidade com sua construção dinâmica e ritmo fluido; há começo,  meio e fim, num desfecho agridoce e “europeu de ser”.

Em meio ao clima dos anos 50, a personalidade de cada uma das personagens é bem resolvida, em especial com o protagonista sarcástico (que não leva desaforo pra casa), que mesmo em situações que se vê sua moral em jogo, ele age sem nenhum escrúpulo. Vai até as últimas consequências para conseguir a pista que necessita para a resolução do caso.

Arte Caprichosa de Guarnido

Com certeza, a primeira coisa que chama a atenção em Blacksad é com relação a sua arte. A edição grandona da SESI-SP destaca ainda mais este vislumbre gráfico em aquarela de Canales, complementando muito bem o roteiro de seu companheiro.

Com passagens inteligentes entre os quadros e letreiramento específico para cada cena, há algumas gratas surpresas quando se vira uma página a outra, onde temos artes de meia ou página inteira de tirar o fôlego.

blacksad volume 1

Resolução

Depois da resolução do crime, o que é que fica? O passado de John Blacksad! A vontade de querer saber mais sobre o gato preto e suas peripécias de antes – e depois, claro – é o que intriga e faz querer ler mais a obra da dupla espanhola.

Felizmente a editora brasileira lançou os cinco volumes desta obra envolvente, com personagens únicos, arte caprichosa e um texto repleto de trocadilhos inteligentes. Vale o Gole!

Título: Blacksad Vol. 1
Autor: Juan Díaz Canales
Ilustrador: Juanjo Guarnido
Tradução: Miguel Del Castillo
Editora: SESI-SP
Páginas: 56
Ano: 2017
ISBN: 9788550404837

COMPRE AGORA NA AMAZON