Anúncio

Desenvolvido pelo estúdio chinês Game Science, Black Myth: Wukong impressionou o mundo inteiro com um teaser surpreendente de um projeto que, até então, ninguém havia ouvido falar. Deste então, o misterioso jogo vem ganhando cada vez mais atenção, principalmente pela promessa de um RPG de ação que pode revolucionar a indústria.

Black Myth: Wukong recebeu seu primeiro teaser em agosto de 2020, logo de início, a promessa de gráficos realistas e inovadores surpreendeu e, como que para provar que a proposta era séria e não cenas pré-renderizadas, também foram divulgados treze minutos de gameplay do novo RPG em uma demo que, segundo os desenvolvedores, permite diferentes abordagens para enfrentar os inimigos. Confira abaixo:

“No trailer é mostrado o início de uma área denominada Black Wind Mountain”

Mais surpreendente ainda é o fato de que, apesar da aparência AAA do jogo, a Game Science é, na verdade, uma desenvolvedora indie, até então mais reconhecida por títulos publicados nas plataformas mobile. Outro fato interessante é que Black Myth: Wukong têm como objetivo tornar-se uma trilogia e, portanto, desde o início seu roteiro está sendo pensado para ser contado em três partes, sendo Wukong a primeira parte da série Black Myth.

Jornada ao Oeste

O RPG será baseado no clássico conto chinês, “Jornada ao Oeste”, um romance mitológico da dinastia Ming, escrito por Wu Cheng’en e publicado em 1592. Segundo os desenvolvedores, a abordagem do game será mais complexa e sombria do que o conto original.

A história de “Jornada ao Oeste” é baseada na peregrinação do monge budista Xuanzang até a Índia, atravessando as terras da Ásia Central, em busca de sutras budistas. O conto de Wu Cheng’en mistura as percepções factuais do peregrino, publicadas na obra “Grandes Registros Tang Sobre as Regiões Ocidentais”, com elementos do folclore, baladas e “liberdades criativas” do autor.

Nesse romance, somos apresentados ao personagem que será parte importante do game, Sun Wukong, O Rei Macaco, um dos três discípulos do monge Xuanzang, junto com Zhu Bajie e Sha Wujing.

O Rei Macaco é o discípulo que mais se destaca na obra. A própria introdução de “Jornada ao Oeste”, composta por sete capítulos, é inteiramente dedicada ao personagem. Segundo o livro,  Sun Wukong é um macaco nascido de uma pedra nutrida pelos cinco elementos. Dentre suas habilidades estão a capacidade de se transformar em setenta e dois animais e objetos diferentes, sendo que a sua forma humana sempre possui uma cauda de macaco, e a capacidade de voar em nuvens (familiar, não?). Sua principal arma é um bastão chamado Ruyi Jingu Bang, capaz de encolher até o tamanho de uma agulha ou se expandir até o céu.

A importância do herói também pode ser observada em outras obras da cultura oriental, além de em Black Myth: Wukong. Para os leitores mais atentos que pescaram uma certa familiaridade com o nome e com as habilidades, em japônes, Sun Wukong é Son Goku – como já deu para perceber, Akira Toriyama também foi inspirado pela lenda.

O desenvolvimento de Black Myth: Wukong

Em entrevista publicada na IGN chinesa, os desenvolvedores revelaram que o game está em desenvolvimento desde 2018 e que não planejam lançar a obra antes de 2023.

O comprometimento com os novos fãs do game parece ser essencial para os funcionários da Game Science, que planejava contratar entre 10 a 15 funcionários novos para ajudar no desenvolvimento do projeto depois de verem a repercussão de seu trabalho na internet. A própria demo, que poderia levantar suspeitas pela qualidade dos gráficos, também provou sua veracidade.  Segundo Charles Young, repórter da IGN e uma das poucas pessoas que tiveram a oportunidade de jogar a demo mostrada em 2020, a versão que ele teve a oportunidade de testar era a mesma do trailer: “[…] As lutas, transformações, feitiços – tudo estava ali, embalado em uma experiência completa”.

Ano Novo, Trailer Novo

Após meses sem informações do andamento do game, em comemoração ao ano novo chinês, a Game Science publicou um novo trailer:

“No fim do vídeo, a desenvolvedora esclarece que o conteúdo do trailer não representa o enredo e foi produzido especialmente para comemorar o ano do boi”

Agora, resta aos fãs esperarem por mais informações do RPG de ação que pegou a indústria de surpresa e, por enquanto, promete entregar aos fãs uma construção de mundo complexa, uma gameplay diversificada e interessante e gráficos dignos de uma nova geração de videogames.