O cineasta Tim Burton (A Noiva Cadáver, Edward Mãos de Tesoura) retorna às telonas com Big Eyes, filme previsto para sair dia 5 de Fevereiro nos cinemas tupiniquins.

O cartaz já foi liberado, olha só:

big eyes tim burton
Cartaz Divulgação

A arte vai, a arte volta…

Já sendo direto: reparou nos olhos da pintura aí? Yeahp, lembra bem o estilo kawaii não é?

kanon
Kanon (Imagem Divulgação)

Então vamos começar bebendo da fonte. O filme conta a trama de um casal de pintores Keane, Walter e Margaret. E lá nos anos 50, ficaram famosos pelas pinturas de crianças com olhos bem grandes. O interessante é que: As obras de Keane ficaram famosas no ocidente, na mesma época que os Shoujo lá no Japão. *Um adendo é de que o Shoujo existe desde o início do século passado e teve mais ou menos a forma que conhecemos, lá nos anos 60*

E os olhos grandes? Sabemos que o paizão Osamu Tesuka teve muita influência – se não a maior – com a Disney. Fato que os olhos grandes tomaram conta após ‘A Princesa e o Cavaleiro’ de 1953, e com isso é considerado o primeiro “true” shoujo da história.

O que da Disney foi para Tesuka e dele para o casal Keane, o mesmo pode dizer com Miyazaki, onde o próprio menciona a influência do casal em sua obra Nausicaa. Veja AQUI.

Até chegar em Tim Burton

É interessante notar esta movimentação das duas maiores indústrias de comics e animação, que obras com mais de 50 anos, influenciaram na criação das Powerpuff Girls ou mesmo o cineasta excêntrico Tim Burton.

Confira o trailer:

Para conhecer mais do casal e de toda sua arte, visite o site oficial: https://keane-eyes.com/


 

EXTRA

O casal Keane também influenciou uma artista nipônica bem interessante, Rieko Sakurai. Curta só uma amostra de seu trabalho!