Não é raro programas na Coreia do Sul que tenham como objetivo formar grupos de k-pop. Basicamente, eles fazem algo no estilo reality survivor. Ou seja, os participantes competem em provas, coletivas e individuais, até terem os finalistas que formam o grupo vencedor. Esse foi o caso do programa Build Up: Vocal Boy Group Survivor, que deu origem ao grupo B.D.U. (Boys Define Universe).
Sobre B.D.U.
Sob o selo da Stone Music Entertainment, o grupo tem como membros os 4 jovens idols: Bitsaeon, líder e membro do grupo M.O.N.T; Seunghun, membro do grupo CIX; Jay Chang, membro do grupo ONE PACT; e o mais novo Kim Minseo, que acaba de debutar pela primeira vez.
Debutando oficialmente em junho com o EP Wishpool, que possui quatro músicas + uma versão em inglês do single “The One”, o grupo logo embarcou em uma turnê internacional “Tour for Wishpool: Flash & Light” e, entre os locais, não podia faltar o Brasil.
Então, na noite gelada do dia 27, o grupo se apresentou no Studio Stage. Assim, desde o começo da tarde eles começraram com uma série de eventos de interação com os fãs, até as 20h. Assim, oficialmente começou o show com uma mistura entre interações, covers e músicas originais.
Show no Brasil
Do grupo eu só conhecia o Seunghun. Sou uma GRANDE fã de CIX, e estava muito ansiosa para ver ele de perto mais uma vez (tive uma oportunidade anterior durante a passagem dele com o grupo pela turnê norte americana em 2022). Não me decepcionei nem um pouco.
B.D.U. abriu com a música “Flower”, em seguida passando para um cover de “Drowning” do cantor sul coreano Woodz.
Depois de uma apresentação dos membros, o grupo se dividiu em duplas onde fizeram novas apresentações.
Primeiro, Seunghun e Minseo cantaram “Falling” de Harry Styles; e depois Jay Chang e Bitsaeon com “Dangerously” do Charlie Puth, ambas as apresentações foram originais do programa de TV que formou o grupo, e fizeram tanto sucesso que eles resolveram trazer as mesmas para a turnê.
Como eu disse, eu já conhecia o Seunghun, e ele é famoso pelos seus vocais limpos e solos. Porém, nenhum dos membros do grupo ficou para trás durante a apresentação. Todos eles tiveram vocais impecáveis e de uma qualidade MUITO alta, que muitas vezes me deixou impressionada (e ao público também).
Em seguida, tivemos uma brincadeira de interação com o público, onde os membros escutavam uma música brasileira e tentavam reproduzir para a plateia. Então, os fãs tentavam acertar qual era a música. Entre as canções, tivemos desde São Amores de Pabllo Vittar, até a clássica Evidências.
Foi ao fim dessa interação que os idols também aprenderam algumas das gírias brasileiras. Por exemplo, “Vapo” que voltaria a ser mencionada durante todo o resto do show.
Apresentações
Voltamos então para as apresentações.
Dessa vez, solos de cada um dos membros, começando com Bitsaeon cantando “Watermelon Sugar” do Harry Styles; Minseo cantando “Naked” do Cristopher; Jay Chang cantando “That’s What I like” do Bruno Mars; e Seunghun cantando “3D” do Jungkook.
Fica aqui meu comentário que todas as músicas foram adaptadas pelos membros. Assim, fizeram versões realmente únicas e que destacam os pontos fortes (como é o caso do Seunghun que até mostrou seus passos de dança).
Então, o grupo fez a apresentação do último cover da noite, a música “Teeth” de 5 Seconds of Summer, logo em seguida começando “The One”, single principal do EP de lançamento do B.D.U.
Com o show já se encaminhando para o fim, eles deixaram o palco para se arrumarem para a finalização. Enquanto esperávamos, passou um vídeo no telão com uma entrevista de todos os membros falando sobre sua experiencia no programa de sobrevivência e na formação do grupo.
A última apresentação foi a música “ah-OOH!” na qual eles adotaram uma postura mais descontraída e brincalhona, que combina com a atmosfera do som. Com gritos de “B.D.U. EU TE AMO” a plateia se despediu do grupo, deixando claro que, mesmo com pouco tempo de lançamento, os garotos já tinham uma porção de fãs aqui no Brasil.
Conclusão
Eu fiquei muito contente com a apresentação, e achei que todos eles fizeram um excelente trabalho. Porém, eu teria adorado ter ouvido todas as músicas do EP, ainda mais tendo em vista que só são quatro. Realmente acredito que alguns dos covers poderiam ter sido substituído pelas músicas originais, mas entendo a escolha, ainda mais sendo um grupo que começou agora.
Assim como outros grupos formados pela Mnet, o B.D.U. é um grupo temporário, que deve ficar em atividade durante dois anos, quando – supostamente – os membros devem voltar a promover seus grupos originais, ou atividades solos. Então, fica a dúvida sobre como eles irão crescer, se separar, ou continuar, depois desse tempo. De qualquer maneira, eu fiquei muito impressionada com o show, e espero poder ver mais deles em breve.