Matheus José
    Matheus José
    Graduando em Letras, 23 anos. Crítico e redator, já passou por publicações nos sites Jornal 140/ VIUU, Suco de Mangá, BoysLove Hub e Aquele Tuim.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    ASSEMBLE24 – tripleS | Review

    Das várias perspectivas para observar ASSEMBLE24, aquela que foca na sua intensidade de sentidos é a mais interessante para mim. Você tem uma dúzia — ou uma centena — de detalhes que se destacam uns dos outros, que ultrapassam barreiras de gênero e exploração sonora.

    É uma fusão de tudo o que há de mais interessante no k-pop, é o momento em que percebemos que a quinta geração realmente surge com essa vontade de ir além do estilismo centrado nas grandes empresas.

    O poder de Jaden Jeong

    Por um lado, podemos dizer que há uma breve conceituação de significados naquilo que o grupo explora que se mantém dentro das linhas do pop sul-coreano. Porém, também há progresso nessa linha. Então, Jaden Jeong é, talvez, o nome mais importante nesta mesma linha. Sua assinatura vai além do mero ato de conceituar e produzir: é a criação de novas marcas

    Fica claro como o tripleS, e todas as suas membros agora, oferecem mais do que a boa voz, que por muito tempo foi o cerne da indústria como formação artística. A própria abertura com “S” e “Girls Never Die”, com a explosão sintética de guitarras entrelaçadas por baixo e ritmo sonhadores, já delineia que as coisas aqui envolverão uma mixagem aquém (no bom sentido) do padrão.

    Heart Raider” é o NewJeanismo num formato mais compacto, menos preso às referências ocidentais. Enquanto “Midnights Flower” é o pop rock puro que estava em alta anos atrás — estaria facilmente em Love & Peace do SNSD. “White Soul Sneakers” é pura dança. Há uma reverberação de fundo que cria uma base semelhante às recentes idealizações latino-africanas no k-pop. É o que você chamaria de música global — mas isso é tripleS. É surreal.

    O maior destaque

    Porém, o destaque, maior de todos, é “24”. Como uma música pode transmitir qualquer sinal de um grupo sem se tornar depreciativa ou estranha quando cantada na terceira pessoa? É uma explosão de cores, significados e formas que perpassa todos os discos já lançados pelo tripleS.

    Seria estranho dizer que este álbum completo também não é uma celebração. Na verdade, é mais do que isso. Não cabe numa apresentação, nem no estabelecimento de algo novo: é um tripleS parado enquanto esperamos que a sua esperança nos encha as veias, flua da raiz às pontas dos nossos cabelos. É um dos melhores álbuns de k-pop já feitos, ninguém pode dizer o contrário.

    OUÇA ASSEMBLE24 AGORA

    Matheus José
    Matheus José
    Graduando em Letras, 23 anos. Crítico e redator, já passou por publicações nos sites Jornal 140/ VIUU, Suco de Mangá, BoysLove Hub e Aquele Tuim.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias

    Assemble24 é o primeiro álbum de estúdio do grupo feminino sul-coreano TripleS, seu primeiro lançamento como grupo completo. Foi lançado em 8 de maio de 2024 via Modhaus e distribuído pela Kakao Entertainment. Contém dez faixas, incluindo o single principal "Girls Never Die".ASSEMBLE24 - tripleS | Review