Fala meus atlantes! O tão aguardado fim do DCEU chegou e com ele Aquaman 2 veio para fechar esse universo que é amado por alguns, e muito mais odiado por outros. Tendo a dificil missão de fechar o legado desse universo para o inicio de uma nova fase, Aquaman chega prometendo ser uma boa aventura sem muito compromisso com o futuro. Ainda bem que o Sucolino aqui sempre está disposto a encarar os maiores desafios e já assistiu o novo longa da DC. Será que o nosso homem das águas convence e entrega um bom desfecho? Vem comigo que eu te conto.
Aquaman 2 começa sua trama de certa forma dando continuidade ao primeiro longa solo do herói. Nessa sequência, acompanhamos o herói de Atlanta tendo que arcar com suas novas responsabilidades após se tornar rei de um dos reinos do povo do mar. Sendo pai e rei ao mesmo tempo, o grandíssimo Aquaman tem a difícil missão de lidar com suas duas vidas enquanto encara essas novas experiências, mas tudo começa a mudar quando o Arraia negra retorna com um novo artefato que promete ser a ruína dos humanos e do povo de Atlanta.
Como já dá pra perceber de cara, a narrativa não acompanha nada de muito novo e muito menos de fora dos padrões de filmes de heróis. Mas olha, preciso admitir que conseguiram executar a proposta muito bem. Apesar do longa não ser extremamente rico em detalhes e desperdiçar momentos muito bons, a trama principal é cumprida e entrega uma diversão que vai na medida certa e no ponto que o espectador procura.
Aquaman 2 apresenta um bom humor em maior parte de seu tempo que se balanceia e se ajusta muito ao carisma do querido Jason Momoa que mostra mais uma vez que consegue extrair leite de pedra com esse personagem, que ao lado do Patrick Wilson se torna mais uma vez destaque e entrega todo o carisma e diversão durante o longa. Sinto que a liberdade de não ter compromisso com um futuro permitiu que a direção de James Wan se destacasse um pouco mais e o deixasse mais a vontade para entregar um trabalho mais sólido e livre de alternativas futuras, como é o caso de The Flash que tentou ser grande a todo momento mas no fim acabou sendo decepcionante e não se amarra a mais nada que a DC propõe para o seu futuro.
Além de uma boa direção, Aquaman 2 conseguiu mostrar que os efeitos visuais ainda está em dia! Além de momentos icônicos durante a obra, existe um destaque enorme para seus momentos de ação que ficaram impecáveis e chamam total atenção nos momentos de adrenalina. É sem duvidas um ótimo trabalho de CGI em tempos que parece que estamos regredindo.
O encargo de não ter compromisso com o futuro é sem duvidas o fator que torna Aquaman 2 um grande filme. Confesso que não tinha grandes expectativas para o longa mas que foram supridas na sua medida e me convencendo de que o DCEU em meio a tantas polêmicas, conseguiu finalmente entregar um bom trabalho para os fãs que agora são órfãos desse universo que se estendeu durante muito tempo e que finalmente chegará ao fim.
Por fim, devo dizer que Aquaman 2: O Reino Perdido é definitivamente um bom filme para o mês de dezembro e acaba sendo um grande ponto final para o DCEU. Apesar de não ser espetacular e ter seus problemas com a coerência do roteiro em alguns momentos, o longa consegue se manter sólido em maior parte do tempo e garante uma diversão que confesso não esperava. Com certeza é uma ótima diversão para a família que busca um longa divertido para o final de semana. E que também acaba sendo um alivio para o fã da DCEU, que além de ver uma nova chama de esperança se acender, também consegue ver esse universo acabar de forma até que digna. Aquaman está muito longe de ser um filme perfeito mas conseguiu entregar tudo que o fã da DC precisava para se manter um pouco esperançoso.