Anúncio

Quer começar a aprender japonês, mas não sabe por onde? Neste artigo você vai conhecer recursos pagos e gratuitos para aprender o idioma da Terra do Sol Nascente.

Aprender japonês nunca foi tão fácil já que atualmente temos diversas opções para estudar online, como vídeos, podcasts e aplicativos. Existe algo para todo mundo, seja você iniciante, alguém que quer apenas algumas frases para viajar para o Japão ou quer praticar o seu japonês enferrujado.

NHK

Interface em português, conteúdo e lições em inglês.

A emissora japonesa produz vários programas e notícias em português e ainda disponibiliza diversos recursos gratuitos online para aprender a língua. A página inicial para aprender o japonês contém lições que são divididas de acordo com o nível de proficiência, do básico ao intermediário, e ainda fornece vídeos, textos, ferramentas de aprendizagem e até mesmo podcasts, tudo de graça, mas em inglês.

O site também tem lições específicas, como o Easy Japanese for Work, que ensina frases e kanjis que são úteis se você trabalha no Japão ou com japoneses. E se você pretende viajar para o Japão, tem o Easy Travel Japanese.

O Desafio de Erin

Disponível apenas em inglês.

Esse programa da Japan Foundation já chegou a passar na NHK World e está disponível em um site, com 25 lições com várias situações e ensinadas de forma muito prática. É excelente para poder começar. Cada lição apresenta um vídeo com o script e a sua versão em mangá. Você ainda pode contar com exercícios, checar o seu vocabulário e mais.

Duolingo

Disponível apenas em inglês.

O Duolingo é um dos melhores aplicativos gratuitos para aprender línguas, incluindo o japonês. Ele é fácil de usar e atende bem caso você queira usar a língua para o trabalho, a escola ou para viajar. Você também pode ajustar a intensidade de estudos, de 5 a 20 minutos por dia. Muito bom para estudar enquanto você está no transporte. Para te manter motivado, o Duolingo pode enviar notificações para as suas lições e ainda conta os dias em que você estuda consecutivamente. Além disso, você pode fazer um teste de nivelamento antes de começar o idioma. O foco é no vocabulário, kanji, expressões e frases, enquanto a gramática é tratada de forma subjetiva na hora de fazer as lições, mas você pode revisar os pontos gramaticais separadamente.

Japanesepod101

Disponível apenas em inglês.

Este site complete é gratuito para se registrar e oferece vídeos do YouTube e podcasts para complementar o seu conteúdo online. Os vídeos do canal do YouTube incluem 25 das frases em japonês mais usadas, ensinando o básico do hiragana e como se apresentar em japonês. Boa parte do conteúdo é gratuita, incluindo algumas lições semanais, só precisando se registrar. Mas, se você quiser aprender mais a língua, você pode se inscrever por um valor mensal, com mais conteúdo e lições.

Tenha em mente que esses sites oferecem somente o básico de forma gratuita. Se você quiser se aprofundar na língua, terá que correr atrás de outros métodos que envolvem desembolsar o seu rico dinheirinho. Independente do seu objetivo com a língua, vale a pena o esforço. A língua japonesa exige muita atenção nos estudos e várias horas de prática por dia. O mais importante é ser constante.

Espero que essa introdução ajude você a ingressar no mundo maravilhoso da língua japonesa. Essa será uma série, então fique atento para os próximos artigos que serão publicados aqui. Se você também tiver sugestões, é só compartilhar.

Bons estudos!