Anima Yell é um anime da Temporada de Outono 2018 e foi lançado no dia 7 de outubro na Crunchyroll. Está completo com 12 episódios na plataforma de streaming.
O anime é baseado em um mangá de comédia no estilo 4-koma, sobre um grupo de garotas que montam um clube de torcida. É escrito e desenhado pela Unohana Tsukasa e está em publicação na Manga Time Kirara Carat desde 2016.
A adaptação foi produzida pelo estúdio Doga Kobo, mesmo de New Game e Gabriel DropOut. A diretora encarregada foi a Satou Masako, que já trabalhou em animes como Ballroom e Youkoso e Haikyuu.
Colegial Gentil
A obra conta a história de Hatoya Kohane, uma colegial que adora fazer de tudo pelos outros e é muito gentil. Mas sua melhor amiga, Sawatari Uki, a confronta dizendo que ela precisa fazer algo por si mesma.
É nesse momento que Kohane assiste algumas líderes de torcida no parque treinando, onde vê pela primeira vez Arima Hizume, que também é estudante e está nesse grupo de torcida. Mais à frente Hizume será de suma importância nesse sonho de Kohane. A partir desse encontro, ela decide que quer torcer também e pretende fazer de tudo para alcançar seu objetivo.
Temas Interessantes
Por mais que seja um anime sem muitas pretensões, Anima Yell aborda alguns temas interessantes a serem tratados, como o fato de líderes de torcidas serem menosprezadas ou subestimadas. Ninguém vê o valor de uma torcida e como isso pode ajudar em momentos decisivos. As personagens tentam sempre mostrar a todos o quão importante é uma boa torcida, algo bem interessante até para quem assiste e tem certo preconceito. Afinal, torcida é ou não um esporte?
As personagens são bem trabalhadas e mostram personalidades bem distintas. Há leves clichês entre elas, mas nesse caso é aceitável e mal atrapalha a trama. Cada uma das meninas do clube de torcida tem um motivo para querer fazer isso e o anime aborda bem essa parte. Mostra também o passado das meninas que já praticavam antes, sempre com partes positivas e negativas disso tudo, principalmente os problemas que a Hizume teve em seu clube antigo. Até porque, não é tão simples fazer uma torcida cativante.
Algo interessante que o anime mostra também é a customização de uniformes e os famosos “pompons”. Achei interessante elas fazerem seus próprios em vez de comprar pronto, mostrando como elas estão realmente empenhadas nisso e gostam de torcer.
Têm bons momentos cômicos
Há algumas cenas bem engraçadas, mas não é aquele anime que vai fazer você chorar de rir, então não vá procurando isso. Mas têm bons momentos cômicos, protagonizados principalmente pela Kohane.
E como um bom anime de esportes, há sim a famosa competição que adoramos ver, mas é tratada bem rapidamente, o que é um tanto triste. Durante o anime mostra elas ajudando pessoas e clubes pela escola, e às vezes nem é com torcida realmente. Mas faz sentido, já que o clube é novo e várias pessoas têm certos preconceitos sobre ele.
Animação fluída
A animação é muito bonita, com traços fofos e bem fluidos, inclusive nas cenas onde as meninas estão dançando e torcendo. Não foram cenas estáticas ou com computação gráfica, o que dá pontos a obra. É tudo bem colorido e animado, assim como as personagens.
A abertura é cantada pelas seiyuus do anime e se chama “Jump Up Yell!!”. É legal no começo, mas pode ficar realmente enjoativo depois de ouvir algumas vezes. O encerramento também é cantado pelas seiyuus e se chama “One for All”. Segue a mesma vibe da abertura, mas pode ser menos enjoativa pelo fato de que quase ninguém vê o encerramento todo.
Anima Yell é um anime leve, descontraído, e raramente trouxe temas pesados para a trama. É aquela obra perfeita para assistir e se divertir sem pensar muito, assim como Yuru Camp e New Game. Mas, por ser assim, pode ser que muitas pessoas pensem que é sem graça e entediante. Então veja se gostou de algum anime semelhante antes de começar esse.