Há uns 15 anos, lá para 2010, eu lembro de ter experimentado pela primeira vez o boom de Vocaloid na minha vida. A descoberta das músicas, em sua maior parte japonesas, foi um marco para mim porque não só moldou muito do meu gosto musical, mas também me apresentou um mundo completamente novo. Ele começou pelas músicas, passou por projetos originais como Kagerou Project, me apresentou compositores/produtores como Kikuo e Neru, e eventualmente me fez chegar na Ado. Por sua vez, uma cantora que – apesar de fazer produções originais com a própria voz, também é uma parte dessa cultura que surgiu com o Vocaloid, de músicas com menos foco nas performances, e mais no som em si.
Quem é Ado?
Porém, para entendermos mais como ela faz parte dessa cultura, e porque eu sou obcecada pelo seu trabalho, primeiro precisamos conhecer a artista.
Ado é uma compositora e cantora japonesa que fez seu debut há apenas quatro anos, em 2020, com o single Usseewa. Mesmo assim, ela já era conhecida antes por causa dos seus covers que compartilhava na plataforma Niconico, onde ela atuava como utaite (cantores covers da internet).
No Niconico, e até mesmo no YouTube, era muito comum que utaites compartilhassem seus covers não mostrando seus rostos. Geralmente, usam imagens com ilustrações que remetessem a uma estética de mangá ou anime.
Muita gente atribui isso a toda uma cultura própria da comunidade Vocaloid, como as músicas eram “cantadas” pelos personagens como Hatsuke Miku, Megurine Luka etc. Ou seja, mesmo que escritos/produzidos por pessoas, os vídeos teriam a imagem das personagens que cantavam. Isso desassociava a “pessoa real” por trás, o que é algo bom, pensando pelo lado que esses artistas poderiam se dedicar totalmente a expressão sonora e não tanto à imagem (o que todos sabemos que acaba gerando certo impacto no público).
Assim, Ado também seguiu por esse mesmo caminho. Desde sua época como utaite, ela nunca revelou seu rosto, e começou com um cover justamente de Kimi no Taion, da própria Hatsuke Miku (por isso eu disse que eu só cheguei nela por causa de Vocaloid).
Porém, ela não demorou a chamar atenção e fazer sucesso pelas colaborações que faria entre 2019 e 2020 e por causa da qualidade sonora. Sua voz poderosa consegue entregar vocais MUITO fortes (ainda mais para uma estudante do Ensino Médio).
Debut, álbuns e singles
Em outubro de 2020, prestes a fazer 18 anos, ela oficialmente lançou sua música debut Usseewa, escrita por um dos produtores de Vocaloid, Syudou. Assim, rapidamente atingiu um grande número de acessos, se tornando um sucesso instantâneo. Inclusive, o lançamento foi tão popular que ficou em primeiro lugar no Spotify Viral 50 do Japão. Também, preparou o caminho para outro lançamento, Readymade, escrita por outro produtor de Vocaloid, Surii, e lançada em dezembro do mesmo ano.
A artista continuaria lançando mais singles em 2021, grande parte deles escritos por produtores de Vocaloid, ou ainda sendo apresentados em programas do tema. Em janeiro de 2022 ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, Kyōgen, que vendeu mais de 140 mil cópias físicas apenas na primeira semana, colocando-a em número um no Billboard Japan Hot Albums e no Oricon Albums.
Sua presença em animes
Muita gente conhece a Ado por causa de animes, e não é a toa. Afinal, ela foi responsável pelas partes cantadas da personagem Uta de One Piece Filme: Red, personagem – inclusive – que gerou um álbum inteiro da cantora “Uta’s Songs: One Piece Film Red” e que fez imenso sucesso, ficando no topo por várias semanas em diversos rankings e paradas.
Mesmo assim, sua presença na comunidade de anime não parou por aí. A cantora também é responsável pela abertura da segunda temporada do queridinho SPY X FAMILY, com a música “Kura Kura”, no YouYube o single conta com mais de 27 milhões de visualizações (atualizado em 23 de dezembro).
Turnês e presença no Brasil
Ado iniciou oficialmente sua primeira turnê em dezembro de 2022, the Mirage tour, que durou até janeiro de 2023 e foi somente no Japão. Sua segunda turnê japonesa, Mars, ocorreu entre junho a setembro de 2023, passando por 11 diferentes localidades no país, e seria a preparação para sua primeira turnê mundial, Wish, que rolou entre fevereiro a abril de 2024.
Em outubro de 2024 a cantora oficialmente anunciou sua segunda turnê mundial, Hibana, que ocorrerá entre abril e agosto de 2025. Dessa vez, ela FINALMENTE passará pelo Brasil, em show único dia 13 de agosto de 2025, em São Paulo.
Como fã da cantora eu estou com grandes expectativas para o show, que é só ano que vem, mas já está me corroendo de ansiedade! Mal posso esperar para ouvir de perto todas as músicas que ficaram no meu repeat esse ano, principalmente minha favorita, Show, lançada ano passado. Agora é só preparar o coração, pois sabemos que será inesquecível.