Com base na abóbora kabocha (variedade japonesa de casca verde e polpa adocicada) o prato Kabocha vem conquistando os clientes do Nuu Nikkei, restaurante curitibano premiado pela fusão entre as cozinhas japonesa e peruana. A criação leva a assinatura do chef Carlos Alata e aposta em ingredientes sazonais para compor uma receita que equilibra texturas, contraste de sabores e memória afetiva.
A receita traz fatias de abóbora confitadas lentamente, empanadas em um tempurá leve e acompanhadas de pesto nikkei e molho oriental. “A receita propõe um diálogo entre o conforto da cozinha caseira e a precisão estética da culinária japonesa, com influências tropicais e autorais”, explica o chef.
A escolha da kabocha não é por acaso. Segundo Alata, a abóbora representa a essência do inverno. No prato, a doçura natural e a cremosidade do legume ganham profundidade com o processo de confitagem e contraste com a acidez do molho. Já o pesto à moda nikkei traz notas herbais que elevam o sabor.
A proposta reflete o estilo da casa, que nos meses mais frios investe em ingredientes terrosos, proteínas de cocção lenta e molhos encorpados. “A estação pede pratos que aquecem o corpo e o coração”, resume o chef.
O Nuu Nikkei fica na Rua Fernando Simas, 333 – Bigorrilho, Curitiba. Funciona de terça a domingo a partir das 18h para o jantar e aos sábados e domingos das 12h às 15h para o almoço. Mais informações e reservas no Instagram: @nuunikkei.