Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    A herança nipônica nos pratos da Jin Jin: 116 anos da imigração japonesa no Brasil

    Neste dia 18 de junho, comemora-se os 116 anos da chegada do Kasato-Maru, ao porto de Santos. Ou seja, o marco do início da imigração japonesa no Brasil, que, hoje, é hoje o país com a maior população de origem nipônica fora de seu próprio território. São cerca de 2 milhões de descendentes, segundo dados da Embaixada do Japão.

    Assim, a cultura local é conhecida e difundida pelos brasileiros, principalmente pela culinária. Afinal, é uma das favoritas quando se fala em “comer fora” ou “pedir um delivery”.

    Os sushis, temakis e pratos de origem japonesa presentes em restaurantes como a Jin Jin, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em culinária asiática fast-food, entraram com força na lista de favoritos do paladar do brasileiro.

    Isso fica claro ao vermos os números da úlima edição da Seafood Show Latin America (SSLA), de outubro. Nela, foi revelado que no Brasil existem cerca de 700 mil restaurantes, dos quais 16,7 mil trabalham com gastronomia japonesa. Um share de 2,3% do mercado, com um faturamento de R$ 12,8 bilhões ao ano.

    “Versões brasileiras” ajudaram na concretização por aqui

    O êxito da culinária japonesa em solo brasileiro tem explicação, além da tradição e diferenciais no preparo, apresentação e sabor, pela habilidade do povo em adaptar e inventar receitas típicas inspiradas nas mais diversas gastronomias.

    No caso da cozinha nipônica, temakis, hot rolls e sushis diferenciados ajudaram na aceitação e concretização do mercado, tornando-se a “porta de entrada” para iguarias mais tradicionais, que trazem os peixes crus, o que, num primeiro momento, pode gerar estranheza a quem nunca provou.

    Jin Jin

    No menu da Jin Jin, encontramos as receitas mais tradicionais e as versões brasileiras, recheadas de ingredientes provenientes do país asiático e trazidos pelos imigrantes.

    Logo nas entradas, é possível apreciar o sunomono, salada de pepinos japoneses com calda agridoce. Entre os pratos principais, há diversas opções de poke, temaki, uramaki, hossomaki, niguiri, joes, uranetá, hot rolls e sashimis.

    Os ingredientes também colaboram para o sucesso. O carro-chefe e “queridinho da população” é o salmão, presente em diversos desses pratos, tanto na pista self-service, como no cardápio. Também, o arroz tipicamente japonês, chamado “shari”, utilizado na preparação dos sushis e das iguarias, em parceria com o vinagre de arroz, o “komezu”, e as algas, ou “noris”, como são conhecidas no Japão, que podem ser utilizadas de diversas maneiras, não apenas em sushis e temakis, mas também consumidas fritas. A farinha panko, a base de pão, também tem origem nipônica e aparece nos pratos empanados, como o hot roll.

    Para dar aquele toque final, estão os temperos que contribuem para que todo o sabor japonês incorpore e conquiste cada vez mais paladares. Primeiro, o famoso wasabi, pasta verde de raiz forte com ardência única e saborosa.

    Ainda há o tempero à base do peixe bonito, muito utilizado em sopas, molhos e legumes, e o missô, que muitos acreditam servir apenas para se fazer a sopa missoshiro. Porém, por se tratar de uma pasta de soja, também pode temperar carnes e vegetais. É uma opção saudável, rica em proteínas, vitaminas e com baixa caloria.

    Por fim, o saquê japonês também é um grande aliado na preparação de diversos pratos, trazendo um sabor especial.

    Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias