A Franquia de Metal Gear que Não Para de Crescer Deveria Acabar?

Todos nós temos um jogo que marcou a nossa trajetória no mundo dos jogos eletrônicos. E é isso que o Metal Gear representa para muitas pessoas. Uma franquia de extremo sucesso que atravessou o tempo influenciando gerações de jogos e jogadores.

Mas, depois de inúmeros títulos lançados, a série não está na sua melhor forma há algum tempo no que diz respeito à preferência dos jogadores. Alguns estão até cogitando que pode ter chegado a hora de encerrá-la. Mas será que chegou mesmo o momento de Metal Gear dar adeus aos fãs?

O Jogo Lendário

Em 1998, a Sony lançou um jogo para o seu console que se tornaria uma lenda para os jogadores daquela e de outras gerações. Ele trouxe um conceito completamente novo e apresentou aos jogadores novas formas de se jogar. Quando Metal Gear Solid chegou ao mercado, ele foi arrebatador.

Imagem Divulgação: Unsplash

As missões extremamente difíceis, combinadas com um enredo eletrizante, fizeram do jogo um sucesso incomparável e o projetaram na história dos jogos. Ele foi o terceiro título da franquia, que mais tarde teria quase 30 jogos diferentes.

Jogos de Cassino Online e Poker

Para entender o que significou a chegada deste jogo, precisamos primeiro relembrar o contexto em que isso aconteceu. Na época do seu lançamento, tínhamos um universo de jogos muito menor. Hoje, temos uma variedade quase ilimitada de jogos. Se você duvida, confira a lista de sites para jogar poker online.

Quando Metal Gear Solid foi lançado para o PlayStation, todas as atenções no mundo dos games se voltaram para ele. Isso porque ele continha desafios completamente diferentes daqueles propostos em jogos de ação semelhantes a ele, dando características muito mais complexas à sua jogabilidade.

Uma Categoria Totalmente Nova

Na imensa maioria dos jogos lançados até então, ou em todos eles, era preciso superar os inimigos derrotando-os ativamente, atirando, plantando bombas ou em lutas sangrentas. E os jogadores daquela época não pareciam ter nenhum problema com isso. Mas quando um outro elemento foi adicionado aos jogos, tudo mudou!

Em Metal Gear Solid, você precisava escapar dos olhos dos inimigos em diversas oportunidades. Isso era super empolgante, porque fazia todo o sentido dentro da trama do jogo, e porque fazia com que fosse preciso se dedicar muito mais para completar as missões. E foi assim que surgiu toda uma categoria de jogos que virão a ser chamados de Stealth Games.

Grandes Virtudes

Somente este elemento de novidade já seria suficiente para fazer de Metal Gear um clássico, mas ele entregou isso e muito mais aos jogadores de PlayStation em 1998 e de PC, Xbox e até celular. Todas as versões do jogo foram lançadas com enredos e animações de altíssima qualidade.

Isso criava uma conexão muito grande com os fãs da série. O enredo repleto de lições importantes inspirou um número incontável de pessoas ao redor do mundo. Um jogo inovador do ponto de vista da jogabilidade e que contribuiu para a edificação moral ao exaltar virtude e comportamentos honrados.

Prevendo o Futuro

Mas, o fato é que já há alguns anos que a série de jogos não consegue ser consistente no sucesso dos seus novos jogos. Alguns títulos fazem um grande sucesso, enquanto outros passam quase despercebidos. E existe uma razão para isso. E ela passa justamente pelas qualidades incontestáveis dos jogos da franquia.

Uma conexão tão forte com a história contada coloca os desenvolvedores em uma situação bastante complicada depois de quase 30 jogos lançados. É muito difícil conseguir continuar desdobrando a história e a estendendo indefinidamente sem com isso perder um pouco da sua capacidade de cativar a atenção do público.

Imagem Divulgação: Unsplash

Será que é Hora de Acabar?

Tudo isso fez com que muitos dos fãs desta aclamada série de jogos começassem a se perguntar se já não estaria na hora de dar adeus às aventuras destes personagens incríveis que acompanham muitos deles por anos. E esta pergunta é muito difícil de responder. Isso porque mesmo os maiores admiradores podem ter dúvidas.

Há quem diga que é melhor encerrar a franquia antes que o sucesso da série fique distante demais no passado e ela comece a perder o seu status de lenda entre os jogadores. Mas também há aqueles que pensam que um jogo importante como esse não deveria acabar nunca e sim receber mais atenção das empresas. E você? O que acha?

Bem, o fato é que, terminando ou não, a série de jogos Metal Gear é uma das mais importantes da história dos games e terá um espaço carinhoso nas memórias de muitos jogadores por muitos e muitos anos. Mesmo que hoje já existam inúmeros jogos que incorporaram suas inovações.

Para saber se chegou ou não a hora de terminar com esta série, você precisa primeiro relembrar o quão divertido ele pode ser. Então, que tal escolher um dos títulos deste clássico e jogar algumas missões?