Na última segunda-feira (17) a Japan House nos fez o gentil convite de conferir de perto, e maneira antecipada, sua nova exposição: A Arte do Ramen Donburi. E assim como das outras vezes, nós não pudemos deixar essa oportunidade passar e formos dar uma olhadinha do que se trata essa nova mostra.

Com estreia dia 18 de outubro, e ficando até 05 de fevereiro de 2023, a nova exposição da Japan House busca contar um pouco a história de um dos pratos mais icônicos do Japão: o ramen. A exposição foi dividida em partes, que podem ser acessadas de maneira não linear, deixando o público livre para conferir o que achar mais interessante primeiro ou depois, usufruindo de todo o espaço do primeiro andar onde está essa exibição.

Eu optei por iniciar com a história do ramen. Por meio de textos, objetos, figuras e cheiros nós conhecemos um pouco mais os componentes do prato, de onde ele surgiu, quais são os ingredientes principais, onde ele é servido, qual tipo de louça é utilizada, como apreciá-lo da melhor forma, e até mesmo as quantidades comuns que são consumidas. A exposição é bastante interativa, e optou por textos curtos e itens que exploram as partes sensoriais dos visitantes. Nós temos a oportunidade de sentir diferentes odores de temperos clássicos, e até tocar (com cuidado) a superfície de um Donburi para sentir sua textura.

ramen donbouri
Foto: @sucodm

Ah sim, o Donburi – parte do nome da exposição – é aquele bowl (ou tigela) de cerâmica onde comemos o ramen, e ele é uma parte fundamental da exposição, já que um segmento dela é todo em homenagem a esse utensílio. São 30 versões de Donburi com renge (a colher que acompanha) onde diversos tipos de artes podem ser apreciadas. Os criadores são compostos se artistas plásticos, designers, comediantes, arquitetos, entre outros. Sem sombra de dúvidas foi minha parte favorita.

A terceira seção da exposição é composta de uma “viagem” pelo Vale de Cerâmica de Mino, onde a maior parte dos Donburis são feitos. Nessa parte você poderá conhecer mais sobre a região através de fotos, mapas e itens. Além disso, 10 Donburi – feitos pelos ceramistas da região – estão expostos também.

Mas você achou que era só isso? Está enganado! A exposição conta com uma série de eventos que prometem mergulhar os visitantes ainda mais na arte do ramen. Damos destaque para dois deles que envolvem experiências gastronômicas. O Ramen Matsuri (Festival do Ramen) e as Noites de Ramen da JHSP.

ramen donbouri
Foto: @sucodm

Confira um pouquinho mais sobre os dois eventos

No primeiro evento, em 26 de outubro, às 19h, a Japan House São Paulo promove o Ramen Matsuri com as seis casas da ramen participantes, que apresentarão seus pratos para degustação do público. Selecionadas sob a curadoria de Simone Xirata (empreendedora, apaixonada por gastronomia e fundadora do Jojo Ramen), cada uma das casas estará representada pelo seu próprio yatai (espécie de pequeno estande), trazendo uma atmosfera de festival para o espaço. O evento conta com vagas limitadas – 70 pessoas – e os ingressos que podem ser adquiridos pelo Sympla, custam R$ 180,00. O Ramen Matsuri da JHSP  integra a programação da Semana da Gastronomia Japonesa (25/10 a 1/11), organizada pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa.

Com um ciclo maior de duração, entre os dias 22 de novembro de 2022 e 1º de fevereiro de 2023, acontecem as Noites de Ramen JHSP. Ao longo de seis semanas, às terças e quartas-feiras (com exceção de dezembro), o Aizomê recebe as cinco casas de ramen participantes convidadas anteriormente para o Ramen Matsuri, somando-se a elas a Tonkotsu Barikote Ramen Maru, apresentando aos participantes receitas de diferentes regiões do Japão. Durante os 12 dias de evento, serão oferecidas duas sessões, às 18h30 e 20h30, com casas de ramen diferentes. Os ingressos custam R$130,00 e poderão ser adquiridos também pela plataforma Sympla em breve. Ambos os eventos contam com apoio da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão) e da Beam Suntory com coquetéis preparados com Gin Roku.

ÁLBUM COMPLETO NO DRIVE


Ramen Matsuri

  • Participantes: Aizomê, Hidden by 2nd Floor, Hirá Ramen Izakaya, Jojo Ramen, Lámen Kazu e Tamashii Ramen
  • Data: 26 de outubro de 2022
  • Horários: 19h
  • Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – Segundo andar)
  • Capacidade: 70 pessoas
  • Ingressos: Sympla
  • Valor: 180 reais por pessoa

 Noites de Ramen JHSP

  • Datas: 22 de novembro de 2022 a 1º de fevereiro de 2023 (dias 22, 23 29 e 30 de novembro; 10, 11, 17,18,24,25 e 31 de janeiro; 1º de fevereiro)
  • Participantes: Aizomê, Hidden by 2nd Floor, Hirá Ramen Izakaya, Jojo Ramen, Lámen Kazu, Tamashii Ramen e Tonkotsu Barikote Ramen Maru
  • Horário: 18h30 e 20h30. Serão oferecidas visitas-guiadas à exposição A Arte do Ramen Donburi 15 minutos antes de cada sessão
  • Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – Segundo andar)
  • Capacidade: 70 pessoas por sessão
  • Ingressos: Em breve, informações no site da JHSP
  • Valor: 130 reais por pessoa

Exposição A Arte do Ramen Donburi

  • Período: de 18 de outubro de 2022 a 5 de fevereiro de 2023
  • Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo) – São Paulo, SP
  • Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
  • Gratuito. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
  • A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).