Anúncio

The Midnight Gospel é uma série original da Netflix lançada em 2020, criada pelo animador Pendleton Ward e pelo dublador Duncan Trussell. Com inspiração no podcast DTFH (Duncan Trussell Family Hour) a série apresenta assuntos complexos divididos entre seus oito episódios imersos em uma animação simples, porém simbólicas aos assuntos e diálogos dos personagens dublados por convidados que possuem prioridade nos temas, sejam especialistas ou pessoas com experiências vividas.

Em seu quarto episódio conhecemos Trudy, personagem com a voz da psicoterapeuta Trudy Goodman, que disserta a respeito de várias questões espirituais e principalmente sobre a importância do saber escutar e compreender o seu verdadeiro significado ao que conhecemos como: a arte de escutar.

The Midnight Gospel
Trudy | Imagem Divulgação: Netflix

Em sua definição mais comum, escutar é entendido como ouvir com atenção, compreender e processar as informações que estão sendo recebidas. Algo simples se comparado a descrição do Psicanalista Christian Dunker em seu livro “O Palhaço e o Psicanalista”, no qual conhecemos o que seria verdadeiramente escutar como o ato de perceber o que alguém sente ou expressa, e não o que seria mais agradável, adequado e confortável sentir. Assim, escutar o que está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele deveríamos pensar e dizer. Ou seja, quando se é capaz de deixar de lado todas as premissas pessoais e estar aberto ao outro, sem interferências ou pré-conceitos definidos.

Uma postura desafiadora se levarmos em consideração toda dificuldade humana em se despir das suas próprias vestes egóicas ao ponto de estar isento quanto a alguém. Atitude que segundo Trudy tem um efeito significativo no desenvolvimento do diálogo entre dois ou mais indivíduos, sendo mediadora da qualidade da relação entre ambos, exemplificada em sua frase “As pessoas sentem quando estão sendo escutadas”.

Estar atento em uma conversa requer a soma de vários detalhes quanto a recepção da mensagem que está sendo entregue, cabendo àquele que escuta compreender e acolher a informação de maneira autêntica, se afastando de inclinações pessoais estando aberto para receber o que outro está disposto a compartilhar antes de continuar o processo de comunicação.

The Midnight Gospel
Imagem Divulgação: Netflix

Dessa forma, escutar se torna um processo significativo nas relações humanas. Estar disposto a aprender e aprimorar essa arte é um divisor quanto a conversas futuras, irreversível ao estado anterior. Trudy comprova essa afirmação ao citar seu projeto  envolvendo grupos de voluntários que tiveram suas vidas alteradas por encontrarem quem as escutassem. Esse grupo de apoio cresceu organicamente, reunindo pessoas interessadas em compartilhar e receber histórias que, eventualmente, acabavam descobrindo mais sobre uns aos outros e se ajudando nos mais diversos assuntos. Desta forma, criando um estado contínuo de comunhão entre os participantes.

Anúncio

Assim, saber escutar faz com que as relações se tornem mais verdadeiras,  ao ser uma arte que nos aproxima do outro de modo a conhecer diferentes realidades, estando em sintonia com aquele que quer partilhar algo.

Anúncio