Primeiramente, este artigo não se trata de explicações sobre a doença ou como está sendo tratada a pandemia no Japão. São apenas alguns fatos relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) no Japão.
Como a terra do sol nascente é um país bem diferente, coisas diferentes acontecem durante a pandemia. São curiosidades estranhas, engraçadas e diferentes. Recomenda-se lavar as mãos antes e depois de ler este artigo.
Kuaran, o Mascote da Quarentena
É claro que o Japão ia ter um mascote para a quarentena. Apesar de ter sido criado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão antes do surto de coronavírus, ele nunca foi tão popular quanto agora. Você geralmente o vê no aeroporto, especialmente perto dos pontos de entrada e saída. O Kuaran foi criado para promover o trabalho da Agência de Informação sobre Quarentenas e ainda viaja pelo mundo para alertar sobre a proibição de levar itens ilegais e perigosos para o Japão.
Shinjuku Awawa, o Mascote da Espuma de Sabão
O Shinjuku Awawa é uma espuma de sabão de Shinjuku que ajuda a divulgar a importância de se lavar as mãos para as crianças. Além disso, ele informa sobre práticas de higienização e manuseio de alimentos, já que ele foi criado pela Associação de Higienização de Alimentos de Shinjuku. Ele não foi criado para o Coronavírus, mas tem trabalhado bastante durante esse período.
Carimbo para Lavar as Mãos
Lançado em 2016, o Otetepon foi criado para ajudar a criar o hábito de lavar bem as mãos nas crianças. O produto consiste em um carimbo que é colocado na mão da criança e que só sai depois de cerca de 30 segundos lavando as mãos. Ele tem o desenho de um demônio-bactéria, faz cerca de 1.000 carimbadas e vem na cor rosa ou azul. Durante os últimos meses, o Otetepon tem sido muito vendido.
Usando a Internet e os Jogos para Lidar com o Distanciamento
Apesar do Japão utilizar muito a tecnologia para fazer as coisas no dia a dia, o trabalho não é uma delas. Isso quer dizer que você precisa participar de reuniões, mesmo que você seja totalmente dispensável e não vai poder falar nada. Porém, isso está mudando nesse momento já que muitas empresas estão deixando seus empregados trabalharem remotamente. O país está tentando se adaptar a este novo método bem incomum no Japão, mas já se vê os benefícios , como de diminuir o risco de contaminação pelo vírus. Além disso, as pessoas estão vendo outras vantagens, como não precisar se estressar com o transporte, ter mais tempo para fazer outras coisas, mais facilidade de se concentrar no trabalho, não precisar ter conversas inúteis com os colegas de trabalho, ter mais tempo com a família e ter mais energia física/mental.
A Prática do Onnomi
O Onnomi (??= ONline???= Beber) nada mais é do que beber online com os amigos por causa do distanciamento social. Você não precisa sair de casa, é só juntar os amigos online em vídeo, pegar uma bebida alcoólica e fingir que está em um izakaya (bar estilo japonês).
Olimpíadas Adiadas para 2021
As Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020 foram adiadas por causa do coronavírus para 2021. Essa foi a primeira vez na história que os jogos são adiados fora da guerra. As Olimpíadas já foram canceladas em 1916, 1940 e 1944 por causa das guerras mundiais, sendo que em 1940 a cidade anfitriã também era Tóquio. O Revezamento da Tocha chegou a ser iniciado, mas foi cancelado, e está atualmente no Japão e já representa um forte símbolo de uma luz no final do túnel após a pandemia. As Olimpíadas vão ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto, e as Paraolimpíadas serão de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.
Invasão de Veados na Cidade de Nara
Com a diminuição não só de turistas por conta do Coronavírus no Japão, mas também de visitantes japoneses ao Parque de Nara, os veados, que são considerados sagrados no local e estavam acostumados a receber os shika senbei (biscoitos de arroz) das pessoas, agora se veem sem essa “ajuda”. Em março, começou a circular fotos dos veados invadindo a cidade atrás de comida, incluindo flagras de animais comendo as plantas e flores dos jardins e praças de Nara. Mas os veados não estão passando fome, a própria Fundação de Preservação dos Veados de Nara informou que os animais estão acostumados a ir atrás da própria comida e os biscoitos são basicamente lanches entre suas verdadeiras refeições. Eles estão acostumados com as pessoas e são muito calmos, mas ainda são animais selvagens que não recebem cuidados ou são presos em qualquer horário, portanto, está tudo bem, eles provavelmente estão curtindo o parque mais vazio e o ambiente mais calmo.
PPAP
Você lembra do Pikotaro, o cantor do PPAP (I have a pen… I have an apple… UH! Apple-pen!) de 2016? Então, ele voltou para salvar todos da pandemia com a versão PPAP de 2020, onde ensina você a lavar as mãos enquanto você dança. Isso tem feito relativamente sucesso no Japão.
Arashi VS Lavar as Mãos
Não é só o Pikotaro que lançou a campanha de lavar as mãos durante a pandemia do novo Cornavírus no Japão. O famoso grupo Arashi também fez um clipe para ensinar como lavar as mãos. Isso chegou a ir para os Trending Topics do Twitter no Japão no dia do lançamento
Barreiras de Plástico
Japão, um país tecnológico, rico e criativo desenvolveu um sistema de última geração para a proteção pessoal contra o coronavírus, chamado plástico. São lonas de plástico que separam o cliente do atendente, uma forma inteligente e prática de evitar o contato entre as pessoas pelo ar.
Aglomeração X Máscara
Uma verdadeira Corrida Maluca aconteceu recentemente em uma Cotsco (grande franquia de grandes mercados) no Japão, onde os japoneses sempre contidos e educados simplesmente viraram selvagens em uma aglomeração (nada) saudável para conseguir comprar sua caixa de máscara para se prevenir do coronavírus.
そのような販売はしていません。と
リプを頂いたので
これが昨日4/15 15:00〜 コストコ幕張倉庫でのマスク販売の様子です。人の多さにお顔が隠せないので
この動画は本日で削除しますこれが現状です?#コストコ #マスク#コロナ pic.twitter.com/HHySuUZXpB
— marie (@ronken04) April 16, 2020
Um País de Papelão
Como um bom consumidor de produtos feitos de papel, o Japão está usando muito o papelão para ajudar durante a pandemia. No Aeroporto Internacional de Narita, estão utilizando camas de papelão para acomodar os passageiros que precisam ficar de quarentena, mas não tem um hotel. Também estão usando o papelão para fazer estações de trabalho para atender a população em prédios públicos e outros lugares. Além disso, a rede de televisão NHK está usando o papelão de forma criativa nos programas de entrevista com a foto dos convidados impressa neles enquanto o apresentador fala com o convidado pelo telefone.
Imagem de Capa via Business Insider.