“Acho que, de todos os lugares onde a gente já foi, aqui a energia é maior”. Foi assim que Leeseo, a maknae (integrante mais nova) do grupo de K-pop IVE, descreveu o público brasileiro logo após o primeiro bloco de apresentações do show em São Paulo nesta quarta-feira (26).
O espetáculo, realizado no Espaço Unimed, na Barra Funda, fez parte de sua primeira turnê mundial, “Show What I Have”. A vibrante reação dos DIVEs (como são chamados os fãs) às três primeiras músicas da setlist, “I AM”, “ROYAL” e “Blue Blood”, já foi suficiente para surpreender o conjunto. Empolgadas, as seis integrantes prometeram voltar ao Brasil durante suas declarações finais.
A conexão entre o conjunto e os fãs foi intensificada pela tradução simultânea oferecida de coreano para português nos ocasionais intervalos entre uma música e outra. Em tais momentos, as artistas podem não somente interagir com a plateia, criando um momento único, como também recuperar o fôlego depois de cumprir de forma impecável as coreografias que caracterizam cada hit.
Aliás, hit foi o que não faltou. “ELEVEN”, “Accendio”, “LOVE DIVE”, “Kitsch” e “After LIKE” são apenas alguns. Na verdade, seria possível citar todo o setlist. E os DIVEs comprovaram a razão para tanto sucesso na ponta da língua, o que tanto surpreendeu o grupo.
📸
IVE THE 1ST WORLD TOUR
<SHOW WHAT I HAVE>
in SAO PAULO ✨#IVE #아이브 #SHOW_WHAT_I_HAVE#IVE_WORLD_TOUR pic.twitter.com/ZBs4snp1We— IVE OFFICIAL (@IVEstarship) June 27, 2024
Coro do público brasileiro impressiona o IVE
Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando as integrantes puxaram um coro à capela de “I AM”. Impressionadas com a forma como os DIVEs seguiram tão bem a letra na abertura do show, elas repetiram a dose. As vozes do público preencheram totalmente o ambiente, tornando aquela apresentação ainda mais especial.
Merece destaque o carinho que Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo demonstraram pelo Brasil ao se desafiarem a pronunciar algumas expressões em português. Yujin, por exemplo, se divertiu ao observar a reação dos DIVEs depois que ela dizia “Gritem!”. Mas a frase favorita mesmo delas aparentemente foi “amo vocês”. Tomado de emoção, os admiradores retribuíram os sentimentos com a repetição da frase “IVE, eu te amo!”
No final do espetáculo, Leeseo revelou que vir ao Brasil era algo que ela já queria muito fazer, então contou ter se sentido muito feliz naquela noite. “E mais do que tudo, eu fiquei muito surpresa com toda a energia de vocês. A gente vai voltar sem falta, então nos esperem”, afirmou.
Liz: “Essa energia é contagiante demais”
A mesma percepção foi compartilhada pelas demais integrantes do conjunto em seus discursos de encerramento. Liz ressaltou que o grupo conseguiu sentir o calor maravilhoso dos DIVEs brasileiros desde o início. “O que podemos fazer se vocês cantam mais alto do que nós? Sério, quase fiquei bravinha aqui porque eu estava cantando e não estava ouvindo minha própria voz!”, declarou em tom bem-humorado, provocando mais gritos. ”Bom, brincadeiras à parte, eu só queria dizer para vocês que, sim, essa energia é contagiante demais. Fiquei até pensando: como que só agora que a gente veio ao Brasil?”
As meninas do IVE falando em português 🥹❤️🥰🥰🥰 FOFAS!!!
SHOW WHAT SÃO PAULO HAVE#SHOW_WHAT_I_HAVE_IN_SAOPAULO#IVE_WORLD_TOUR #IVEinBrazil #IVE pic.twitter.com/R4cjyqjWEG
— Louise Queiroga (@queirogalouise) June 27, 2024
Yujin: “Vamos voltar o mais rápido possível”
Com percepção semelhante, Yujin contou ter ficado admirada com a cantoria tão intensa – mesmo nos versos em coreano – e declarou: “A gente sentiu, sim, que vocês nos amam muito, então vamos voltar o mais rápido possível”.
Rei também se mostrou emocionada ao ver a casa de show toda cantando junto com o grupo. “Eu quero guardar esse momento para sempre”, afirmou. A artista japonesa disse ainda que deseja se apresentar no Brasil novamente.
Para Gaeul, o show em São Paulo foi um momento inesquecível. Ela então agradeceu: “A gente tem fusos diferentes, culturas e idiomas diferentes, mas ainda assim vocês dão tanto amor pra gente. Fico muito grata”.
De tão chamativa e enérgica, Wonyoung considerou a plateia como uma coprotagonista do show. “Assim como os DIVEs brasileiros pensam em nós, nós também quando voltarmos para a Coreia vamos pensar muito nos DIVEs brasileiros. Por favor, esperem até o próximo dia em que a gente vai se encontrar”.