Anúncio

9 Horas / 9 Hours
Magenta King
HQ lançada por financiamento coletivo (121%)
Novembro, 2015
Volume Único, 160 páginas

9 Horas surgiu com uma viagem que o autor, Magenta King, e sua esposa fizeram ao Japão. Citada como uma autobiografia ficcional, a HQ é sobre as aventuras de K e sua companheira M neste país. Logo no primeiro dia, o casal é abordado por um tengu, uma criatura do folclore japonês, que os transporta para um jogo dentro de uma realidade fantástica. Neste jogo, eles ganham armaduras e equipamentos para enfrentar inimigos, sendo que os períodos de descanso são de no máximo 9 horas, quando entram no hotel-cápsula em que ficam livres dos adversários. A cada dia o universo que enfrentam é diferente, e consequentemente, também os desafios e recompensas ao final de cada fase.

Veja também Pesquisar catarse 5 projetos para apoiar no Catarse

Criatividade e Referências

Este quadrinho foi feito como em sketchbook, e apesar de eu ter preferência por estilos mais “limpos”, este padrão combinou com o clima da história e com o caos pelo qual as personagens passam. O bacana também é a quantidade de referências da cultura pop que estão incluídas em várias páginas, desde Doraemon e Astro Boy até Bill Murray e Paul Pope. E claro, cheio de bizarrices nipônicas, como robôs gigantes e um bebê em tamanho anormal.

Apesar de ter gostado bastante do livro, senti falta de um desenvolvimento maior do conteúdo da história. É aquele tipo em que você espera uma cena mais longa de diálogos ou de combates, mas o dia ficou reduzido a poucas páginas. Dá aquela sensação de “eu quero ler maaais!”.

9 horas
9 Horas (Capa Divulgação)

Extras e Processo Criativo

No final tem os extras, os bastidores do projeto, inclusive imagens dos materiais recolhidos na viagem e utilizados como referência, para tornar o cenário da parte real da história o mais fiel possível. E tem os tipos de pincéis, canetas e lapiseiras que foram usados também. Vale a pena ver. 😉

King Magenta, ou Rodrigo Ciola Solsona, é designer e ilustrador e faz parte de um grupo de quadrinhistas chamado Bimbo Groovy (ele esteve na CCXP 2015, na Artists Alley). 9 Horas foi seu primeiro trabalho solo, e foi financiado por crowdfunding. A HQ agora está disponível em livrarias (a minha eu comprei na UgraPress, em São Paulo – onde, aliás, tem muito material nacional interessante <3).

Link Catarse