Gabby Roveratti
    Gabby Roveratti
    Naturalmente curiosa, cientista e apaixonada por metal. Adora flertar com a divulgação cientifica e sempre busca justificativas para legitimar seus hiperfocos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    8 bandas chinesas que você precisa conhecer

    Recentemente, a autora resolveu se meter a aprender mandarim. E é claro que uma das ferramentas para auxílio nesta empreitada seria a música. Assim, começou minha grande saga pelas bandas chinesas que compõem essa matéria.

    Confesso que não foi tão fácil encontrá-las. Afinal, quando você, caro leitor, pensa em música chinesa, especialmente em metal chinês, com um pouquinho de sorte, o que vem a sua mente seria Tang Dynazty (formada em 1988 e a qual se atribui o título de primeira banda de heavy metal da China, tendo seu último álbum lançado em 2013) ou Overload (considerada a primeira banda de speed e thrash metal na cena chinesa de heavy metal, de 1989).

    Além da falta de bandas mais mainstream, existe certa dificuldade em achar muitas informações em inglês/português, o que é compensada pela qualidade musical.

    Obs: Uma pequena curiosidade sobre o título desta matéria, o número 8 na cultura chinesa representa sorte, prosperidade, sucesso.

    Tang Dynazty

    Overload

    NINI music

    NINI music
    Imagem Divulgação

    Ok, essa não é bem uma banda, mas trata-se de uma multi-instrumentista de Taichung, Taiwan, que toca vários instrumentos tradicionais chineses: zhong ruan, liuqin, san xian e pipa, além de ukulele e banjo irlandês.

    Atualmente, seus projetos mais atuais focam em criar a sua própria identidade com o uso dos seus instrumentos tradicionais. Inclusive, com parcerias com vários artistas tanto orientais quanto ocidentais.

    Particularmente, acho que ela consegue fundir bem os instrumentos tradicionais com o ‘metal ocidental’, mesclando trechos do mandarim com o inglês em suas composições.

    Ademais, há em seu canal no YouTube vários covers de bandas mais conhecidas como Metallica, System of a Down,  Ac/Dc e até Johnny Cash que valem a pena conferir.

    Mysterain (小雨)

    Mysterain (小雨)
    Imagem Divulgação

    Essa é uma banda metal sinfônico / power metal / folk metal, da cidade de Guangzhou, província de Guangdong sheng, sul da China. Por isso, eles usam o dialeto Cantonense.

    Ok, é um pouco (bastante) diferente do mandarim. Porém, ambos compartilham raízes históricas e usam o mesmo sistema de escrita chinês. Embora esses dialetos soem quase nada parecidos, eles usam praticamente os mesmos caracteres para as mesmas palavras escritas.

    Enfim, Mysterain se formou 2005 e é composta por 庞悦 (Páng Yuè – vocais), 李文生 (Lǐ Wénshēng – flauta), 一 (baixo), 张志胜 (Zhāng Zhìshèng – bateria), 郭英涛 (teclados) e 李世雨 (Lǐ Shìyǔ – guitarra e vocais masculinos). Atualmente, suas músicas têm como tema a natureza, história e folclore chinês.

    Como uma boa banda sinfônica que se preze, possui a principal vocalista com treinamento em canto clássico. Inclusive, aproveitando muito da ópera cantonense, um dos principais tipos de ópera chinesa, advinda do final da dinastia Ming e início da dinastia Qing – por volta de 1644. Assim, ela contrasta, em algumas músicas, com os guturais rasgados da parte masculina. Sua discografia inclui três álbuns, cinco singles, inclusive, um lançado a menos de ummês.

    Yaksa (também conhecido/a por ex-Nevermind)

    Yaksa
    Imagem Divulgação

    Yaksa é classificada como nu metal e é creditada como tendo gravado o primeiro álbum de nu metal chinês, o Freedom (自由), em 1999. Inclusive, dois anos depois de sua fundação na cidade de Pequim, em 1997.

    Atualmente, possui como integrantes: Dirty-Y – teclado / percussão, Ma Lin – bateria, Huang Tao e Wang You Jin – guitarras, Gao Yu Feng – baixo, Hu Song – vocais pesados, assim como o som.

    Um prato cheio para o público que gosta de Slipknot, Korn Disturbed e similares. Possui três álbuns sendo o último lançado em 2019.

    Crescent Lament

    Crescent Lament
    Imagem Divulgação

    Fundada em 2007 na cidade de Taipei, Taiwan, e composta por Wick (baixo), Komet (bateria), Jedi Yeh (Erhu – instrumento de corda tradicional chinês), Wat (guitarra), Muer (vocal lírico) e Sebastián Wei (teclados).

    A banda tem como temas mais comuns em suas músicas a história e cultura chinesa, batalhas, sentimentos e romance. Só pra não perder o costume, também é uma banda de metal sinfônico com influencias do gothic e folk metal.

    Possui três álbuns lançados, sendo o mais recente em 2020. Um prato cheio para o pessoal que gosta do Nightwish / Epica / Lacuna Coil do começo dos anos 2000, especialmente, o álbum Behind the Letal Deceit, uma viagem para essa época.

    Snowsedim 雪沉乐队

    Snowsedim 雪沉乐队
    Imagem Divulgação

    Essa banda possui vocais mais pesados. Inclusive, em algumas músicas, arrisco a dizer que quase se assemelha a um Amon Amarth só que em versão folk metal.

    Foi fundada em julho de 2015 e composta por 许锟 – baixo, 苏舟 – bateria, 杨腾 – guitarra de apoio, 傅双 – guitarra principal e 张思汉 – vocais. Os rapazes tocam folk metal chinês com temas relacionados à cultura e filosofia tradicional chinesa.

    O álbum de estreia Anthology of Ebony foi lançado em 2017 pela Infected Blood Records (China). Atualmente, possuem três álbuns e um single bem recente, lançado em 2023.

    Seraphim – 六翼天使

    Seraphim - 六翼天使
    Imagem Divulgação

    Riffs de guitarra energéticos e a sonoridade épica finem o som dessa banda taiwanês, formada em 2001, sendo um prato cheio para os fãs de Nightwish (lá do final da década de 90), e demais semelhantes dos subgêneros sinfônico / power metal.

    É composta por Kessier Hsu – guitarra / backing vocals, Quinn Weng – vocal principal, Van Shaw – bateria, Mars Liu – baixo, Thiago Trinsi – guitarra. A banda conta com quatro álbuns lançados.

    Infernal Chaos

    Infernal Chaos
    Imagem Divulgação

    Fundada em 2024, essa banda taiwanesa de death metal melódico possui um som bem mais pesado, porém trabalhado, que as demais. Ela e é formada por Mason (baixo), Aero e Jesse “the Infernal” Liu (guitarras), Yui (bateria) e Kenny (vocais).

    O maior tema trabalhado nas músicas da banda são questões sociais e políticas. As músicas misturam mandarim com inglês, o que particularmente achei incrível por manter a essência cultural da banda e facilitar a aceitação do público desde lado do globo.

    Burning Island (火燒島)

    Burning Island (火燒島)
    Imagem Divulgação

    Essa banda provavelmente é a mais pesada dessa lista e tem sua música baseada em riffs agressivos e extremos (por vezes elaborados), com elementos de groove metal na bateria, vocais rasgados e temas políticos/sociais em suas letras.

    Fundada no ano de 2011 em Tainan (cidade na costa sudoeste de Taiwan que foi a capital da ilha de 1683 a 1887, durante a dinastia Qing), é classificada como thrash metal / metalcore, sendo composta por Louie Lu (vocais), Murai Nobu e 阿寬 (guitarras), 士庭 (baixo) e 阿浦 (bateria). Possui dois álbuns e um single lançados.


    Deixo aqui uma playlist para quem quiser se aventurar mais por essas bandas incríveis!

    Gabby Roveratti
    Gabby Roveratti
    Naturalmente curiosa, cientista e apaixonada por metal. Adora flertar com a divulgação cientifica e sempre busca justificativas para legitimar seus hiperfocos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias