Recentemente, a autora resolveu se meter a aprender mandarim. E é claro que uma das ferramentas para auxílio nesta empreitada seria a música. Assim, começou minha grande saga pelas bandas chinesas que compõem essa matéria.
Confesso que não foi tão fácil encontrá-las. Afinal, quando você, caro leitor, pensa em música chinesa, especialmente em metal chinês, com um pouquinho de sorte, o que vem a sua mente seria Tang Dynazty (formada em 1988 e a qual se atribui o título de primeira banda de heavy metal da China, tendo seu último álbum lançado em 2013) ou Overload (considerada a primeira banda de speed e thrash metal na cena chinesa de heavy metal, de 1989).
Além da falta de bandas mais mainstream, existe certa dificuldade em achar muitas informações em inglês/português, o que é compensada pela qualidade musical.
Obs: Uma pequena curiosidade sobre o título desta matéria, o número 8 na cultura chinesa representa sorte, prosperidade, sucesso.
Tang Dynazty
Overload
NINI music
Ok, essa não é bem uma banda, mas trata-se de uma multi-instrumentista de Taichung, Taiwan, que toca vários instrumentos tradicionais chineses: zhong ruan, liuqin, san xian e pipa, além de ukulele e banjo irlandês.
Atualmente, seus projetos mais atuais focam em criar a sua própria identidade com o uso dos seus instrumentos tradicionais. Inclusive, com parcerias com vários artistas tanto orientais quanto ocidentais.
Particularmente, acho que ela consegue fundir bem os instrumentos tradicionais com o ‘metal ocidental’, mesclando trechos do mandarim com o inglês em suas composições.
Ademais, há em seu canal no YouTube vários covers de bandas mais conhecidas como Metallica, System of a Down, Ac/Dc e até Johnny Cash que valem a pena conferir.
Mysterain (小雨)
Essa é uma banda metal sinfônico / power metal / folk metal, da cidade de Guangzhou, província de Guangdong sheng, sul da China. Por isso, eles usam o dialeto Cantonense.
Ok, é um pouco (bastante) diferente do mandarim. Porém, ambos compartilham raízes históricas e usam o mesmo sistema de escrita chinês. Embora esses dialetos soem quase nada parecidos, eles usam praticamente os mesmos caracteres para as mesmas palavras escritas.
Enfim, Mysterain se formou 2005 e é composta por 庞悦 (Páng Yuè – vocais), 李文生 (Lǐ Wénshēng – flauta), 一 风 (baixo), 张志胜 (Zhāng Zhìshèng – bateria), 郭英涛 (teclados) e 李世雨 (Lǐ Shìyǔ – guitarra e vocais masculinos). Atualmente, suas músicas têm como tema a natureza, história e folclore chinês.
Como uma boa banda sinfônica que se preze, possui a principal vocalista com treinamento em canto clássico. Inclusive, aproveitando muito da ópera cantonense, um dos principais tipos de ópera chinesa, advinda do final da dinastia Ming e início da dinastia Qing – por volta de 1644. Assim, ela contrasta, em algumas músicas, com os guturais rasgados da parte masculina. Sua discografia inclui três álbuns, cinco singles, inclusive, um lançado a menos de ummês.
Yaksa (também conhecido/a por ex-Nevermind)
Yaksa é classificada como nu metal e é creditada como tendo gravado o primeiro álbum de nu metal chinês, o Freedom (自由), em 1999. Inclusive, dois anos depois de sua fundação na cidade de Pequim, em 1997.
Atualmente, possui como integrantes: Dirty-Y – teclado / percussão, Ma Lin – bateria, Huang Tao e Wang You Jin – guitarras, Gao Yu Feng – baixo, Hu Song – vocais pesados, assim como o som.
Um prato cheio para o público que gosta de Slipknot, Korn Disturbed e similares. Possui três álbuns sendo o último lançado em 2019.
Crescent Lament
Fundada em 2007 na cidade de Taipei, Taiwan, e composta por Wick (baixo), Komet (bateria), Jedi Yeh (Erhu – instrumento de corda tradicional chinês), Wat (guitarra), Muer (vocal lírico) e Sebastián Wei (teclados).
A banda tem como temas mais comuns em suas músicas a história e cultura chinesa, batalhas, sentimentos e romance. Só pra não perder o costume, também é uma banda de metal sinfônico com influencias do gothic e folk metal.
Possui três álbuns lançados, sendo o mais recente em 2020. Um prato cheio para o pessoal que gosta do Nightwish / Epica / Lacuna Coil do começo dos anos 2000, especialmente, o álbum Behind the Letal Deceit, uma viagem para essa época.
Snowsedim 雪沉乐队
Essa banda possui vocais mais pesados. Inclusive, em algumas músicas, arrisco a dizer que quase se assemelha a um Amon Amarth só que em versão folk metal.
Foi fundada em julho de 2015 e composta por 许锟 – baixo, 苏舟 – bateria, 杨腾 – guitarra de apoio, 傅双 – guitarra principal e 张思汉 – vocais. Os rapazes tocam folk metal chinês com temas relacionados à cultura e filosofia tradicional chinesa.
O álbum de estreia Anthology of Ebony foi lançado em 2017 pela Infected Blood Records (China). Atualmente, possuem três álbuns e um single bem recente, lançado em 2023.
Seraphim – 六翼天使
Riffs de guitarra energéticos e a sonoridade épica finem o som dessa banda taiwanês, formada em 2001, sendo um prato cheio para os fãs de Nightwish (lá do final da década de 90), e demais semelhantes dos subgêneros sinfônico / power metal.
É composta por Kessier Hsu – guitarra / backing vocals, Quinn Weng – vocal principal, Van Shaw – bateria, Mars Liu – baixo, Thiago Trinsi – guitarra. A banda conta com quatro álbuns lançados.
Infernal Chaos
Fundada em 2024, essa banda taiwanesa de death metal melódico possui um som bem mais pesado, porém trabalhado, que as demais. Ela e é formada por Mason (baixo), Aero e Jesse “the Infernal” Liu (guitarras), Yui (bateria) e Kenny (vocais).
O maior tema trabalhado nas músicas da banda são questões sociais e políticas. As músicas misturam mandarim com inglês, o que particularmente achei incrível por manter a essência cultural da banda e facilitar a aceitação do público desde lado do globo.
Burning Island (火燒島)
Essa banda provavelmente é a mais pesada dessa lista e tem sua música baseada em riffs agressivos e extremos (por vezes elaborados), com elementos de groove metal na bateria, vocais rasgados e temas políticos/sociais em suas letras.
Fundada no ano de 2011 em Tainan (cidade na costa sudoeste de Taiwan que foi a capital da ilha de 1683 a 1887, durante a dinastia Qing), é classificada como thrash metal / metalcore, sendo composta por Louie Lu (vocais), Murai Nobu e 阿寬 (guitarras), 士庭 (baixo) e 阿浦 (bateria). Possui dois álbuns e um single lançados.
Deixo aqui uma playlist para quem quiser se aventurar mais por essas bandas incríveis!