Gosta de música e de piadinhas? Então essa lista é pra você mesmo! Aqui, vou recomendar 5 bandas japonesas de visual kei que fazem músicas com apelo humorístico, como paródias e piadocas!

Leia também: O que é Visual Kei (e porque você não deve tentar classificá-lo)

Golden Bomber

Golden Bomber – 女々しくて (memeshikute)

É muito provável que você já tenha ouvido falar de Golden Bomber, a banda começou em 2004 e atualmente já tem mais de 20 singles mais de 10 álbuns lançados (incluindo os Best-Albuns).

Curiosamente, o único membro da banda que de fato sabe tocar algum instrumento é o vocalista, Shou Kiryuin, os outros membros somente tocam “air”-instruments (sim, como quando você está em casa tocando seu solo predileto na sua air guitar).

Teve um sucesso pros lados de cá do mundo por volta de 2010, após o lançamento de 女々しくて (memeshikute), (época em que, em qualquer lugar da internet que um fã de música japonesa estivesse, tinha um outro fã comentando “\o\ memeshikute /o/ memeshikute”). E não muito tempo atrás, em 2017, também estava na boca do povo por ter feito um show de oito segundos (exatamente, eles subiram em um palco que tinha um grande telão atrás que começou a fazer uma contagem regressiva a partir de oito quando eles entraram correndo pelo palco, e, quando chegou a zero, eles foram embora).

O humor de Golden Bomber está presente desde suas dancinhas bem coreografadas no estilo furitsuke japonês, até as paródias que eles fazem, além das piadas com a própria cultura japonesa.

No vídeo, uma paródia do Golden Bomber de uma música da banda MALICE MIZER.

てんさい。(Tensai.)

てんさい。(tensai) – センパイの彼女 (senpai no kanojo)

Diferente de Golden Bomber, Tensai não parece ter toda a carreira voltada pra músicas com humor, ao menos não com objetivo de ser somente por diversão, o que temos são algumas músicas que, para criticar a cena visual kei e alguns temas em específico, usam do humor pra alfinetar e fazer ironias.

Tensai começou em 2017, com o single センパイの彼女 (senpai no kanojo) cujo clipe narra a história de uma moça que se relaciona com os membros da banda, um de cada vez, e que com o tempo começa a ficar um pouco obcecada. Em determinado momento, ela descobre que um deles está saindo com outra pessoa, ataca ele e em seguida faz amizade com a pessoa com quem ele a estava traindo.

A história mostrada aqui pode parecer chocante mas é tratada com bom humor pra retratar relacionamentos abusivos e comportamentos obsessivos, entre outras coisas.

No vídeo, a música MARIA〜禁断の呪われし堕天使の涙と共に繰り返す悲しきワルツと終わらないレクイエムに支配されし女王の亡骸に添えし一輪のたんぽぽ〜 (que pode ser traduzido literalmente como “Maria~As lágrimas de uma maldição proibida de um anjo caído, enquanto toca uma valsa repetitiva e um réquiem sem fim, são servidas com o corpo da rainha controladora com um único dente-de-leão~”). Nitidamente em ironia a todas as (muitas) músicas intituladas “Maria” que foram criadas por bandas visual kei.

MAMIRETA

MAMIRETA – お邪魔します (ojamashimasu)

Mais ou menos na mesma pegada de Tensai temos MAMIRETA, banda que começou em Maio de 2017 com o single 食べたい(tabetai), e apenas 5 meses depois, lançou お邪魔します (ojamashimasu) que deu para a banda grande destaque.

Apesar de ser parecido com Tensai no sentido de usar do humor como ferramenta pra lançar suas críticas e ironias, MAMIRETA é bem diferente, suas músicas são bem mais agressivas e usam bastante do eroguro (lit. erotic nonsense), usando também um estilo de humor diferente, mais voltado para um humor B ou humor negro. Em seu site oficial eles se auto descrevem como uma banda que “expressa a natureza humana usando belas palavras sujas”.

MAMIRETA também não usa humor em todas as músicas, eles tem, por exemplo, uma série de singles que contam a “causa da morte” (死因:わからん(shin:wakaran), 死因:無視(shin:mushi) e 死因:暮らし(shin:kurashi)) do vocalista de diversas formas, num total de 9 músicas, fazendo uso de temas pesados como suicídio (mas mesmo assim, em algumas das músicas ainda dá pra encontrar elementos de humor).

MAMIRETA – 死因:無視(shin:mushi)

真天地開闢集団-ジグザグ(-shintenchi kaibyaku shuudan- ZIGZAG)

ZigZag – 「てやんでい!てやんでい!」(“teyandei teyandei”)

-shintenchi kaibyaku shuudan- ZIGZAG, ou simplesmente ZigZag, é uma banda de 2015, seu estilo é predominantemente o metal, com elementos da música tradicional japonesa (como a vocalização carregada em vibrato e instrumentos tradicionais japoneses como o koto) e suas letras são cheias de piadinhas bem no estilo clássico do humor japonês.

Essa é uma daquelas bandas que usam do visual kei pra sustentar certa teatralidade nos conceitos da banda, usando releituras de kimonos clássicos e grandes e chamativos ornamentos contextualizando a banda, juntamente com as letras, nas estéticas de princesas e guerreiros do Japão imperial.

Com relação ao humor, eles usam muito de furitsuke, tendo até músicas compostas exatamente pra isso, não tem como ir num show da banda e não perder umas calorias! Eles também brincam muito com as bangyas (lit. “band girl”, que seria o equivalente japonês para fangirls: garotas fanáticas por caras de bandas), traçando em várias letras caricaturas do comportamento das fãs mais exageradas.

ZigZag – 大失禁 (dai shikkin)

怪盗戦隊ヌスムンジャー (kaitou sentai nusumunger)

Kaitou Sentai Nusumunger – やっぱりバイトに行きたくない (yappari BAITO ni ikitakunai) (Lit. Eu realmente não quero ir pro trabalho) 

怪盗戦隊ヌスムンジャー (kaitou sentai nusumunger), que também pode ser romanizado como kaitou sentai nusumunja, também conhecido como 怪盗戦隊-A- (kaitou sentai -A-) ou 怪盗少年 (kaitou shounen) começou em 2016, desde o começo se dedicando a caçoar do comportamento dos membros de banda. Logo em seu segundo single vemos a canção ロスマリネ(ROSUMARINE) que narra de forma bem curta e simples os pensamentos de um membro de banda diante de um disband, vendo que vai perder sua fã predileta.

Eles ficaram mais famosos por fazer algumas paródias, como 溺れる金魚 (oboreru kingyo) que é paródia de 溺れる魚 (oboreru sakana) da banda DADAROMA e 百鬼夜行バス (hiyaki yakou BASU) que é paródia de 百鬼夜行(hiyaki yakou) da banda 己龍 (kiryu).

Para compor suas músicas eles também usam de fatos que acontecem na cena VK (também conhecidos como fofocas), coisa que pode ser vista na letra de 溺れる金魚 (oboreru kingyo), por exemplo.

Além disso, a zoeira de Kaitou Sentai não acaba nas músicas, houve lançamentos de paródias que os membros da banda fizeram questão de parodiar até o comportamento de outras bandas nas redes sociais!

No geral, todas as músicas do Kaitou Sentai Nusumunger são bem diferentes entre si, o objetivo é fazer graça, não importa como!

Kaitou Sentai Nusumunger – 百鬼夜行バス (hiyaki yakou BASU)