40 anos de capcom

Uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo, a japonesa Capcom fez 40 anos de história. A empresa foi fundada em 30 de maio de 1979, por Kenzo Tsujimoto e é uma gigante dos games. Com subsidiárias em cada continente, sua sede principal fica em Osaka e conta com quase 3.000 empregados.

Primeiro jogo

Depois de tanto tempo de história, nós nos lembramos do começo da megaempresa. O primeiro jogo da Capcom foi um jogo de arcade chamado “Vulgus”, lançado em maio de 1984. Após o sucesso do primeiro jogo, a empresa resolveu se concentrar nas plataformas domésticas – o que seria seu grande mercado anos mais tarde. 

vulgus
Vulgus (1984)

Franquias mais famosas

Street Fighter

Este é um clássico dos fliperamas e, sei que assim como eu, vocês devem ter gastado várias moedas para jogar com esse campeão de vendas. O Street Fighter é um dos jogos de luta mais populares da história e teve seu primeiro jogo lançado em 1987. O game fez sucesso assim que foi lançado, com seus golpes especiais e personagens atemporais, Street Fight faz parte do Hall de grandes jogos.

street fighter
Street Fighter (1987)

Curiosidade: Em 1996, nasceu X-Men vs. Street Fighter, quem diria que anos mais tarde o crossover seria um sucesso tão grande? Com boas críticas, logo veio Marvel vs. Capcom reunindo todos os heróis da Marvel e os lutadores da Capcom.

Marvel vs. Capcom: Infinite (2017)

Mega Man

Mega Man Legends é umas séries mais clássicas nos 40 anos de Capcom e, provavelmente uma das mais conhecidas graças ao seu anime lançado em 2006. Porém, os fãs de games conhecem o herói a muito mais tempo, a série nasceu em 1987 e conta com mais de cinquenta versões lançadas.

megaman x
Mega Man X (1993)

Ghosts n’ Goblins

Lançado em 1985, Ghost n’ Goblins é um clássico de jogos de 8-bits. Com temática medieval e jogabilidade divertida, o game conta a história de um cavaleiro chamado Arthur que busca salvar sua princesa lutando contra um exército de monstros.

A série é muito legal e é lembrada pelos fãs da época como “o game mais difícil de todos os tempos”. E só não teve maior sucesso, pois só teve uma versão (a que foi lançada em 85).

ghosts n goblins
Ghosts N’ Goblins (1985)

Resident Evil

Bom, está nem preciso apresentar, não é? A obra-prima da Capcom foi lançada em 1996 e faz um sucesso desenfreado desde então e, já vendeu mais de 80 milhões de unidades.  A franquia Resident Evil é constituída por história em quadrinhos, livros, filmes e uma variedade de coleções, incluindo figuras de ação e guias de estratégias.

O enredo de Resident Evil inicia em torno de uma série de casos de homicídio envolvendo canibalismo ocorridos em Arklay Mountain (Montanhas Arklay), ao norte da cidade fictícia Raccoon City em 1998. O S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Service – Serviço de Resgate e Táticas Especiais) é designado para investigar a fonte de tais assassinatos. O grupo era formado por duas equipes, Bravo Team e Alpha Team. A Equipe Bravo é designada para investigar os incidentes, contudo o grupo acaba desaparecendo misteriosamente. A equipe Alpha é enviada em uma missão de resgate e o resto é lenda.

resident evil 2 remake
Resident Evil 2: Remake (2018)

A maioria dos jogos da série são todos em terceira pessoa e, tem várias gameplays por ai para vermos o high level do game. Tem bastante sangue e monstros para fazer a fama de Resident Evil.

Devil May Cry

Devil May Cry é o considerado o carro chefe em termos de jogos de ação da Capcom. E é simplesmente bom demais.

O jogo conta a história de Dante, um caçador de demônios que tem passado sombrio. Lançado em 2001, o game é um dos caçulinhas da empresa e agrada geral – a série já vendeu mais de 16 milhões de cópias, conseguiu um título de “Platina” e tem até anime.

devil may cry 5
Devil May Cry 5 (2019)

Vagamente inspirada no poema A Divina Comédia com o uso de alusões, o jogo original foi concebido como parte da serie Resident Evil, mas como fugia muito da ideia original acabou por ser criado como um independentemente, com a sua própria história.

E então, você participou pelo menos de uma parcela dos 40 anos de Capcom?