Texto por MayGeek

No último domingo (4), a 24ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo chegou ao fim, com ingressos sendo vendidos por R$ 25,00 – em 2014 por exemplo, estava entre 12 e 14 reais -, contou com diversas editoras e apostou no público jovem, trazendo inúmeros youtubers para a feira.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo | Especial Cosplay

Entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro de 2016, aconteceu a 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, no Pavilhão do Anhembi, com o tema “Histórias em todos os sentidos”. Dentre os destaques da programação, a bienal apostou nos youtubers, o que chamou ao evento um público mais jovem e lotou o espaço da área cultural e de autógrafos. Vale lembrar que tivemos autores internacionais, como Audrey Carlan (A garota do calendário – Editora Verus), Jennifer Niven (Por lugares incríveis – Editora Seguinte), Marian Keyes (Melancia – Editora Record), Mac Barnett (Os dois terríveis – Editora Intrínseca), Lucinda Riley (A garota italiana – Editora Arqueiro), Becky Abertalli (Simons vs a agenda homo sapiens – Editora Intrínseca), Megan Maxwell (Peça-me o que quiser – Editora Planeta) entre outros.

O grande diferencial dessa com as outras edições foi que dessa vez a senha era disponibilizada pela internet e você não precisava mais enfrentar horas de fila para ter seu lugar garantido para o autografo. Isso foi um grande ponto positivo nessa bienal! 

Veja também nosso primeiro dia na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Este slideshow necessita de JavaScript.

O destaque entre as livrarias ficou para a Saraiva, com um MEGA estande que ocupava dois lados da “rua” na feira, com painéis interativos para os visitantes pintarem, escreverem em post-it e o trono do Game Of Thrones (que também podia ser achado no stand da Editora Leya). Outros estandes também chamaram a atenção, como o do Submarino (em parceria com a rede interativa de livros Skoob e Editora Darkside), a Editora Rocco, que inovou no tema e fez um espaço todo voltado para Harry Potter <3. Com direito a uma parede temática da plataforma onde foi possível realizar o sonho de tirar uma foto indo para Hogwarts.

Espaço Turma da Mônica (MSP)
Espaço Turma da Mônica – MSP (Imagem Divulgação)

Editora Intrínseca – que mesmo com um espaço menor – apostou em painéis com a foto dos livros que estão em destaque na editora (Pax, O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, Jojo Moyes) e para as crianças, havia o espaço Mauricio de Sousa, o estande do SESI-SP que teve como destaque o lançamento dos livros da série de TV “Que mostro te mordeu?” e o espaço Itaú que estava recheado de atrações para os pequenos, com diversas coroas para quem passasse por ali, que segundo a organização, o motivo de sua distribuição é para que todos se sentissem príncipes e princesas em meio a fantasia dos livros <3.

O grande diferencial dessa vez na 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo – além dos ingressos on-line – ficou com a livraria Submarino, que inovou e liberou os

livros para venda no próprio espaço, não precisando mais comprar on-line como em edições anteriores. Além disso, vale citar a parceria com o Skoob e Darkside Books, onde quem chegava cedo e fazia as primeiras compras no estande, ganhava em forma de brinde as bolsas das duas parceiras. Ainda dentro do espaço Skoob, o destaque ficou para as palestras de autores como Affonso Solano, Talita Rebouças, Carina Rissi, Samanta Holtz, Editora Aleph, André Vianco entre outros, além de Ilana Casoy, que veio a convite da Darkside Books e agitou um pouco a tarde de terça-feira (30/08).