Anúncio

Essa é uma lista de indicações de animes de música, misturando alguns mais populares e outros menos. Também varia em relação ao gênero musical e do próprio anime. É uma lista mais diversificada, que qualquer um encontrará algo para assistir aqui, se não tiver assistido tudo ainda.

Given

Anime da Temporada de Verão de 2019. É um anime musical shounen ai. É bem curto, com apenas 11 episódios, mas é o suficiente para emocionar quem estiver assistindo. Os personagens são carismáticos, o romance é bem desenvolvido, a música é boa. Tudo funciona nesse anime. Given trabalha bem os personagens, não deixando a música escondê-los, e vice-versa. É tudo na medida certa. Está disponível completo na Crunchyroll.

Your lie in April (Shigatsu wa Kimi no Uso)

O queridinho dos otakus, Shigatsu se tornou muito popular em seu lançamento, muito pelo seu final inesperado. Mas é realmente uma obra muito boa, que emociona do começo ao fim, além de trabalhar a música clássica de uma maneira mais acessível, ajudando até aqueles que não são muito ligados a esse nicho a gostarem. E não podemos deixar de fora a parte visual que é de tirar o fôlego. Apesar de ser um anime muito falado, não poderia ficar de fora dessa lista.

Kono Oto Tomare! Sounds of Life

Mais um anime recente, agora da Temporada de Primavera 2019. Com duas temporadas (deixar claro que a segunda é a melhor), Kono Oto Tomare traz um clube de koto aos holofotes. Além de mostrar um instrumento diferente, ele tem artifícios já conhecidos em outras obras desse segmento, mas há uma boa adaptação, impedindo que fique maçante. É um anime que trabalhou os personagens muito bem, ainda mais na segunda temporada. E mesmo com vários personagens, nenhum ficou de fora. E a música é um espetáculo à parte, encantando até quem não era familiarizado com o instrumento.

Nodame Cantabile

Nodame Cantabile é um anime musical mais antigo, da Temporada de Inverno 2007. Tem 3 temporadas, mas quando começa a assistir, passa tão rápido, que a gente nem percebe. Ele trabalha a música clássica de forma divertida, mesmo que seja considerada uma música mais “chata” para algumas pessoas. Mas aqui passa longe de ser chato. Além das músicas muito bem executadas, Nodame traz um elenco de personagens digno de ser lembrado. Os protagonistas seguram as cenas, sem esforço. Apesar de aparecer em algumas listas pela internet, não acho que o anime receba a atenção que merece.

Forest of Piano (Piano no Mori)

Lançado em 2018, na Temporada de Primavera, Piano no Mori encantou a todos que assistiram. Com duas temporadas, o anime mostra o crescimento do protagonista de forma natural, não se esquecendo dos demais personagens mais importantes. A música é o foco principal, também trabalhando a clássica, e é um espetáculo. Tanto as músicas tocadas, quanto a trilha do anime. Piano no Mori está completo na Netflix, o que é ótimo, já que abre a oportunidade para qualquer um assistir. E esse anime merece mais destaque.

Zombieland Saga

Zombieland Saga deve ser um dos animes mais hypados dessa lista, mas não podia ficar de fora. O anime de idols que modificou a fórmula e trouxe novos ares para o segmento. Lançado na Temporada de Outono de 2018, o anime continua na memória de todos, muito por sua mistura de música com o sobrenatural, que funcionou perfeitamente. Mas, além da música, o que se destaca aqui são os personagens, principalmente um dos protagonistas marcantes, com seu jeito expansivo e maluco. É um dos animes mais engraçados do ano e deve ser lembrado novamente. É sempre bom quando há inovação em algum tema. É possível assistir à Zombieland completo na Crunchyroll.

Carole e Tuesday

Sensação da Temporada de Primavera de 2019, o anime musical Carole e Tuesday conquistou o público com sua história e música. Suas duas protagonistas são o charme do anime, mas a música não fica muito longe. A trilha é tão boa, que é possível ouvi-la completa no Spotify. O anime tem uma trama bem elaborada, e a segunda parte se transforma, ficando com outro clima, mas não perdendo a essência. O anime está completo na Netflix, com 24 episódios.

Beck

Ao mesmo tempo que Beck figura em algumas listas de animes musicais, eu sinto que ele não tem a atenção que merece. Trabalhando o conceito de banda, Beck é um anime bem simples, mas com uma trama envolvente. O anime mostra o crescimento da banda dos protagonistas, com um repertório musical excelente. Na trilha, há músicas famosas como “I’ve Got a Feeling”, dos Beatles, além de outras músicas do próprio anime, como “Moon on the Water”, que também são excepcionais. Mesmo que o anime seja mais antigo, de 2005, ainda vale a pena ser assistido.

Nana

Se é para falar anime clássico de música, não podemos deixar de fora essa obra incrível. Nana é apaixonante e viciante, tanto em questão de história quanto na música. Há duas bandas principais, e o anime mostra a trajetória de cada um dos membros, além de uma das protagonistas que não faz parte das bandas. É muito interessante como a autora desenvolve personagens, sendo um dos pontos fortes da obra. O anime consegue melhorar ainda mais a história adicionando as músicas, perfeitamente interpretadas pelas cantoras Anna Tsuchiya e Olivia Lufkin. Nana é completo, com assuntos relacionados a música, romance, amizade, fama e muito mais. É aquele anime que realmente não pode ficar de fora da sua lista para assistir.

Kids on the Slope (Sakamichi no Apollon)

Sakamichi é um anime mais antigo, porém assisti recentemente e ele me surpreendeu. Foi o primeiro anime de jazz que assisti e nem sei se existe outros, então, para quem gosta desse gênero musical, é uma ótima pedida. O anime nos mostra como jazz pode ser divertido se dermos uma chance. Além de trabalhar bem esse lado musical, o anime ainda aborda questões sociais como primeiro amor, amor não correspondido e amizade. Os personagens são cativantes e você logo se identifica com eles, ainda mais se for adolescente. E mesmo que você não goste de jazz, dê uma chance igual eu fiz, e pode se surpreender.


Não podemos deixar de fora alguns importantes, então aqui vai algumas menções honrosas: Hibike Euphonium, K-ON, Love Live, Liz to Aoi Tori, Kiniro no Corda, além de muitos outros.

Anime de música é o que não falta, e sempre é bom quando surge algo novo. Se você lembra de outro anime musical, comente aqui e dê suas indicações também!