segunda-feira, agosto 4, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

WIBR Summit 2025: protagonismo feminino em games e esportes

Dia 21 de maio acontece a segunda edição do WIBR Summit, que promove, de forma inédita, um encontro entre mulheres de diferentes gerações que atuam em esferas estratégicas dos universos competitivos de games e esportes tradicionais. Idealizado pela WIBR o evento acontece no Learning Village, em São Paulo, com presença de 100 convidados e transmissão ao vivo pelos canais da WIBR e parceiros de mídia.

A proposta desse intercâmbio entre dois mundos historicamente separados é lançar luz sobre as interseções entre essas duas indústrias, visando fomentar o protagonismo feminino a partir de múltiplas perspectivas — da gestão de atletas às estratégias de comunicação, da formação de comunidades à transformação social. A união com esportes tradicionais busca aproveitar a maturidade e os aprendizados do universo esportivo para acelerar o desenvolvimento e a consolidação de trajetórias femininas no segmento dos e-sports.

“O WIBR Summit tem o objetivo de cada vez mais enaltecer as figuras femininas presentes no mercado. A edição de 2024 foi um sucesso ao apresentar grandes referências dos games e esports, que compartilharam suas vivências no mercado.Este ano vamos além ao trazer representantes dos esportes tradicionais com a proposta de criar uma conexão entre esses dois universos para aprender e compartilhar experiências”.
-Roberta Coelho, CEO do MIBR.

A força dos dados e das histórias

O crescimento da presença feminina tanto no esporte quanto nos games tem sido acompanhado por uma evolução significativa em visibilidade, investimento e engajamento. Segundo o estudo Women and Sports 2025, do Sports Innovation Lab em parceria com a Wasserman, 57% do público afirmou ter assistido mais competições femininas em 2024 do que dois anos antes — reflexo direto de narrativas mais autênticas e da ampliação das coberturas.

Nos e-sports, o cenário feminino e inclusivo também avançou: foram mais de 21 milhões de horas assistidas globalmente em 2024, segundo dados da Stream Hatchet. A América do Sul teve destaque, com aumento na audiência e na presença de campeonatos voltados a mulheres e identidades diversas, bem como de criadoras de conteúdo em ascensão.
Esses números reforçam uma tendência: o público está cada vez mais atento a histórias de superação, inovação e representatividade — características presentes nas jornadas femininas que estão redesenhando os contornos da competição.

wibr summit

Programação: dos bastidores da competição às reinvenções de carreira

A programação do WIBR Summit será composta por três painéis principais, todos mediados por mulheres com experiência dentro e fora do campo — seja ele físico ou digital.

Além do jogo: quem sustenta a competição Com Carla Sernaglia (Diretora de esports do
MIBR), Luana Sá (Head de Marketing da Oakley no Brasil) e Fernanda Lobão (Final Level Co.), o painel discute o que mantém o competitivo em pé: operações, famílias, marcas, bastidores e a profissionalização das estruturas que possibilitam inovação e sustentabilidade.

O esporte em um mundo ultra conectado: A digitalização transformou o alcance e ainfluência do competitivo. Este painel reúne criadoras de conteúdo, streamers eespecialistas da mídia para refletir sobre as oportunidades, os desafios e os limites davisibilidade nas redes sociais e plataformas de streaming. Como construir presença de forma estratégica? Como lidar com os riscos da superexposição? O painel contará com a presença de Maah Lopez (Host e influencer de esports), Isabella Aya, (Apresentadora da Bandsports/NewCo.) e Manuelle Pires (Gerente de parcerias estratégicas Top Creators & Gaming do Youtube Brasil).

Parei de competir. E agora?: Encerrando a programação, o painel explora os caminhospossíveis após o fim da carreira competitiva. A conversa trará ex-atletas que hoje atuam como gestoras, comunicadoras ou mentoras, com presença já confirmada de Camila Estefano (Gerente Geral do Projeto Em busca de uma estrela e Presidente do Instituto Brasileiro de Futebol Feminino), entre outras ex-atletas que compartilham como redesenharam suas jornadas e continuam influenciando o cenário competitivo de outras formas.

Outras convidadas que irão compor a programação serão anunciadas em breve nos canais oficiais da WIBR.

Ao promover diálogos entre duas indústrias historicamente tratadas de forma separada, o WIBR Summit propõe uma nova lente sobre o ambiente competitivo. O evento reúne quem constroi, profissionaliza e inova esse ecossistema com um olhar interseccional, reforçando que a competição vai muito além do placar. E coloca as mulheres — muitas vezes invisibilizadas — no centro da conversa.

O WIBR Summit 2025 conta novamente com a presença da Natura, que reafirma seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a transformação social. Sua participação como apresentadora destaca o potencial de transformação coletiva quando marcas, criadoras e lideranças se unem para promover mudanças significativas. Pelo segundo ano consecutivo, Natura e MIBR são parceiros por um cenário de esports mais diverso, com apoio da marca às atletas do time inclusivo de Valorant e ações do WIBR.

“Natura e MIBR trazem uma missão de fomento à diversidade e inclusão das mulheres dentro dos esports. E impulsionar esses espaços de incentivo, inspiração e troca é uma ferramenta poderosa para alavancar essa visibilidade tão necessária. Só é possível promover essas transformações com o entendimento coletivo”
-Julia Ceschin, Head de Marketing da natura

A programação completa do WIBR Summit será publicada nas redes sociais e no site oficial da WIBR e a transmissão ao vivo acontecerá pelo canal do Youtube da WIBR à partir das 17h30 do dia 21 de maio de 2025.

Sobre a WIBR

A WIBR é uma iniciativa do MIBR que busca empoderar mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino a fazer parte no universo dos games e da tecnologia. O WIBR Summit nasceu como um espaço de conexão, visibilidade e transformação, colocando em evidência as profissionais que estão moldando o ecossistema competitivo de e-sports.

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque