Depois de bons anos sem debutar um grupo feminino – e de idols, no geral – SM Entertainment decidiu investir no sonho de quatro meninas talentosas. Unidas pelo elemento X, elas formaram um dos girlgroups mais influentes e poderosos da 4ª geração da música pop sul-coreana. Ainda não ouviu falar de aespa? Vem que o Suco Apresenta de hoje te conta tudo sobre elas!
Conheça aespa
O quarteto formado por Karina, Giselle, Winter e Ningning estreou em novembro de 2020, misturando o mundo físico e digital. A escolha do conceito foi comentada durante uma conferência no Fórum Mundial da Indústria Cultural de 2020, realizado de maneira remota em 28 de outubro, quando o fundador da empresa responsável pelo grupo explicou mais sobre o assunto. Em resumo, ele revelou que o nome foi criado por uma combinação entre ‘ae’, que quer dizer ‘Experiência Avatar X’, e ‘aspecto’ significando dualidade.
aespa foi revelado como um mistério, fim de One (Monster & Infinity), do boygroup SuperM. Em uma das cenas, o integrante Taemin aparece abrindo uma mensagem no celular, mostrando o símbolo de um novo grupo. Na época do lançamento, o “spoiler” foi especulado como dica para um próximo projeto do SuperM. Entretanto, pouco tempo depois, a SM passou a divulgar teasers de apresentação para as quatro meninas.
Devido ao conceito único e inovador não é surpresa que, desde o início, o grupo tenha atraído holofotes antes mesmo de seu lançamento, gerando discussões por toda a internet, tornando-se assim um dos nomes mais comentados na indústria.
Seu primeiro single foi divulgado em 17 de novembro de 2020. Com um clipe inundado de cores e luzes fortes e letra cheia de menções ao metaverso, Black Mamba marca o início triunfal da carreira de aespa.
Quase seis meses mais tarde, aespa fez um comeback estrondoso com Next Level e, em outubro de 2021, o grupo lançou Savage – The 1st Mini Album, um EP com seis faixas inéditas, incluindo um single principal com o mesmo nome.
O lançamento garantiu ao grupo uma posição na Billboard 200 (#20), e esteve no topo da Gaon Album Chart em seu período de estreia. Savage também garantiu números estrondosos em vendas, alcançando a marca de mais de 700 mil cópias – recorde de álbum de estreia pela SM Entertainment até aquele momento. Além disso, naquele mesmo ano, o currículo de aespa teve a adição de dois daesangs – um no Asia Artist Awards e um no Melon Music Awards -, conquistados em dezembro.
Regravações e outros projetos
Em 2021, o aespa realizou a regravação de Forever. A música, lançada como single, é uma versão da canção gravada originalmente por Yoo Young-ji para Winter Vacation in SMTOW.com (2000), álbum natalino da empresa que as agencia. Em Foverer, o quarteto apresenta um ritmo calmo e envolvente, que deixa o coração quentinho e explora a capacidade vocal de cada uma de suas extremamente talentosas integrantes. Confira:
Outra regravação feita por aespa é Dreams Come True, originalmente lançada por S.E.S (1998). A nova versão esbanja toda a qualidade visual do grupo em um belíssimo MV coreografado por BoA, que também participou da direção visual. A canção alcançou ótimas posições na Gaon Digital Chart e Billboard World Digital Songs.
As meninas do aespa também nos projetos paralelos, evidenciando toda a versatilidade de cada uma. Karina e Winter, ao lado de BoA, Taeyeon e Hyoyeon (Girls’ Generation), além de Seulgi e Wendy (Red Velvet), foram selecionadas como parte do supergrupo Got the Beat, lançado pela SM em janeiro de 2022 com o single Step Back.
Outros momentos em que as meninas do aespa foram as maiorais da 4ª geração
A carreira de aespa é lotada de momentos marcantes, com apresentações internacionais de destaque, participações mega especiais em programas de TV e outros vários eventos. Um deles é o Coachella 2022, nos Estados Unidos. A apresentação teve um repertório que incluía Savage, Next Level, Black Mamba e Life’s Too Short – até então, inédita -, em uma versão completamente em inglês.
Quem pensa que as meninas do aespa são boas apenas em dançar e cantar está enganado! Durante uma performance especial da turnê SYNK: HYPER LINE, a integrante Winter faz um solo de guitarra na música Girls.
Atuar? As meninas também sabem! Para explicar o conceito por trás de aespa, a SM lançou uma série de três curtas estrelados pelas próprias integrantes e suas identidades do metaverso. Veja:
Quer mais? Para encerrar essa listinha da melhor forma, temos a colaboração de aespa com o universo de Pokémon: Horizontes. Na última quarta-feira (23), os perfis oficias do grupo divulgaram We Go, lançada exclusivamente para o novo anime da franquia, embalando as aventuras de Liko e Rain pelo mundo dos Pokémon.
Outra participação em trilha sonora que merece destaque é Hold On Tight, que usa a base sonora clássica do jogo Tetris – destaque na BGS de 2023 – e entra como parte das músicas de seu filme homônimo de 2023 (assista aqui). Neste lançamento, aespa mistura o k-pop com batidas synthwave e techno, mostrando todo potencial que pode ser explorado em novos trabalhos e outros gêneros musicais. Dica: o criador do jogo, Alexey Pajitnov, estará na próxima edição da Brasil Game Show (leia aqui)!
Por esses e outros motivos, o girlgroup demonstra ser um dos maiores e mais promissores dos últimos tempos, conquistando, a cada lançamento, um espaço maior para o pop sul-coreano nas paradas de sucesso e palcos ao redor do mundo.
aespa no Brasil!
O Brasil não poderia ficar de fora da nova turnê de aespa, não é mesmo? Os fãs pediram e o show veio ai: em apresentação única, o grupo marca presença no Espaço Unimed já em setembro. Não quer perder a oportunidade de participar dessa verdadeira experiência imersiva no mundo SYNK? Fique ligado nas informações abaixo!
Dia 11 de setembro é a data para marcar no calendário! A cidade de São Paulo recebe o universo de aespa para um show inesquecível na Barra Funda. Para quem quer conferir de perto, ainda existem ingressos para pista premium e pacote VIP no site oficial de vendas da Ticketmaster. Para mais detalhes sobre preços, local e horários, clique aqui.
Quer saber o que esperar da setlist de aespa no Brasil? Acesse a playlist de sucessos tocados na turnê SYNK em outros países e aqueça os ouvidos- e o gogó.