kabuki
Anúncio

Você pode assistir de graça a um clássico do teatro kabuki, o Yoshitsune Senbon Zakura (Yoshitsune e as Mil Cerejeiras), uma peça famosa do século XVIII com duração de 5 horas.

Diferente das produções teatrais do ocidente, não existe muitos teatros japoneses locais e a maioria das peças é apresentada nos teatros principais. Por causa disso, você precisa ter muita sorte para conseguir comprar um bilhete. Além disso, algumas peças são tão especiais que podem ter apenas uma apresentação. Atualmente, tudo ficou ainda pior por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) já que sem público, não há teatro.

Por causa disso, o Teatro Nacional do Japão teve que cancelar a peça que deveria ter estreado no dia 3 de março, mas resolveu postar a peça inteira no seu canal do YouTube (veja abaixo). Na verdade, a peça está dividida em 3 vídeos e estará disponível para assistir até o dia 30 de abril, às 3h da manhã (horário de Brasília).

O Yoshitsune Senson Zakura se divide em 5 atos, dura 5 horas e geralmente demora 2 dias para ser apresentado. A peça também é separada em 3 Programas: o Programa A apresenta o Torii Mae, Tokaiya e Daimotstu no Ura; o Programa B inclui o Kokingo Uchijinishi, Shiinoki e Sushiya; e o último Programa C mostra o Michiyuki Hatsune Tabi e Kawatsura Hogen Yakata.

O Programa A mostra cenas importantes, como a fuga de Yoshitsune da capital e suas aventuras com a raposa Genkuro. O Programa B fala do drama social entre o General Taira no Koremori e Igami no Gonta. Já o Programa C acompanha a viagem de Shizuka e revela os segredos por detrás da lenda do tambor de Hatsu.

Mesmo que você não tenha um bom domínio da língua japonesa ou realmente não saiba nada, é fantástico acompanhar este épico antigo através da atuação intrigante e dramática do elenco. O teatro kabuki é muito interessante por si só. Mas, como muitos turistas estrangeiros dizem, as roupas elegantes, as performances cheias de vigor e a música ajudam a dar o contexto da peça. Além disso, como o Yoshitsune Senbon Zakura é uma das três peças mais famosas de kabuki, existem muitas fontes online para você conhecer e entender melhor a história.