Será possível que em um apocalipse zumbi ainda há espaço para achar o amor da sua vida?
Romance no Apocalipse
Fazia algum tempo que eu não lia um bom BL (BoysLove), por isso não hesitei quando nossa parceira, TokyoPop, ofereceu UNDEAD para que fizéssemos o Primeiro Gole.
A obra oferece a visão de uma distopia em que os mortos-vivos são o maior perigo da humanidade. Então, um grupo de jovens tenta sobreviver desesperadamente, mas o que eles não sabem é que até mesmo nesse ambiente há espaço para afeto e descobertas românticas.
Descobrindo o romance
Nessa contexto, a trama gira em torno de quatro personagens principais: Hikaru Asahina, com 19 anos, que ainda estava no Ensino Médio quando toda a pandemia começou; Ai Kosaka, 21 anos, vizinho e amigo de infância de Hikaru; Kaname Igarashi, 30 anos, que atuava como policial e teve sua esposa e filhos mortos durante o estopim do apocalipse; e Yukio Yoshitaka, 28 anos, que era pediatra.
Assim, Hikaru é um jovem imprudente com alto senso de justiça. No entanto, ele constantemente se vê em situações perigosas quando tenta salvar os mais indefesos. Por outro lado, Ai vê como missão pessoal garantir a segurança de Hikaru. Quando mais novo, foi Hikaru e seus pais que salvaram Ai de uma situação de abuso físico e psicológico, e desde então o mundo dele passou a girar em torno do mais novo.
Tudo parece seguir seu rumo natural até que Hikaru, por acidente, acaba vendo que Ai e Yukio mantém uma relação física. Surpreso e magoado por não saber disso até então, ele começa a se questionar de várias coisas. Por que Ai escondeu a sua relação dele? Por que dois homens têm esse tipo de interação física? E por que ele se se sente tão incomodado?
Um novo plano de fundo
Assim, UNDEAD retrata todo o tipo de descoberta romântica e sexual da mesma maneira que muitos outros BL. A única diferença é o cenário, que acaba sendo uma experiência nova para quem só está acostumado aos colégios de ensino médio, ou então colegas de escritório.
Apesar de UNDEAD ser muito semelhante a outros mangás do gênero, ou seja, com um personagem que não tem ideia dos seus sentimentos até descobrir a possibilidade do relacionamento homoafetivo, o fato de se passar em um ambiente tão diferente do convencional faz com que seja interessante e novo mesmo com premissas já batidas.
Uma das coisas mais importantes de UNDEAD é justamente o fator do fim do mundo e os perigos constantes, que assola os personagens principais. Afinal, em vez de lidarmos com fatores como preconceito, ou a relação com pais e amigos, esse tipo de conflito é substituído pela constante ameaça desse mundo distópico. Ou seja, tanto pelos mortos-vivos, quanto por outros sobreviventes.
O que podemos esperar
Com uma trama tensa, curiosa e interessante, UNDEAD oferece uma nova percepção de mundo, onde ainda há espaço para a humanidade, mesmo quando tudo parece perdido. É uma abordagem moderna e fictícia que mistura a cultura popular do apocalipse zumbi com a descoberta amorosa e sexual dos mais clássicos BoysLove.
UNDEAD possui dois volumes, e ambos estão disponíveis nas versões físicas e onlines para serem adquiridos no site da TokyopPop.