Anúncio

The Purge (O Expurgo, em tradução literal), ou Uma Noite de Crime (título brasileiro) é uma série de filmes que vem apavorando e acumulando fãs nos últimos cinco anos.

Com três filmes já sendo sucessos absolutos, um quarto previsto para ser lançado em 27 de setembro no Brasil, e uma série a caminho, a franquia que trouxe novos ares ao gênero de terror, suspense e ação está cada vez mais traçando seu caminho para se tornar um clássico do gênero.

A História

A trama, aparentemente simples, consiste em algo muito simples: Os Estados Unidos a fim de diminuírem suas taxas de crimes e desemprego criaram O Expurgo, evento anual onde – durante o período de 12 horas – todo tipo de crime se torna legal, inclusive o assassinato.

Nesse período todos os serviços de emergência, como policiais e bombeiros, são suspensos, e os moradores do país devem escolher se passaram a noite trancados em casa ou então se tornaram caçadores, “expurgando” seus pecados.

A medida, criada pelos Novos Pais Fundadores (grupo político que ascende no país) é justificada que com o “alivio” de sua raiva em um dia a sociedade americana poderá reinar em paz, e os resultados são visíveis, no ano de 2022 (onde o primeiro filme se passa) os índices de criminalidade e desemprego são os menores da história do país, mas a que preço?

O primeiro longa foi estreado em junho de 2013, e teve uma série de comentários negativos a respeito – ainda assim – foi um sucesso absoluto de bilheteria, o que renderia mais duas continuações e uma terceira prevista para estreia esse ano.

Anúncio

No primeiro filme nós acompanhamos uma família de classe alta que possui todos os tipos de tecnologia para se manterem seguros na noite do Expurgo, com alta tecnologia eles se trancam na casa e esperam calmamente até que o evento acabe – porém – quando um transeunte implora por ajuda dos moradores eles tomam a decisão de deixar que o estranho entre na casa, mas quem é esse desconhecido? E por quem ele estava sendo caçado? Sendo assim a família terá que enfrentar os males da noite do expurgo e viver na própria pele os terrores que aqueles que não possuem proteção passam todos os anos.

frank grillo
Frank Grillo em Uma Noite de Crime (Imagem Divulgação)

As continuações

Com a arrecadação de mais de 90 milhões de dólares com o primeiro filme, sua continuação “The Purge: Anarchy” ou “Uma Noite de Crime: Anarquia” segue uma premissa diferente do primeiro.

Dessa vez a história gira em torno de diferentes protagonistas, todos eles são deixados sem meios ou proteção na noite do Expurgo: Uma mãe e sua filha de condições baixas que tem sua casa destruída e são sequestradas como vítimas de maníacos, um casal que tem seu carro sabotado e se vê perdido no meio da cidade sem ter a quem recorrer, e um homem misterioso e treinado que está disposto a se vingar nessa noite por um fatídico acidente no passado.

Juntos, o grupo terá que enfrentar os próprios demônios e os assassinos na cidade em busca de proteção e sobrevivência até o fim do evento. Com estreia em julho de 2014, o filme escrito e dirigido por James DeMonaco (o mesmo diretor do primeiro) foi mais uma vez um sucesso, e deu espaço para o terceiro longa: Election Year ou Ano de Eleição, no Brasil.

A segunda sequência, e terceiro filme da série, poderia muito bem ser o último. Seu enredo gira em torno de uma mulher que foi a única sobrevivente de uma família capturada e assassinada por um maníaco durante um dia de Expurgo, decidida a mudar a situação, a ex-vítima acende como uma poderosa política disposta a desafiar Os Novos Pais Fundadores e acabar com o Expurgo de uma vez por todos, porém, para isso ela terá antes que sobreviver a noite de crime.

Nessa nova trama nós vemos finalmente o final do que seria O Expurgo, com uma grande parte da sociedade americana se revoltando contra a decisão, eles logo percebem que O Expurgo só é um beneficio para os ricos e abastados que podem se proteger e ao mesmo tempo exterminar a população mais pobre e desprotegida. Traída por sua própria equipe de segurança, a candidata a presidência se vê em meio ao caos da cidade e terá que lidar com vários perigos em busca de sua sobrevivência até o fim do dia, e poder de fato concorrer as eleições e mudar a situação do país.

Muitos acharam que esse seria o último longa a respeito, ainda assim, o sucesso inegável gerou uma continuação com estreia marcada para 27 de setembro: The First Purge, promete retratar como foi a primeira noite de crime dos Estados Unidos.

Série de The Purge?

Em 2016 o criador de The Purge anunciou que a antologia de filmes iria ganhar uma série televisiva, apesar disso, muitos dos fãs acreditaram que tudo não passava de um boato por causa da falta de mais informações a respeito.

Em junho de 2018 finalmente foi anunciado que a série seria composta por 10 episódios e produzida pela USA Network, com data de estreia para 4 de setembro nos Estados Unidos. A série irá contar novas visões de diferentes personagens a respeito de noites do Expurgo (antes de ser extinguida no terceiro filme).

O futuro da série

Até agora todos os filmes produzidos foram sucessos de bilheteria, alguns mais outros menos, mas com certeza são ainda uma fonte que a produtora Blumhouse não quer secar. A grande questão é: ainda há história pra ser contada?

No final das contas The Purge é sempre sobre o mesmo acontecimento, o que o torna interessante são as personagens que estão envolvidas na trama e conseguem nos dar diferentes perspectivas, porém, com cada vez mais obras sobre o mesmo assunto, por quanto tempo irá durar a qualidade dos longas?

A série televisa pode nos dar uma boa resposta disto, só esperamos – como fãs – que Uma Noite de Crime não acabe caindo na cilada de muitos outros longas e se perca em suas continuações, manchando o bom nome da série.

Vale a pena assistir?

Para os fãs de horror, ação e suspense os filmes são um prato cheio, com um roteiro inédito que pegou a todos de surpresa, e retrata um perfil cruel do ser humano, ligado a suas raízes mais barbaras e violentas. E há quem diga, até mesmo, de que a ideia seria uma solução interessante para muitos países, o que choca ao mesmo tempo que gera questionamento em todos nós.

The Purge, ou Uma Noite de Crime, é uma série de filmes criativos, tensos e divertidos que nos fazem pensar a respeito dos tempos violentos em que vivemos ao mesmo tempo que sugere que todos podemos ser criminosos, desde que aja permissão para tal.

Anúncio