Um Filme de Cinema tem formato de documentário e ficção. Assim, o longa conta a história da jornada de Bebel (Bebel Mendonça) ao entrar no mundo do cinema.
Isso acontece quando, para um trabalho da escola, ela decide seguir os passos do pai e tem a ideia de criar um filme com seus colegas de classe. Por sua vez, seu pai é um diretor de cinema que está tendo dificuldades no processo criativo do seu próprio filme.
Durante o processo de produção, vemos pedaços da história do cinema, citando grandes nomes como Charles Chaplin e Buster Keaton. Com isso, Thiago (Rodrigo Scarpelli) consegue relembrar o motivo que gosta tanto de arte e decidiu seguir por esse caminho.
Pontos fortes
O filme é leve e foi feito de uma forma prática, focando no público mais jovem, para transmitir a história do cinema de uma forma divertida. Além disso, Um Filme de Cinema conta com cortes de cenas de grandes filmes e releituras de outras.
Ainda, grande parte das cenas que contém conversas mais difíceis ou precisam de uma música de fundo durante as gravações de Bebel na escola, possuem trilhas e músicas divertidas, muitas vezes cantadas pela própria Bebel para prender a atenção do público.
Por exemplo, quando Bebel perde seu cachorro e o encontra com uma pessoa em situação de rua, conhecido como Seu Formigão. Então, o homem canta uma canção falando um pouco de sua história e a perda que teve de uma pessoa amada, o que cria uma ligação entre eles.
Em contrapartida, pela forma mais simples com que as informações se apresentam, o filme pode ser pouco apelativo para o público adulto. Afinal, contém uma representação da história em um formato infantil, como quando parte da história é cantada (como na situação com o cachorro de Bebel).
Também, é pouco aprofundado, como os gatilhos para os problemas que o pai de Bebel tem com suas criações ou mesmo apresentação da mãe.
Conclusão
Um Filme de Cinema é uma ótima opção para assistir em família, pois contém um tom divertido e ao mesmo tempo pedagógico. Por isso, permite que o público infantil assista com boas risadas e aprender de forma divertida.
No entanto, pode não entreter o público mais adulto, pois não tem uma profundidade maior no assunto, apresentando de forma breve a história do cinema. Assim como deixa rasa a história do pai de Bebel e seu próprio filme, atrapalhando a busca pela conexão do público com os personagens, sendo eles principais ou secundários. Dessa forma, sua nota é 3.