Escrever sobre o que sente ou sentir o que escreve? Para Miho Karasawa, mais conhecida pelo seu nome artístico atual TRUE, o processo de composição, principalmente quando falamos da ani-songs, é uma via de mão dupla.

Marcada por muita garra e persistência, a vida musical da artista começou como idol no grupo Five Star Girl, uma tentativa que não durou muito tempo. Pouco tempo depois, persistiu, desta vez com o grupo NITRO, mas também sem muito sucesso. Em 2000, Miho foi contratada pela gravadora Pony Canyon e finalmente teve sua estreia solo na música pop.

Entre os anos 2011 e 2013, decidiu fazer uma pausa em sua carreira de cantora, trabalhando como letrista para diversos artistas. Já em 2014, quando retornou aos palcos, assumiu o pseudônimo TRUE e, rapidamente, conquistou o público com sua voz e criatividade nas aberturas de animes de sucesso.

Em uma conversa com o Suco de Mangá, TRUE fala mais sobre sua relação com os animes para os quais já trabalhou e descreve os bastidores de criação de suas obras, sempre sentimentais e tocantes, que marcaram a vida de diversos fãs de animações japonesas ao redor do mundo.

Quer dar uma espiadinha no que se passa nesta mente brilhante? Continue conosco no Suco Entrevista de hoje!

Entrevista com TRUE

Você já tem uma sólida carreira no mundo das músicas de anime, conversando muito bem, através de suas melodias e letras, com o público jovem (principalmente). Como Ensemble, seu novo trabalho, dá continuidade a isso?

Ensemble é uma música repleta da “alegria de tocar música junto” e de realizar algo com alguém. Em uma apresentação de anime ao vivo, quando todos cantam e aplaudem juntos, estamos naturalmente em sintonia com a pessoa ao nosso lado. Isso é o que funciona para composições em conjunto e composições de banda de metal também, mas o primeiro passo é ouvir atentamente os sons daqueles que estão próximos a você e combiná-los com os seus próprios, prestando atenção, por exemplo, em sua respiração. Isso deve ser o ponto de partida. A alegria da música está nos sons que não podem ser tocados por uma única pessoa. Acredito que é por isso que esta música pode ressoar com muitas pessoas.

Aproveitando este “gancho” sobre emoções e sentimentos, gostaríamos de saber: como você vê a relação entre música e emoção – em especial, suas próprias emoções –  em suas composições para animes?

Algumas de minhas respostas vão acabar coincidindo com a de uma pergunta anterior, mas não acho que seja necessário que a visão de mundo presente na obra e a letra da música coincidam 100%. Na minha opinião, o que deve corresponder 100% é a música do personagem. 

O importante é que sou eu quem está cantando. Portanto, o que importa sou eu como pessoa e que os ouvintes possam se identificar com essa pessoa.

O importante em uma música não é o quanto a letra é identificável, mas o quanto o artista é real.

Acho que é isso que torna a música incrível. Portanto, escrevo letras que ressoam em mim e em minhas emoções, com palavras que são verdadeiras para mim.

Quais são os elementos musicais que você considera essenciais ao criar músicas para anime? 

Considero que um elemento musical essencial ao criar músicas para animes seja o respeito pelas obras vinculadas. Se houver uma ligação, faço um esforço para ler e entender completamente a obra. No entanto, não escrevo músicas apenas por causa da obra, mas tento escrever letras com minhas próprias palavras com base no meu entendimento da obra.

As pessoas tendem a pensar nas ani-songs como músicas escritas apenas para a obra de arte, mas como não estou escrevendo músicas de personagens, acredito que a visão de mundo das letras não precisa ser 100% igual ao conteúdo. Acho que as ani-songs são uma combinação de várias frases, e que elas se expandem e se expandem, então é apenas uma questão de cantar sobre mim mesmo. Meu objetivo é ser uma ponte entre o trabalho e o público.

Você tem o costume de assistir aos animes para os quais você faz músicas de abertura? Se sim, qual é o seu favorito? 

É claro! Eu já vi todos eles! Não posso escolher um, pois todos têm um lugar especial no meu coração. Mas no Japão, estar envolvido em uma música tema de um anime de robôs lhe dá um certo status, e foi um grande ponto de virada na minha carreira estar envolvida em Gundam como cantora e em Macross como letrista! Estou muito feliz por ter participado desse projeto.

Caso você não consiga assisti-lo antes de compor a música, como funciona o processo de imersão no universo do anime para que você crie algo coerente e que combine perfeitamente com a mensagem que o anime quer passar aos espectadores? 

Tento entender o trabalho lendo minuciosamente o cenário, os storyboards e o trabalho original, se houver um trabalho original. O mais importante é o diálogo. O diretor, o produtor musical e outros envolvidos se reúnem e elaboram a imagem que temos do anime.

Qual é a sua música favorita que você já criou para um anime? Por quê? 

Ah, é difícil destacar um trabalho, pois todos são muito importantes para mim. Se eu precisasse escolher, diria que as músicas que escrevi para Sound! Euphonium, Violet Evergarden e That Time I Got Reincarnated as a Slime são particularmente especiais para mim devido ao meu longo envolvimento com esses trabalhos.

Entre elas, Sincerely, a música-tema do anime Violet Evergarden, foi a música que me apresentou a pessoas do mundo todo, por isso a considero ainda mais importante. Sempre tento cantá-la no palco em todos os países.

Qual é a sensação de continuar contribuindo para o universo de Hibike! Euphonium após oito anos de DREAM SOLISTER?

Esse é o quarto trabalho após DREAM SOLISTER, SOUNDSCAPE e Blast!. A música tema de Sound! Euphonium, que é cantada pelo conjunto, é o primeiro trabalho completamente novo em quatro anos. Minha história como artista não pode ser contada sem o “Sound! Euphonium”. Esse é um trabalho que mudou muito minha vida musical. Estou muito feliz por poder participar disso novamente.

Por último, o Suco de Mangá gostaria de saber: por que você decidiu adotar TRUE como seu nome artístico? Com base nas suas respostas e seus trabalhos, é evidente que este é um nome bem fiel à quem você é como pessoa e artista.

Durante minha longa carreira, fiz vários desvios para chegar onde estou. Para alguns, a palavra “desvio” pode ter uma imagem negativa, mas acredito que foi necessário para mim. Em meio a todos esses desvios em minha carreira musical, conheci o produtor da minha gravadora atual e ele me disse:

“Este é o verdadeiro lugar onde você pode se expressar como é”. Foi quando me deram o nome TRUE.

O Suquinho agradece pela oportunidade de conversar com uma artista tão autêntica e, assim como muitos fãs de ani-songs repletas de emoção e sentimentalismo, está ansioso para conferir os próximos trabalhos de TRUE!

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