Quando falamos de Girl Groups, o Brasil parece ser constantemente esquecido no churrasco. Por isso que, quando anunciaram que GG viriam para o Asia Star Festival, teve tanta comemoração que só faltou soltarem fogos. Já estava mais do que na hora da gente ter shows de Girl Groups em nossa terrinha. Então, hoje vamos apresentar o TRI.BE, grupo da terceira geração que — mesmo com poucos lançamentos — já marcou seu espaço na indústria.

Debut

Primeiramente, TRI.BE tem sete membros (Songsun, Kelly, Jinha, Hyunbin, Jia, Soeun e Mire), sob a produção da TR Entertainment e Universal Music Group. Assim, o debut do grupo aconteceu em fevereiro de 2021, em plena pandemia (haja coragem)! Seu álbum de lançamento foi Tri.be Da Loca, com o single “Doom Doom Ta”. Além disso, o nome do grupo é a junção das palavras TRIANGLE e BEING.

Então, em maio do mesmo ano, apenas dois meses do primeiro lançamento, as meninas lançaram seu segundo single álbum chamado Conmigo, com mais duas faixas “Rub-A-Dum” e “Loro”. Depois de quatro meses lançaram o primeiro mini álbum do ano, Veni Vidi Vici. Com Doom Doom Ta, Rub-A-Dum, e o álbum trouxe mais cinco faixas inéditas (Would You Run, Lobo, -18, Got Your Back e True).

Recepção e números

No entanto, por ser um grupo que debutou em plena pandemia, ainda mais em um país como a Coreia que estava levando as medidas de segurança tão a sério, era natural que os números de recepção não fossem tão altos. Porém, Doom Doom Ta acumulou mais de 9 milhões de visualizações e garantiu o interesse do público para o que viria a seguir.

Com os lançamentos posteriores, a popularidade do grupo aumentou, a ponto de fazer uma parceria com o Cartoon Network e a Hbo Max. Com isso, as meninas participaram da canção “Bha Bha Song” para o spin-off da série Ursos sem Curso (Ursinhos em curso, ou Baby Bears no original). A música está disponível em inglês, coreano, chinês e japonês.

Ainda em 2021 as meninas foram indicadas para os prêmios Asia Artist Awards (Female Idol Group Popularity), Hanteo Music Awards (Rookie Award – Female Group) e Band of the Year Awards (Female Rookie Idol). No entanto, não levaram nenhuma das estatuetas (por enquanto).

Pausa, hiatos e futuro

Depois do seu último lançamento, em dezembro de 2021, o grupo deu uma pausa e especulações surgiram sobre o futuro do TRI.BE. Então, em maio anunciaram que a membro Jinha entraria em hiato por razões de saúde (não especificadas). A partir desse momento, o GG continuou somente com seis membros até a volta (ou desligamento efetivo) da Jinha.

Então, em agosto de 2022 chegou o single álbum Leviosa com as faixas “Kiss” e “In the air (777)”. Assim, apesar da pausa e dos problemas com o membro, a recepção foi estrondosa, com quase 30 milhões de visualizações no MV de Kiss. O grupo teve mais indicações para prêmios como o Seoul Music Awards (K-wave Popularity, Popularity Award, Rookie of the Year) e o Asia Model Awards, no qual elas teriam sua primeira vitória na categoria Rising Star.

Recentemente, em fevereiro de 2023, dois anos após seu debut, TRI.BE lançou seu segundo mini álbum, W.A.Y., com as faixas “Stay Together”, “We are Young”, “Witch”, “Wonderland” e “Would You Run”. Novamente os fãs do grupo mostraram que não estavam para brincadeira. Portanto, com os resultados positivos o grupo foi indicado ao prêmio Hanteo Music Awards (Categoria Blooming Star), no qual elas levaram sem problemas.

Turnê e vinda ao Brasil

Em maio anunciaram a primeira tour norte americana do grupo, passando por 18 cidades do país. Sem espaço para brincar, a “TRI.BE Vida Loca 2023 USA Tour” vai durar quase um mês inteirinho, dos dias 06 de junho (primeiro show em Orlando) até 03 de julho (último show em Los Angeles). Aproveitando o pique e o local, logo em seguida elas vêm se apresentar no Asia Star Festival, aqui no Brasil, no dia 07 de julho.

TRI.BE é um daqueles grupos que a gente sabe que vai ser grande logo de cara. Mesmo com nenhum álbum oficial até então, os números que as garotas têm levantado são de deixar grupos mais antigos morrendo de inveja. Como a gente não sabe quando as meninas podem voltar, não perca essa oportunidade de vê-las!