“Eu sou a única que procura substância?” canta Demi Lovato em um dos singles do seu oitavo álbum de estúdio, o Holy Fvck – para o qual a resposta é, obviamente, não. Mas sua busca por “substância” assume um tom nitidamente diferente, já que Lovato se recuperou de uma overdose quase fatal em 2018, precedida por vício, transtorno alimentar e estupro na adolescência. As experiências foram narradas no álbum e documentário Dancing With the Devil (2021).
Holy Fvck sinaliza uma mudança genuína. No ano passado, Lovato se assumiu como não-binária, lançou um brinquedo sexual e foi caçar OVNIs no deserto; resumindo, parece que ela finalmente está se divertindo. O seu novo álbum remete aos sons pop-punk de sua estreia em 2008, Don’t Forget, com Skin of My Teeth em algum lugar entre McFly e Foo Fighters. Mas também há alguns momentos emocionantes e sombrios, como em Eat Me (ft Royal & the Serpent), com sua rotina industrial, mudanças de ritmo e gritos furiosos. Sua ambição corajosa é uma coisa de substância em si.
Uma nova tour
Demi desembarcou no Brasil com sua Holy Fvck Tour, a novíssima turnê lançada há menos de quatro semanas nos Estados Unidos. Por aqui, ela se apresentou em três cidades e segue para outros países da América do Sul. Ela decidiu começar a turnê em solo brasileiro por ter um carinho muito grande pelos fãs daqui. No line-up, as músicas de seu ainda mais recente disco Holy Fvck, lançado em 19 de agosto, apareceram entre alguns sucessos anteriores da Demi, tudo com a roupagem punk rock que é a assinatura da cantora atualmente.
Ao compararmos a última turnê da Demi Lovato (Tell Me You Love Me Tour) que nunca chegou a acontecer no Brasil por conta dos problemas já citados, com a Holy Fvck vemos distinções fortes. Em Tell Me You Love Me, por exemplo, ela troca de roupas várias vezes, temos vários dançarinos e vídeos que combinam com a música. Toda essa performance e pirotecnia são descartadas na nova era da Demi. E o resultado é admirável. Lovato segura bem os vocais e a postura roqueira em performances simples. Em seu novo álbum, ela detalha nas letras a experiência pessoal de superar a dependência química em um ritmo frenético.
Na sequência inicial do show em Belo Horizonte, que aconteceu na primeira sexta-feira de setembro (02), ela aparece de look bem punk com uma blusa que faz referência a uma das músicas mais amadas pelos fãs, além de uma guitarra em mãos para a sequência de Holy Fvck, Freak, Substance e Eat Me. Entre uma faixa e outra, interage com a plateia. Arrisca um português e apresenta a banda feita apenas por mulheres. Após a sequência das músicas de seu novo álbum, Demi traz um versão mais rock de suas músicas antigas, tal como Confident, Here We Go Again, La La Land e The Art of Starting Over.
Para o show de abertura, Lovato convidou Jennifer Souza, veterana do cenário independente que transita entre o MPB e o folk. Jennifer trouxe em seu repertório músicas de suas bandas Moons e Transmissor, além de algumas músicas solos. Mesmo não sendo conhecida entre os lovatics, a mineira cativou os públicos com suas músicas e encerrou seu show com uma versão lenta de Cool For The Summer.
Demi Lovato conhece seu público e o público a conhece. Em um show descomplicado e com músicas nostálgicas, ela cativa o público, mesmo quando os fãs mineiros pedem por uma música que não estava no lineup. Give Your Heart a Break foi pedida diversas vezes durante o show em Belo Horizonte, mesmo com uma cara de quem tenta entender o que os fãs pediam, Lovato ignorou e seguiu o repertório que os fãs já sabiam. Demi também apresentou dois covers mesclados com suas músicas, dentre eles temos Iris, do Goo Goo Dolls, que combinou perfeitamente com a emocionante Ever 4 Me e La La, de Ashlee Simpson, que tirou os high note de La La Land.
Um dos pontos mais altos do show veio durante Skyscraper – faixa do álbum Unbroken, quando a plateia ergueu os celulares e balões brancos. A música simboliza um dos momentos mais emocionantes da carreira.
Simples e marcante
Demi Lovato preenche o palco e cativa durante o show mas não faz grandes interações com os fãs. De modo geral, a apresentação foi simples e bem recebida pelo público, principalmente os arranjos em rock de seus sucessos antigos e uma line-up coerente.
Demi segue levando sua turnê pela América do Sul: Argentina (09) e Chile (13). Logo depois vai direto para os Estado Unidos. Ainda não temos previsão para shows na Europa.
Setlist Demi Lovato em Belo Horizonte (02/09/2022)
- HOLY FVCK
- FREAK
- SUBSTANCE
- EAT ME
- Confident
- Here We Go Again
- Remember December
- La La Land / La La
- Don’t Forget
- The Art of Starting Over
- 4 EVER 4 ME / Iris
- Sorry Not Sorry
- CITY OF ANGELS
- Skyscraper
- 29
- Heart Attack
- SKIN OF MY TEETH
- HAPPY ENDING
- Cool for the Summer