Fala Galera!

A equipe do Suco de Mangá tem o orgulho de apresentar mais um Top Suco!

O Top Suco traz, segundo a opinião dos editores, os melhores representantes das diversas categorias que serão exploradas.

Pra completar o tema da semana passada que foram Melhores Mangás, esta semana você confere os Melhores Animes!

Em mais uma edição especial, contaremos com o Top 5 de cada editor: Donis, Bellan e Franja!

Confira as Listas!

—————————————————————

Top 5 Donis

01. Fate Stay Night

Fate conta a história de grandes heróis da humanidade envolvidos em uma antiga guerra secreta – provocada por poderosos clãs de magos – em busca do cálice sagrado.  É o que a série aparenta nos primeiros episódios. Na verdade há muito mais do que isso…

A história de Fate é sobre superação. Superar as dificuldades, superar a si mesmo e superar o destino. Vale a pena observar a obra com um olhar mais crítico e apreciar a metalinguagem presente.

A animação, que deriva de um graphic novel de sucesso, apresenta qualidade gráfica e uma fantástica trilha sonora. As aberturas são muito bem trabalhadas, assim como os encerramentos. Confesso que prefiro a musica da primeira abertura e a animação da segunda… ;x

Até a metade da série a história se desenrola de forma a trabalhar a personalidade das personagens e criar empatia com o espectador. É a partir da segunda metade que a coisa pega fogo e começam a ser resolvidos os conflitos – seja na porrada ou seja na diplomacia.

A animação ganhou um filme com a ‘realidade alternativa’ “Unlimited Blade Works” – pois esta história só aconteceria caso o protagonista tivesse modificado suas escolhas. O filme explora melhor os personagens Thosaka Rim e seu ‘servant‘ Archer, mas não tem tanto tempo quanto a série para desenvolver a história. Entretanto, em minha opinião, UBW é o melhor de Fate!

FSN

02. Fullmetal Alchemist Brotherhood

A dramática história dos irmãos Elric ganha a merecida segunda posição.

Brotherhood foi escolhido por sua animação muito bem trabalhada e devido à maior fidelidade com a história do mangá – o que garantiu ao anime a mesma qualidade de enredo da obra impressa. A trilha sonora desta versão é de arrepiar! Mesmo! Sem contar as aberturas e encerramentos que ilustram perfeitamente os respectivos momentos da história – ainda que com um pouco de licença poética.

Com uma trama envolvendo sacrifício pessoal, hierarquia militar e jogos políticos, FMA:B cativa dês do primeiro episódio e surpreende no desenrolar dos fatos.

FMAB
Os alquimistas vestiram até social pra aparecer aqui no Top suco!

03. Shingeki no Kyojin –  Attack on Titan

Não é pra menos que este anime está em meu top: foi Attack on Titan que me fez voltar a ver animes – eu estava em um hiato gigante e não pretendia voltar tão cedo.

Uma trama cheia de mistérios e momentos de tensão marcam esta animação. A história da humanidade, que se salvou por pouco da extinção total, passa pela tênue linha entre esperança e desespero. É interessante observar como o autor explora as características dos personagens para dar vida à narrativa.

Os encerramentos demonstram qualidade e seguem à ambientação. Agora, as aberturas… a primeira abertura foi o que me chamou a atenção para ver este anime, com uma musica fantástica e envolvente. Já a segunda abertura traz uma melodia com o mesmo nível de qualidade da primeira e com uma animação superior! Fica difícil decidir qual é a melhor…

Apesar de gostar muito da história como um todo, deixei para citar Shingeki no Kyojin no Top Animes devido à qualidade gráfica da animação. Uma das melhores que já vi. Deixa muitos filmes e especiais no chinelo!

SNK

04. Death Note

Tão bom quanto o mangá, a versão anime de Death Note não poderia deixar de aparecer neste top.

A ambiguidade moral, marca registrada da obra, está presente na animação e desta vez tem a ambientação de uma trilha sonora impecável, uma dublagem excelente e aberturas e encerramentos que inserem o espectador no universo das mentes geniais que povoam a trama. A adaptação foi relativamente fiel, com exceção do final. Apesar de gostar mais do mangá, confesso que fiquei igualmente vidrado nos episódios e – apesar de já saber o que vai acontecer – aflito com o desenrolar da trama!

DN

05. X/1999

Mais uma excelente adaptação de uma obra polêmica. O fim do mundo de 1999 e a eterna luta entre o destino e a liberdade de escolha voltam em versão animada!

X/1999 traz para a animação o requinte das meninas da CLAMP com excelente dublagem, trilha sonora, abertura e encerramento.

Como citei no ‘Top Mangás’ – o Top Suco da semana passada – a história permanece semelhante até, digamos, metade da obra. Na metade final o desenrolar se mostra completamente diferente da versão mangá e do filme que viria depois. Vale a pena conferir os três!

X

—————————————————————

Top 5 Bellan

01. Neon Genesis Evangelion
Foi marcante quando vi pela primeira vez o anime sendo exibido pela Locomotion e não dá para esquecer o boom que ele causou por aqui, e claro, no mundo 😀 Possui a sequência de cenas mais bacana que já vi nas animações japonesas: Quando os 3 EVAs entram junto em combate pela primeira vez. Fora isso, a ideia de Tóquio 3, a temática “nova era” e todo aquele hype de apocalipse no fim da década de 90. Quem não sabe cantar a música de abertura né?

top1

02. YuYu Hakusho
Yusuke é um dos poucos protagonistas que tem carisma e junto com toda sua trupe, foi responsável pelas lutas mais alucinantes que já vi. A série unia com doses certas o contexto de batalhas, drama e até mesmo investigação sobrenatural. Destaque também para a trilha sonora também!

top2

03. Dragon Ball
Nostálgico em lembrar dos sábados animados do SBT – só não tenho boas lembranças em lembrar que nunca passava da torre de Karin. Dragon Ball é sinônimo de aventura e o universo que Toriyama criou com seus “humanos” animalescos é tão bizarro que é legal. Isso é o que eu gostava mais dessa fase que a do Z: A exploração do universo, a inocência de Goku e até  mesmo o fato dos humanos vivendo juntos com dinossauros!

top3

04. Wolf’s Rain
Unir lobos e filosofia humana num mundo cyberpunk foi o que me atraíram a assistir esta série e foi o estopim para que eu começasse a assistir séries mais curtas. Detalhe que toca uma música brasileira em um dos episódios da série.

top4

05. Haibane Renmei
Este é um dos animes mais lentos – assim como Serial Experiments Lain, que por sinal é dos mesmos criadores – e um dos poucos que abordam a temática espírita e religiosa. A trama gira em torno de Rakka, uma cidade toda murada, em um universo diferente do nosso, e mais: Ela possui asas! E assim ela tenta descobrir suas origens e do porquê estar ali.

top5

—————————————————————

Top 5 Franja

01. One Piece
Mesma descrição de quando escolhi One Piece como melhor mangá de todos: Melhores personagens, melhor trama e sempre emocionante! Somado com um excelente trabalho de animação e dublagem. One Piece é foda demais! Vamos zarpar! o/
01 one piece
02. Great Teacher Onizuka
Melhor comédia com o professor mais foda de todos! Sem contar que é sempre muito emocionante! Além de divertir, GTO é uma lição de vida, todos deveriam assistir.
02 great teacher onizuka
03. Gintama
É o anime mais maluco que já vi! Comédia escrachada e, ao mesmo tempo emocionante. Sem contar os personagens que são demais!
03 gintama
04. Rurouni Kenshin
Uma das histórias mais bonitas que já vi. Lembro que, na época que assistia, admirava muito o Kenshin e lembro disso até hoje. Rurouni Kenshin é um clássico e recomendo a todos!
04 rurouni kenshin
05. Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin
Rainbow mostra o conceito de amizade, já muito explorado nos animes, de uma maneira mais ‘real’. Esse sentimento é o princinpal fato de eu gostar da obra. Rainbow é pesado, triste e ao mesmo tempo muito bonito, é fácil de afeiçoar com os personagens e suas histórias.

05 rainbow

Menção Honrosa
É difícil escolher apenas 5 animes… Então fica aqui alguns que eu gostaria de ter colocado na lista: Bleach, Toriko, Furi Kuri, Ao no Exorcist

—————————————————————

Gostou? Concorda? Acha que faltou algum?

Comenta ae! A galera do suco quer saber sua opinião!

Nos vemos semana que vem!