Durante os dias da gamescom latam 2026, o público poderia se deparar com um estande recheado de televisores de tubo e mega-drives que brilhavam aos olhos. A BUG, Big Uncle Games, Publisher de jogos retro para Mega Drive, chamou a atenção das gerações novas e velhas que passaram por ali.
O Suco teve a oportunidade de conversar com o Tiozão, da A Casa do Videogame, que é o criador da publisher completando 1 ano de mercado. Dessa forma, fizemos uma entrevista rápida para trazer um pouco do ponto de vista dele sobre a feira e o mercado retro, confira:
Estamos aqui com o Tiozão, um amante dos jogos retro e estamos com ele aqui na BUG, o que você pode falar da BUG?
Tiozão: A BUG é uma Publisher de 1 ano e estamos aqui na gamescom latam com 10 títulos lançados e em amplo crescimento graças a Deus, e colocamos a disposição os 10 títulos para o publico jogar e também comprar. Seguimos fortes nessa luta em manter o retro, manter aquecido e para a Retrocom tem a previsão da adição de mais 5 títulos.
Como você está vendo o pessoal interagindo, as gerações passando aqui no estande da BUG até agora?
Cara, a galera para pela TV de Tubo, e a geração nova nem conhece o que é uma TV de Tubo, e a antiga vê o videogame e para pelo videogame e fica doida. Então é um misto da galera nova conhecendo e a antiga se surpreendendo de achar isso na gamescom e isso é muito prazeroso.
E quando veio essa ideia de criar a Publisher?
Necessidade de mercado, nós tínhamos as fitas reprôs lá (referindo a loja A Casa do Video Game) a quatro anos atrás. Vimos que tinha essa lacuna, muito jogo engavetado e que a galera só jogava pelo emulador ou um everdrive.
E qual recado você daria para o pessoal que está e pretende entrar no mercado de desenvolvimento de jogos, principalmente puxando para o retro game?
Cara eu não posso falar assim, vai e faz, é de cada um. O cara que está desenvolvendo ele vai ter mais facilidades com algumas coisas ou outras, se ele está focando para um Mega ou retro ele vai estar numa lacuna, se o foco for uma Steam, ele pode disparar com foi um Expedition 33. Já um Super Nintendo, Mega Drive é o nicho do nicho.
Eu aproveitei e antes de ter esse bate-papo joguei o beat n’up Stone Protectors, que no começo parece ser bem de boa mas a dificuldade dele escalona bem a ponto de limpar minhas vidas acumuladas. E para setembro de 2026 está chegando o porte de Pocket Bravery!
Dessa forma eu agradeço o tempo e o espaço disponibilizado pelo Tiozão para fazer esse bate papo rápido sobre o estande da BUG. Fique atentos a mais novidades de retro games aqui no Suco!
BUG NA GAMESCOM LATAM
Fotos por: @fotobelga


