Anúncio

Recentemente estive pesquisando sobre casos policiais estranhos, lendas urbanas, contos, folclores, assombrações e coisas relacionadas, então encontrei um mangá recente, baseado em uma lenda urbana: This Man.

A lenda

This Man, para quem não conhece, é uma lenda que remonta aos anos de 2006, surgida em Nova York, em um consultório de psiquiatria. Aparentemente um paciente desenhou o rosto de um homem que surgia toda noite em seus sonhos e mostrou para seu psiquiatra que, intrigado, enviou a imagem para outros amigos psiquiatras que tinham pacientes com sonhos recorrentes. Dentro de alguns meses, quatro pacientes reconheceram o homem como uma presença frequente em seus próprios sonhos também. Todos os pacientes se referem a ele como “este homem” (This man)

Depois de algum tempo, mais e mais relatos do tal homem dos sonhos foram surgindo, rezando a lenda que, desde janeiro de 2006 até hoje, mais de 2000 pessoas alegam ter visto This Man em seus sonhos, por toda a parte do planeta.

O mangá

This Man toma como base a lenda urbana acrescentando-lhe alguns detalhes e adaptações, recheando-a com elementos de suspense, terror psicológico e mistério. O mangá conta a história de Amano Hakarujunsa, um artista forense que trabalha desenhando retrato falado de criminosos no Departamento de Polícia de Kumamoto. A história começa quando uma menina diz ter visto um homem estranho espreitando sua casa. Amano, então, de acordo com as instruções da moça, reproduz o rosto de This Man. Intrigado, resolve enviar o retrato falado para alguns amigos, que esclarecem sobre a existência da lenda urbana por trás daquele rosto.

A história acontece a partir da premissa que qualquer pessoa que veja This Man, morrerá. Nesse contexto, Amano se vê em um caso complexo de assassinatos, tendo que proteger a jovem que viu This Man de tudo e todos. O mangá, de maneira geral, cria uma atmosfera bastante tensa em sua narrativa e arte, com desenhos e passagens densas de assassinatos e um ar de desconfiança muito grande. Amano termina envolvido com algo muito maior do que pode imaginar, tendo que lidar com um caso complicado, cheio de pormenores e reviravoltas.

this man
Capa do primeiro volume de “This Man”

Vale a pena?

This Man vale a pena ser conferido, embora eu consiga formular algumas críticas quanto a certas escolhas do autor em determinados momentos. De maneira geral, a primeira impressão que tive foi de uma história séria e sóbria, com muitos elementos interessantes. Acredito que para aqueles interessados em histórias policiais, com bastante suspense e mistério, vale a pena conferir sim.

Anúncio

Então é isso. Até mais e tudo de bom sempre. Abraços! \õ>

Anúncio