Vindo de uma galáxia muito distante, o Suco teve a oportunidade de ler The Mandalorian, o guia da primeira temporada da série de sucesso do Disney +. Desenvolvido pela Disney, o livro foi publicado no Brasil pela editora Culturama ainda este ano.

À primeira vista o guia parece ser magrinho – conta com 80 páginas divididas em 5 capítulos. No entanto, já é sabido que tamanho não é documento, não é mesmo? Sendo assim, em suas poucas páginas consegue trazer uma grande gama de informações.

Então, nos apresentando A História Até Aqui, o resumo dos episódios da Primeira Temporada, Personagens, Locais, e Meios de Transporte, até mesmo quem nunca viu a sombra de um sabre de luz poderia ficar por dentro da série.

Conhecendo os personagens

The Mandalorian começa recapitulando a história desde O Retorno do Jedi, pra contextualizar o momento em que a série se passa. Em seguida temos o resumo dos oito episódios, capítulo que não se alonga muito. De forma concisa, mas eficiente, todo o enredo é transmitido em seis páginas para entrarmos no capítulo mais bem recheado do guia.

A apresentação dos personagens, como já era de se esperar, começa com Mando, sua história e uma breve explicação da História Mandalore. Com isso, podemos entender mais sobre as origens do personagem, entender melhor sua aversão aos droids e o seu laço com A Criança.

mandalorian culturama
Foto: @sucodm

Além disso, descobrimos alguns segredos dos bastidores, é claro. Por exemplo, que Mando foi interpretado por três pessoas: o próprio Pedro Pascal, ator principal; Brendan Wayne, o especialista em armas que fez as cenas pistoleiras; e Lateef Crowder, especialistas em artes marciais que executou as cenas de luta.

Ainda temos mais informações sobre as inspirações para Mando, e até mesmo para Boba Fett, e sobre as diversas armas que o Mandaloriano usa.

Logo depois vem a seção mais fofa do The Mandalorian, o guia da Criança. Desde sua história até seu amor pelos sapos de Sorgan, o guia entrega aos fãs  mais uma provinha dessa incrível criatura.

De qualquer forma, o que eu mais gostei dessa seção foram as fotos dos bastidores dos titereiros operando o boneco da Criança. E também as fotos da diretora Deborah Chow segurando ela, das cenas da Criança, os bastidores… Acredite, tem muitas fotos da Criança e todas elas são muito necessárias.

Enfim, o capítulo dos personagens é o maior do livro e traz informações, curiosidades e fofocas dos bastidores sobre diversos membros da série. Muito bom.

mandalorian culturama
Foto: @sucodm

Ambientação

Além dos rostinhos bonitos que fizeram parte do elenco, The Mandalorian nos mostra também os locais bonitos que construíram esse universo. Com informações dos planetas, curiosidades e uma breve recapitulação do que aconteceu em cada um deles, este é um verdadeiro guia turístico para os fãs.

Por fim, o livro também tem um guia dos meios de transporte usados na galáxia, desde as tecnológicas naves até os mal-encarados Blurrgs.

Considerações Finais

Em suma, posso dizer que o livro é realmente muito bom. Não apenas de conteúdo, mas também a forma como foi diagramado, distribuição de informações e bom equilíbrio entre os elementos. Além disso, ele possui muitas, muitas fotos e artes conceituais. Ou seja, sentiu saudade de uma cena (ou da Criança) ou quer ver os segredos dos bastidores? Aqui você vai encontrar.

Finalizando, não tenho muito a dizer a não ser que vale a pena ter o livro se você curtiu a série, ou até mesmo se gosta do universo Star Wars e quer saber mais umas curiosidades. Ainda, para os fãs mais saudosos, não são poucas as referências aos primeiros episódios, tanto usadas no guia quanto indicando as usadas na série. De escrita leve e um senso de humor sutil, esse é um livro que vale a pena ter na prateleira. Portanto, jovem Padawan, compre o seu The Mandalorian para não deixar nenhum detalhe passar despercebido. Que a força esteja com você!

mandalorian culturama
Foto: @sucodm

COMPRE NA AMAZON

REVIEW
The Mandalorian - guia
Artigo anteriorEntre Rosas | Review
Próximo artigoGenshin Teleport no Barra Shopping – Rio de Janeiro
Jaqueline
Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.
the-mandalorian-guia-culturama-reviewApós décadas de terror e opressão, o Império Galáctico não existe mais e a Nova República surgiu em seu rastro. À espreita nos confins do espaço, longe da autoridade governamental, um lendário caçador de recompensas conhecido como o Mandaloriano vive de acordo com um código antigo, em uma luta implacável pela sobrevivência. Mas, ao ser contratado para recuperar uma encomenda preciosa para um cliente misterioso, o pistoleiro logo percebe que o mal ainda está à solta, forte e resistente como o aço beskar. Como deve ser... Essa é a maneira para aprender tudo a respeito do Mandaloriano! Por meio de informações do set de filmagem, curiosidades, fotos de produção e arte conceitual original, esta publicação o levará em uma jornada pelos Territórios da Orla Exterior. Descubra tudo a respeito da Criança, dos novos planetas e dos meios de transporte e torne-se um integrante pleno do clã do Mando.