Talvez o filme mais aguardado de 2020, Tenet passou por adiamentos devido a pandemia e foi lançado ao cinema junto ao serviço de streaming da HBO, planejamento este da Warner que fez o idolatrado Christopher Nolan se irritar com essa decisão. Nós nunca vamos saber se esse filme seria um sucesso de bilheteria, afinal o nome do diretor vende muito, porém Tenet flertava com a confusão mental, um filme dentro da média, mas com certeza o mais fraco do diretor nos últimos anos.
O conceito de entropia refere-se a desordem e aleatoriedade do sistema físico, mastigando ao máximo possível, seria a possibilidade de tudo começar a andar para trás de forma aleatória, começar pelo fim e terminar no início; uma bala voltar para o pente da arma, por exemplo.
Pegue esse conceito e faça ele agir de forma controlada, isso foi o que Nolan fez em Tenet, e acredite, funcionou perfeitamente e se mostrou claro. Quanto a isso é uma questão de prestar atenção junto com a música de fundo, Nolan sempre soube casar todo o quebra cabeça em tela com a música, e Tenet segue o padrão Nolan que nós conhecemos bem e o fez ser um dos pilares que sustentam o cinema moderno. Tenet apresenta a entropia por meio das investigações criminais e situações policiais, dentro de uma missão para salvar o mundo, e o mais chocante de tudo isso é que fez sentido, sem nem precisarmos estar familiarizado com o conceito.
Plots e desenvolvimento trabalham mais arrastado na mão do diretor, mas graças a um grande roteiro, o filme consegue te prender e ser uma obra aclamada pelo público, mas todos nós erramos um dia não é? Pensando em Nolan, espera-se uma grande história, mas o que foi entregue foi um roteiro de filme policial bem básico e padrão hollywoodiano em uma reflexão bem feita. Alguns podem achar que foi o ápice da bagunça, mas não, o roteiro é que não segura a grandiosidade do que Nolan quis trabalhar e Tenet resultou em uma obra impecável e simplória.
Christopher Nolan está de volta, mas não veio com tudo, Tenet prometeu muito e entregou metade, não chega a ser decepcionante, mas se mostrou bem simples e objetivo para algo que parecia grandioso. Culpa da nossa expectativa? O seu nome vende mais o filme que um trailer? Um roteiro fraco que não supriu o peso do conceito de entropia, provando que até os gênios estão fadados ao erro.