Recentemente, Taemin e Key, membros do boy group SHINee, estiveram envolvidos em uma polêmica nada legal. Os dois fizeram comentários coloristas a respeito do tom de pele do parceiro de banda, Minho. Entenda como tudo ocorreu.
O SHINee postou em sua conta oficial no X (Twitter) o link de uma entrevista dos três membros no Youtube, onde eles estavam deitados em uma cama batendo papo entre si. Em determinado momento, Minho, que é praticante de esportes, convidou os amigos para jogar golfe com ele um dia, e Taemin aproveitou a deixa para comentar que achava que o colega deveria passar mais protetor solar quando fosse jogar, pois já estava ficando “bronzeado demais”, e alegou, entre risadas, que só conseguia enxergar seus dentes e o branco de seus olhos. Para completar, Key perguntou ao rapaz “porque você se bronzeia tanto?”, e disse que se apagassem as luzes, não o enxergariam mais, e em seguida ficou fingindo que o procurava pela cama, como se não o visse, repetindo “onde está o Minho?”. Ele não os repreendeu, mas era notável seu desconforto enquanto ambos continuavam rindo.
Fãs do mundo inteiro imediatamente começaram a responder o post repreendendo as falas dos integrantes, as quais foram consideradas racistas e insensíveis com os Shawols (fandom oficial) internacionais de diferentes etnias, e pediram uma retratação por parte deles. A SM Entertainment, empresa responsável pelo grupo, e a PRISM, produtora central, parecem ter visto os comentários e retiraram o trecho ofensivo do vídeo, deixando o resto do conteúdo no ar.
Toda a mobilização para chamar a atenção dos artistas por meio das redes sociais deu certo. Hoje (28 de setembro), os dois, e até mesmo a PRISM, publicaram seus respectivos pedidos de desculpas nos stories do Instagram oficial do grupo. Key também postou em seu perfil pessoal.
Confira o pronunciamento de cada um:
“Aqui é o Taemin do SHINee.
Minhas sinceras desculpas por qualquer desconforto e dor causadas pelos meus comentários inadequados no conteúdo recente.
Graças aos fãs, eu entendo perfeitamente por que os comentários que eu fiz foram desrespeitosos, e eu me esforçarei para ser mais cuidadoso com o meu comportamento e palavras no futuro.”
“Aqui é o Key do SHINee.
Eu peço profundas desculpas pelas minhas falas insensíveis no conteúdo recente.
Eu passei por um longo período refletindo no feedback de fãs que se decepcionaram com meu comentário.
Eu serei mais cuidadoso para garantir que minhas palavras e ações sejam mais atenciosas no futuro.
Peço sinceras desculpas.”
“Olá, aqui é a PRISM, produtora central do SHINee.
Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram decepcionados e magoados pelo conteúdo que recentemente foi postado no canal do SHINee.
Comentários inadequados que não foram mal intencionados foram incluídos na conversa entre os membros.
Assim que nós tivemos conhecimento do problema, removemos imediatamente o trecho.
Nós levamos o feedback dos fãs a sério e agora conseguimos entender o quão desrespeitosos aqueles comentários foram.
Ambos, Key e Taemin, estão profundamente arrependidos pelo seu comportamento e refletindo para fazer melhor no futuro.
Seguindo em frente, seremos mais cuidadosos e atentos para evitar recorrência.
Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas pelas nossas ações.”
Taemin também chegou a se pronunciar pelo aplicativo Bubble, por onde costuma se comunicar diretamente com os fãs. Veja o que ele disse lá:
“Eu só quero compartilhar boas notícias com você.. Me desculpe por hoje.
Eu ainda tenho muito o que aprender… Mas continuarei tentando o meu melhor para ser uma boa influência. Eu quero fazer todo mundo feliz.
Vocês sabem, eu… Eu sou grato por as minhas palavaras poderem trazer alegria para alguém. Mas, por outro lado, alguém pode se ferir com as minhas palavras ou com a pessoa que eu sou, mas eu quero me tornar mais maduro nas as minhas falas e ações”.
Admiradores ao redor do mundo estão parabenizando a atitude dos ídolos em reconhecer o erro publicamente, algo que não costuma acontecer com frequência na indústria do K-Pop, e espera-se que o exemplo se perpetue caso aconteçam situações de mesmo cunho com idols futuramente.