A Japan House, iniciativa que tem como objetivo divulgar a cultura japonesa, nos convidou para conferir de pertinho o lançamento da sua mais nova exposição: Sutorīto Fashion. Essa é uma viagem temporal através da moda das ruas do Japão desde a década de 50 até os dias atuais.
Sutorīto Fashion
No andar térreo da instituição, através de um labirinto fotográfico, é possível entender mais sobre os aspectos culturais e estéticos que impactaram a moda de rua japonesa. Desde a importação de filmes americanos, até o impacto dos smartphones atualmente.
Então, com mais de 100 registros fotográficos é possível ver de perto várias das “tribos” que conhecemos em outras mídias, como mangás e animes. Fica mais fácil entender todo o aspecto histórico-cultural dos kaminari-zoku (motoqueiros que já foram protagonistas em Tokyo Revengers), as gals (que podemos encontrar em Peach Girl) e ainda as tão famosas lolitas.
Além disso, a exposição tem o cuidado de explicar como o impacto de guerras, imigração e acidentes afetam diretamente na moda. Por exemplo, como quando há uma escassez de recursos, ou ainda enfrentamos uma pandemia.
Estreando dia 25 de junho, a visitação a instituição é gratuita e o agendamento é online, caso seja uma preferência do visitante. Porém, para quem quiser apenas chegar, também é uma opção. A exposição deve ficar até 20 de outubro, e a Japan House funciona de terça a domingo.
Inclusive, enquanto vendo a Sutorīto Fashion, aproveite a oportunidade para subir e dar uma olhada em “EFEITO JAPÃO: MODA EM 15 ATOS”. Essa é uma outra exposição que também aborda a moda japonesa, mas dessa vez sob o olhar da alta costura, com 15 modelos icônicos de designers japoneses.
Por fim, gostaria de divulgar mais uma vez o incrível Ciclo de Mangá, que é um encontro mensal para a discussão de títulos. O mangá de junho foi A Lanterna de Nix, de Kan Takahama, que aconteceu no dia 29 de junho. Quem quiser participar dos próximos, só é necessário retirar uma senha 30 minutos antes do encontro.