J-rock, ou o rock japonês, não é exatamente uma novidade no Brasil. Afinal, faz alguns anos que os eventos de anime tem convidado as bandas para se apresentarem em nosso território, e conquistarem cada vez mais fãs. Em 2023 será a vez de Survive Said The Prophet, e hoje iremos conhecer mais sobre o grupo.
Lançamento, formação inicial e mudanças
Formada originalmente em 2011, a banda surgiu com membros de outros grupos que resolveram dar uma repaginada no seu estilo e produção. Então, Survive Said the Prophet, ou SSTP (SABAPURO), nasceu em Tokyo com uma premissa de ser um conjunto de rock, pop, R&B e eletro. Seu vocalista principal, Yosh, estudou nos Estados Unidos e resolveu agregar as letras justamente o fato de ser bilingue, oferecendo uma experiência em japonês e inglês.
Sua formação original consistia em Ivan Kwong (guitarra), Sho Okada (bateria), Yudai Kato (baixo), Takuya Suzuki (guitarra) e Yosh Morita (vocal). Primeiro, eles começaram com lançamentos limitados como os singles “MelaM” e Cocoon” que tinha apenas 1000 cópias de cada. Posteriormente, em 2015, eles lançaram “Course of Action” seu primeiro álbum de estúdio. No mesmo ano o guitarrista Takuya sairia do grupo.
Em 2016 Tatsuya Kato se juntou ao SSTP como guitarrista e eles lançaram seu novo álbum FIXED, além de realizaram sua primeira turnê. Já 2017 eles lançariam seu terceiro álbum, “Wabi Sabi”, que aumentaria sua popularidade de maneira exponencial, garantindo uma nova turnê no mesmo ano.
Yudai Kato oficialmente deixaria o grupo em 2021, deixando Survive Said the Prophet com uma formação de quatro membros que permanece a atual até o dia de hoje.
Animações e trilhas sonoras
No entanto, o que deixou Survive Said the Prophet realmente conhecido foram suas participações em animes e trilhas sonoras. Em 2018 a banda faria sua estreia com NE:ONE, faixa utilizada no longa Code Geass: Lelouch of The Rebellion III – Glorification, e mais tarde com Found&Lost, primeira abertura do anime Banana Fish, e RED, segundo encerramento também de Banana Fish. Após, a banda ainda faria as aberturas dos animes Vinland Saga (2021) e Tokyo 23th Ward (2022).
Banana Fish – RED
A popularidade dos animes impactou tanto no crescimento do grupo, que se você for nos comentários dos singles só da o pessoal chorando por causa do final de Banana Fish que é de partir o coração (eu inclusa, fiquei uma semana ouvindo RED e sentindo meu peito apertado).
Show no Brasil
Agora, em 2023, o grupo finalmente irá conhecer o país e se apresentar pela primeira vez para plateias brasileiras no evento Anime Friends 2023! Portanto, eles estarão presentes no dia 15 de julho, sábado, às 17h no palco principal. É uma oportunidade de ouro de não só escutar sua trilha sonora favorita de anime triste, mas também de ouvir j-rock de pertinho! Além disso, o show é aberto para todos que estiverem no evento, e promete ser uma lembrança que ficará para sempre com os ouvintes.