Superfuse é um jogo de Hack’n’Slash ARPG isométrico, desenvolvido pela Stitch Heads Entertainment e publicado pela Raw Fury. Então, no mundo de Superfuse a humanidade escapou da Terra que estava lentamente morrendo e essa fuga foi financiada pela elite corporativa.
Enredo
Quando a Terra sucumbiu debaixo do peso da nossa ganancia, a elite corporativa veio nos resgatar. Nós nos espalhamos no Sistema Solar, debaixo das regras da elite, que se consideram agora a Diretoria da Humanidade. Somente uma coisa ameaça o seu governo, eles não são imortais. Com tecnologias genéticas eles buscaram se tornar eternos, logo depois se tornaram deuses. Enquanto isso a humanidade se agarrava a vida por séculos. Aos poucos a gratitude pela salvação se tornaram gritos e revoltas. Então uma nova ameaça emergiu, a Corrupção, colocando em risco toda a humanidade. Mais uma vez os deuses nos salvaram, eles fizeram os Executores. Com o poder dos deuses, esses heróis combateram a Corrupção e viraram o punho dos deuses entre as colônias. Agora os Executores patrulham o Sistema Solar, lutando pelos deuses, fazendo o que fosse necessário pra manter a ordem.
“Superfuse é uma carta de amor à Diablo 2 com algumas mudanças”
Logo quando comecei a jogar o Superfuse eu percebi que ele tinha muitas semelhanças com a estrutura de Diablo 2. Então, pra minha surpresa, a desenvolvedora deixou bem claro na descrição do jogo que Diablo 2 influenciou fortemente o desenvolvimento do Superfuse.
Sendo assim, o andamento do jogo é aquele famoso “vai pra tal lugar, derrote X inimigos” e cada missão você vai se aprofundando na história do jogo. Mas, além disso, eles também colocaram uns “temperos” novos nessa mistura, como por exemplo o Sistema de Fusão.
Atualmente, Superfuse está com Acesso Antecipado, e até a postagem dessa matéria somente 3 classes estão disponíveis, o Berserker, a Elementalist e o Technomancer. Portanto, cada classe tem 3 ramos diferentes com jogabilidade e habilidades bem diferentes.
Nesse contexto, o Sistema de Fusão modifica cada habilidade que você possui, resultando em muitas possibilidades pra cada habilidade que seu personagem tem. A cada nível obtido a capacidade de fusão que você pode equipar aumenta. Ou seja, ao longo do jogo você pode equipar mais modificadores em suas habilidades tornando elas cada vez mais fortes e efetivas.
Pontos Positivos
Toda vez que eu vou jogar algo em Acesso Antecipado já vou me preparando pra uma performance ruim, mas não é o caso de Superfuse. No menu principal e na criação de personagem, a performance estava “regular” e pra minha surpresa ao entrar no jogo em si, era uma outra performance. O jogo estava liso, sem travamentos ou qualquer tipo de problema durante toda a jogatina. Isso é algo que está cada vez mais raro no cenário atual de games, o motor gráfico utilizado no Superfuse é o Unreal Engine 5.
Como você é um Executor no Superfuse, fica claro a sensação de “herói dos quadrinhos” dentro do jogo. As animações, a interface e ambientação foram muito bem desenvolvidas focando nesse tema. Você consegue ligar facilmente as classes disponíveis à personagens famosos dos quadrinhos e filmes.
Pontos Negativos
Se tem algo que todos os jogos isométricos sofrem, é no balanceamento das habilidades e no Superfuse não é diferente. Por mais que eu adorei o Sistema de Fusão, ele é totalmente desbalanceado. O problema é que a capacidade de fusão que seu personagem tem é atribuído ao seu level e não a uma habilidade em si. Ou seja, na prática você acaba colocando tudo na sua habilidade principal e nada nas outras. Então você fica travado sempre a uma habilidade de altíssimo dano com todos os modificadores e outras habilidades de suporte sem nenhum modificador, limitando a criatividade dos jogadores para novas combinações e novos combos.
A tradução para PT-BR também deixa a desejar, pois ela está feita pela metade. Às vezes o nome da habilidade está em inglês e a descrição dela em português, entre outros exemplos. Por mais que isso pode ser somente um bug, e esse tipo de problema é facilmente resolvido, faltou fazer essa revisão antes do jogo sair para Acesso Antecipado.
Agora vou citar alguns outros problemas que pro meu entendimento, para um jogo no Acesso Antecipado, não são significativos pois o jogo ainda está sendo desenvolvido, ou seja, ele não é um produto final.
Existem vários bugs “bobos” que não afetam a gameplay durante todo o jogo. Por exemplo, uma porta interativa que não está alinhada com o cenário, ou um inimigo que fica travado atrás de uma parede, mas você consegue acertá-lo normalmente. Você também percebe que existe uma falta de variedade nos os inimigos e isso faz com que o Superfuse fique meio repetitivo. Mas como salientei isso pode ser pelo fato do jogo ainda estar em desenvolvimento.
Considerações Finais
Superfuse está disponível somente para PC, na Steam, e o valor para adquirir o jogo é de R$73,99. Por se tratar de um jogo ainda em desenvolvimento, recomendo adquirir o Superfuse somente em alguma promoção e também antes de adquirir, dê uma investigada no desenvolvimento do jogo. O Superfuse tem potencial de virar um ótimo jogo isométrico.