Está na hora de calçar as sapatilhas vermelhas mais uma vez e correr para salvar o mundo do Dr. Eggman e seu plano de dominação mundial. Sonic Superstars é o novo titulo da franquia do nosso querido Sonic que chegou acelerando no ultimo dia 17 de outubro. Prepare o pedaço de bolo e junto com Suco, venha conferir nossa review de Sonic Superstars.

A nova jornada do Sonic

Sonic Superstars traz a jornada de Sonic e seus amigos para as místicas ilhas de Northstar, onde Dr. EggmanFang e um misterioso novo aliado, estão transformando os animais da ilha em Badniks.

Assim como o clássico do Mega Drive, o enredo não é o foco principal. É como um café da manhã com ‘ovos’ e bacon. Mas não desmerecendo, a SEGA fez conteúdos de apresentação como Trio of Trouble disponível no canal oficial do Youtube. Mas durante a gameplay você vai assistir pequenas animações que vão incorporando a história e algumas descobertas dessa nova região.

E olha uma coisa que esse Sonic não deixa a desejar são as novas áreas e seus desafios ao longo do jogo. Além de contar com elementos 3D nos traços a movimentações e transições de plano, Sonic Superstars é cheio de cor e intensidade trazendo aquela vontade de explorar cada canto e descobrir os mistérios. Não poderia deixar de lado a pequena homenagem logo no primeiro ato de Bridge Island à Esmerald Coast de Sonic Adventure com um final onde você escapa de um grande peixe Badnick fazendo a referencia a clássica Orca.

Porém um conceito marcante de Sonic Superstars que é o multi-jogador atrapalhou um pouco da fluidez do jogo em algumas zonas quando o assunto é jogar sozinho e com o Sonic, mas vamos voltar nesse assunto. Outra novidade são os poderes das Chaos Esmerald que Sonic e seus amigos podem utilizar para descobrir novas rotas e derrotar inimigos.

Sonic Superstars
Imagem Divulgação

Com grandes poderes, vem a dificuldade

Quando você estiver explorando cada Zona, você poderá encontrar os portais de Sonic Superstar. Você poderá relembrar os antigos desafios de modo pinball para coletar moedas do jogo nas Fases Bônus, ou apenas um teleporte para uma área no próprio mapa ou o grande anel que permite o minigame para coletar a Chaos Esmerald.

Com um conceito meio Nights, você vai se lançando e alçando pontos em um universo tridimensional e tem que se posicionar para dar alvo na Esmeralda. É interessante a proposta da Fase Especial, mas fraca no meu ponto de vista por ser altamente repetitivo.

As Esmeraldas são um destaque, ao mesmo tempo positivo e negativo. Ao longo da franquia Sonic sempre teve a tentativa de trazer algo novo a mais e em Sonic Superstars percebemos que os poderes são requeridos mas alguns como Water, a forma de água, só serve em 4 zonas, enquanto o Avatar traz vários clones atacando os inimigos da tela e coletando recursos a ponto de você conseguir se perder na tela e muito forte contra os chefes.

A ideia me trouxe a sensação do Sonic Colors mas para curtir com seus amigos, já que todo check point os poderes das esmeraldas são restaurados. Claro que jogando sozinho, os poderes trazem algumas facilidades para bater o level design, como por exemplo o Bullet, você alcançar a parte superior da fase com dash durante a duração do efeito  é muito forte, porque são as áreas de velocidade e dessa forma você termina mais rápido.

Sonic Superstars
Imagem Divulgação

Cuidado ao sair, tem graxa de Badnik no chão

Agora a parte que mais pega nesse jogo, a movimentação e a resposta do controle a isso! Tudo o que você quer com o Sonic é velocidade certo? Mas para dar a ignição nesse motor nosso ouriço azul parece estar com a sola gasta. Existe uma trava, principalmente jogando com o Sonic na questão de iniciar o movimento e é obvio que você percebe que na sua velocidade total é também controlada.

O motivo é a interação multi-jogador que é a proposta de Sonic Superstars. Não é um jogo solo somente, e então que paga a conta do bar é o Sonic. Tails, Knuckles e Amy tem suas habilidades mas nunca foi o forte deles correr mais rápido. Tails alça alturas com seu voo, Knuckles explora com seu voo e sua escalada, enquanto Amy mete porrada na geral pulando e girando. Todos podem usar os poderes da esmeralda para auxiliar a jornada.

Mas Sonic Superstars tem pequenos problemas que podem frustrar um pouco a experiência de jogo. Principalmente nas fases onde você tem inimigos e muitos efeitos acontecendo, percebi projéteis desaparecendo e pimba, tomei dano de onde? Outra situação são os clássicos crushers, áreas onde a fase tenta te esmagar, nesse momento a hit box do personagem e da plataforma poder estar meio conturbadas e você acaba morrendo.

Eu disse Hitbox, e ai que mora o desastre: Os Chefes. Tem hora que é obvio qual é o ponto fraco, e claro que depois de um acerto tem a clássica proteção de invulnerabilidade dele. Mas tem horas que o jogo computa alguns frames diferente e você acaba travado, ou até mesmo um projetil do chefe não tem colisão com o cenário e te acerta e que tal ser clipado para a morte?!

Sonic Superstars
Imagem Divulgação

Eu, vocês e uma novidade

Então lembra do terceiro personagem que acompanha Dr. Eggman e Fang? O nome dela é Trip, The Sungazer e assim que você fecha o Modo História, você tem a História da Trip e ela como personagem jogável. Ela é incrivel de se jogar, não é atoa que muitos atos foram feitos para a mecanica dela.

Ao ativar o segundo pulo, Trip lança suas escamas espinhosas que permite que ela grude na parede e ande por elas. E dessa forma você pode aventurar verticalmente mais fácil e mais rápido que o Knuckles. E é com ela que eu tive meu momento de largar o controle e ir dar aquela respirada na janela e GRITAR.

Na história, Fang contrata Trip para ajuda-lo, já que Dr. Eggman o contratou para desvendar e ajudar no processo de dominação das Northstar Islands, terra natal de Trip. E é na boss battle contra ele que a equipe da Sonic Team levantou uma barra de dificuldade que olha, estão de parabéns, errou um passo é morte na certa, há e não tem vidas em Sonic Superstar, super amigável para elevar a barra de dificuldade do jogo. Lembrando que é um modo jogador único, mas ela também fica disponível no modo história para jogar. Mas a história dela não é o fim de tudo…

Sonic Superstars
Imagem Divulgação

Uma renovação necessária

Sonic Superstars está longe de ser um jogo perfeito, porém eu senti a essência dos antigos clássicos junto com a modernidade e o fator principal disso é a trilha sonora. A SEGA e o Sonic Team acertarão em cheio trazendo Tee Lopes novamente junto a Jun Senou e a equipe de som da SEGA. Cada música de cada Ato traz um carinho especial que faz você curtir do começo ao fim.

Não sei quanto ao Battle Mode que está presente, vejo como uma diversão extra naquela jogatina com amigos presencialmente. Por mais que tenha modo online e todo o recurso da loja para você montar seu avatar com as moedas douradas do jogo, não consegui jogar uma partida sequer, só contra a IA.

Gostaria de agradecer a SEGA pela disponibilização de Sonic Superstars para essa review. E para você que gostou ou matou a curiosidade, Sonic Superstars está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC (Steam e Epic Games). Consulte os valores e se você ama ver conceitos de arte e de quebra receber toda trilha sonora, além de mimos para o Battle Mode, dá uma checada na versão Deluxe de Sonic Superstars. Não deixe Dr. Eggman dominar o mundo, corra e salve o mundo mais uma vez e acompanhe o quadrinho disponível no site oficial.

REVIEW
Sonic Superstars
Artigo anteriorPokémon Sleep atinge 100.000 Anos de Sono
Próximo artigoRed Hot Chilli Peppers | Suco Apresenta
Soket
O Soket é um cara comum que geralmente tem umas idéias de conteúdo ilógico, consegue ser um piadista ruim em 99,9% dos casos. Gosta de um bom e velho rock n’ roll além de jogar RPG de mesa. Se um apocalipse zumbi acontecer... minha opção seria uma boa despedida num balcão de bar.
sonic-superstars-reviewO novo jogo 2D da franquia supera expectativas porém traz dificuldades mecânicas de movimentação e aceleração para saciar o multijogador e alguns problemas de hitbox. Com uma trilha sonora de peso e gráficos atenuantes, é um jogo para ter e jogar sozinho e com amigos, encontre as esmeraldas e desperte o seu poder!