Sonic Colors: Ultimate estreou na STEAM no dia 6 de fevereiro cheio de cores, e agora chegou no Suco para um review especial. Então, Sonic Colors foi um grande titulo lançado para Nintendo Wii em 2010 com um mix de velocidade e desafios que até lembram puzzles.

Em Sonic Colors, Sonic e Tails vão parar em um parque de diversões no qual Dr. Eggman é o dono. Sendo assim, você sabe que quando tem Eggman na história, algo de muito errado está acontecendo. Portanto, você descobre que os Wisps, uma raça de alienígenas com grande poderes estão por lá e sendo utilizados pelo nosso vilão bigodudo.

Re-colorindo o universo

Neste contexto, Sonic Colors: Ultimate veio com uma modernização para abraçar as gerações de 2021. Ou seja, o jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox Series X|S e Nintendo Switch. Além disso, contém fases mesclando sessões 3D, 2.5D e 2D, e conforme você avança na história novas mecânicas são adicionadas devido aos poderes das Wisps.

Claro que para uma jogatina casual muitos dos estágios iniciais podem ser revisitados para você usar e abusar desses novos poderes. De qualquer forma, Sonic Colors: Ultimate é um jogo com rápido objetivo: 5 mundos, 6 fases cada, e um chefe, mais o final. Portanto, o replay é completar os objetivos de Rank S e as Red Coins e a Game Land, onde você tem desafios para jogar com um amigo, de preferencia.

É notável que o sucesso do Colors vem da noção da velocidade, você sente a profundidade e a fluidez com que o Sonic acelera e também quando freia. Agora, o que ainda pega é a questão dos pulos de jogo. Afinal, Sonic pode pular duas vezes, sendo o segundo menor, para acessar algumas plataformas, mas tem vezes que esse segundo pulo simplesmente não obedece tão bem quanto deveria.

Juntamente, o mesmo problema ocorre na mecânica de parede onde Sonic pode escalar diagonalmente pulando. Em alguns momentos o jogo entende que você quer escalar sendo que não, você só quer cair e dar o segundo pulo para a plataforma. No entanto, isso vem desde seu antecessor e mesmo com o polimento audiovisual, mecanicamente se mantem.

Além disso, algumas mecânicas como o dash lateral em sequencias de corrida não estão acopladas no gatilho dos controles. Ou ainda, um pulo manual para os corrimões do primeiro mundo que pode ocasionar algumas mortes. Parece que o porte para PC foi só um porte mesmo, onde só ajustaram os arquivos.

Sonic Colors: Ultimate
Divulgação: Steam

… e mais algumas falhas

Falando em audiovisual, Sonic pode ser muito rápido a ponto de ter perda de frames em alguns momentos. Sendo assim, alguns carregamentos de fases foram rápidos, outros mais lentos, e em alguns momentos os efeitos sonoros do Sonic perderam a sincronia. E nisso tem horas que as cenas de história também tem esse problema de sincronização, parecendo que não tiveram um tratamento gráfico de sua versão anterior. Ou seja, dá para notar serrilhados e desfoques.

Além disso, você tem a opção de curtir todo o jogo com a música original, remix e da versão Ultimate, que está impecável com extras e cosméticos que você compra com uma moeda nativa do jogo. Não nego que fiquei uns bons minutos vendo os avatares disponíveis e os rastros que o Sonic deixa quando está na mecânica de boost. Então, nesse mesmo entusiasmo, ainda não há um versionamento para monitores ultra-wide nas resoluções.

Sonic Colors: Ultimate
Divulgação: Steam

Um Festival de Cores

Sonic Colors: Ultimate foi lançado como presente para os fãs no aniversário de 30 anos da franquia enquanto Sonic Frontiers não chegava. agora com uma versão para a Steam, pouco depois desse marco, vem acompanhado de promoções de todos os seus jogos da franquia.

Para você que nunca teve a oportunidade de jogar Sonic Colors, Sonic Colors: Ultimate é sim, um dos melhores jogos da fase moderna principalmente apagando grandes erros de Sonic 2006 e Unleashed. O preço poderia estar mais em conta devido ao fato de apresentar apensa um porte, e ainda não conta com localização brasileira. DLC’s foram inclusas na versão Deluxe disponível e separadamente na loja Steam o e sistema de conquistas para você platinar e aproveitar tudo o que o jogo tem a oferecer.

Sonic Colors: Ultimate
Divulgação: Steam

Então que tal colorir sua Steam e animar os Wisps mais uma vez em Sonic Colors: Ultimate? Agradeço a Sega pela disponibilidade de jogar esse clássico e trazer minhas considerações, tendo em vista a experiência anterior com a versão do Wii.