Se tem uma coisa que a NewPOP faz de melhor é apostar em mercados que ainda não são tão conhecidos no Brasil. Uma vez que light novels de animes famosos estejam aos poucos ganhando espaço, já estava mais do que na hora de alguma editora acreditar nas novels e quadrinhos coreanos. Apesar de possuírem uma estrutura diferente, são tão bons quanto os mangás japoneses. Sendo assim, mais uma vez acertando em cheio, a NewPOP trouxe para nós a novel de Solo Leveling.
Primeiro de tudo, Solo Leveling é um nome bem famoso no mundo dos webtoons (quadrinhos coreanos/manhwas). Afinal, ele foi um dos títulos que ganhou destaque com a temática de “jogo”, onde características de games são incorporadas na narrativa.
Então, a trama fala sobre um rapaz que passa por uma experiência de quase morte e “revive” com a habilidade de subir de level e adicionar pontos de habilidade. Portanto, a novel é uma aventura de ação e toques de comédia que conquista qualquer tipo de público.
Qualidade da Publicação
Eu já havia lido a publicação (manhwa) em inglês, e fiquei muito feliz em adquirir os volumes em português, já que eu gosto bastante da obra. Porém, foi a primeira vez que eu tive contato com a novel que deu origem ao quadrinho, também publicada em português pela editora NewPOP.
Além disso, pela minha experiência prévia com outras novels, já estou acostumada com capítulos mais curtos. No entanto, a adaptação trazida pela NewPOP é uma publicação diferenciada, reorganizada em menos capítulos e publicada em oito volumes com um novo design.
Como bibliotecária especializada em conservação e preservação, eu sempre gosto de falar um pouco sobre a qualidade da edição. Se você já leu outras postagens minhas que falo sobre o assunto, sabe que eu sou uma grande fã da NewPOP. Desde muito cedo a editora teve o cuidado de justamente trazer edições que são feitas para durar. Aqui, estamos falando do cuidado na escolha do papel, da gramatura, e do método de encadernamento. Então, sendo a primeira novel que tenho da editora, eu gosto de reparar nesses detalhes que são feitos com primor e garantem uma publicação de qualidade para colecionadores.
Além disso, a edição de texto foi feita de maneira clara e simples. Portanto, ficou fácil de entender os mecanismos de “game” que a obra incorpora, como as clássicas janelas de instruções. Juntamente com isso, o maior problema da editora, que ainda são questões de tradução e digitação, estão pouquíssimos presentes. Eu peguei apenas dois ou três errinhos bobos no Livro 1, coisa que considero completamente normal, e podem ser corrigidas em uma nova impressão.
Investimento que Vale a Pena
No entanto, os valores de novels são meio salgados, e Solo Leveling não é uma exceção. O primeiro livro, no qual baseio esse PG, está R$74,90 na Amazon (mas pode ser encontrado por valores mais em conta em outras lojas, inclusive a da própria editora).
Como eu já trabalho no mercado editorial faz um tempo, eu consigo entender o valor, então explicarei para você. Uma obra dessa qualidade, com essa quantidade de palavras (cerca de 400 laudas) e vinda de um editora que ainda está em crescimento, não deve sair por menos do que esse valor mesmo. Ainda assim, temo que muitos leitores acabem se assustando com o preço e não se sintam instigados a adquirirem o título.
Ainda Melhor do Que Lembrava
Por outro lado, quando falamos em uma comparação entre novel e manhwa… bem, eu realmente fiquei surpresa. Na época em que li o quadrinho eu já havia visto muitos comentários dizendo que o Manhwa optou por seguir um caminho diferente, e muitos leitores preferiam a novel. Entretanto, eu não esperava que fosse gostar TANTO da novel quanto eu gostei.
Após a leitura do Livro 1, que possui 10 capítulos, reli os volumes do manhwa publicados pela NewPOP que eu tinha (1 ao 3). Me surpreendi como o conteúdo que originalmente eu havia gostado tanto (quadrinho) acabou perdendo peso comparado a obra original que inspirou ele.
Em suma, eu fiquei muito feliz com a leitura de Solo Leveling, e estou morrendo de vontade de continuar logo. Já adquiri meu Livro 2, e pretendo começar o mais breve possível. Só espero que a NewPOP traga logo os próximos livros, já que meu apetite é voraz e minha leitura é veloz.