Cosplay, música boa, artigos legais e muita coisa pra fazer! Assim foi o fim de semana no Shinobi Spirit, o maior evento geek de Curitiba, que aconteceu nos dias 6 e 7 de maio. Reunindo os geeks da capital paranaense no Espaço Torres, o evento entregou tudo e mais um pouco, sem deixar nada a desejar!
Então, vem com a gente conferir uma provinha do que foi esse evento!
Otaku, Gamer, K-popper, Cosplayer… Aqui Todos são Lembrados!
Primeiro de tudo, vamos falar da característica mais sensacional do evento: ele é para todos. E todos mesmo, todas as várias faces dos geeks são contempladas no Shinobi Spirit, seja com atrações, estandes ou produtos pra vender. Com isso, não tem jeito de ficar entediado, mesmo passando a tarde inteira de sábado e domingo.
O primeiro andar, onde ficava o palco principal e os estandes de produtos, tinha a maior concentração de atividades e pessoas. Sendo assim, com mangás pra “dar de rodo”, mais bottons do eu já vi na vida e um verdadeiro exército de action figures, eu precisei dar pelo menos 5 voltas pra conseguir ver (quase) tudo. Além disso, os estandes dos artistas independentes estavam incríveis, e eu mesma adquiri um desenho e um chaveiro original.
Além disso, os apresentadores do palco souberam animar a galera, coordenando concursos de karaokê, dança, cosplay e algumas danças coletivas de k-pop.
Enquanto isso, nos pisos superiores tinham as salas gamers, onde os campeonatos de Naruto, LOL, Free Fire e outros jogos não pararam um instante! Os gamers também podiam descontrair jogando um Just Dance despretensioso ou ter a experiência de jogar com óculos de realidade virtual.
Já no terceiro piso, os Cosplayers contaram com uma sala de apoio exclusiva, onde podiam se arrumar e reparar alguma roupa.
Além disso, teve espaço destinado pra mesas de RPG — que ficaram lotadas o tempo todo —, Tattoo Alley com tatuadores super talentosos e muito espaço aberto pra dar uma respirada.
Por fim, o Shinobi Spirit também trouxe arremesso de shuriken e machado, arco e flecha, campo de tiro, aula de karatê, duelo de espadas, tiro ao alvo, luta de cotonetes e touro mecânico. Ufa… acho que foi tudo.
Ou seja, pra ficar entediada ou querer ir embora a pessoa tinha que se esforçar pra isso.
Atrações
Bom, durante os dois dias de evento o palco principal — fora o palco secundário que também não parou por um minuto — trouxe atrações bem legais. De todas elas, falarei de três que consegui conferir mais de perto e por mais tempo.
Dublagem
A primeira, no sábado, foi um painel com o dublador Ricardo Juarez, famoso por dar voz ao Johnny Bravo, Kratos, Draven, Taz Mania e muitos outros. Resumindo, o Ricardo é um amor, um doce de pessoa.
Em cima do palco, muito bem humorado e disponível ele conversou com o público, atendendo a todos os pedidos feitos pela plateia. Inclusive, com certo embaraço, ele fez a voz do Melman, de Madagascar (mais um personagem dele), para falar “alisa meu pelo”, atendendo ao pedido de uma fã. Um querido.
Além disso, tanto no palco quanto na entrevista com a imprensa Ricardo falou um pouco da sua trajetória como dublador, contando algumas curiosidades. Por exemplo, sabia que ele não era a primeira opção para dublar Johnny Bravo? Na verdade, o dublador escalado não tinha aparecido e enquanto passava no corredor o diretor chamou ele para um teste. Também, teve que fazer três testes para conseguir o papel do Taz Mania e em outra ocasião sentiu gosto de sangue enquanto dublava o Draven. Já dublando o Kratos, na época de pandemia e dentro de casa, recebeu algumas ligações preocupadas do porteiro, pois a vizinha ouvira ele gritar “Eu vou te matar!”.
Enfim, foi incrível ver o Ricardo alternar entre Kratos, Johnny e Fuzzy Confusão com tanta naturalidade. Novamente, um amor de pessoa.
True Crime
Agora, outros convidados de honra foram Ivan Mizanzuk, produtor do podcast Caso Evandro, e Mabê Bonafé, produtora do podcast Modus Operandi. Juntos, eles tocaram o painel de True Crime, falando sobre seus trabalhos e respondendo perguntas.
Numa conversa com o público, falaram sobre os desafios de abordar assuntos tão delicados e hediondos. Ressaltaram a responsabilidade que essa função exige, para não romantizar nenhum crime e conscientizar os ouvintes de que tais coisas não podem voltar a acontecer. Também compartilharam algumas experiências desafiadoras — e assustadoras, no caso de Ivan — e o cuidado com a saúde mental e segurança pessoal.
Com todo seu jeito colorido e descontraído, Mabê falou que é adepta a vídeos de gatos e foquinhas pra espairecer. Não muito diferente, Ivan revelou ser grande companheiro do seu filho pequeno, um pai brincalhão e bem-humorado.
Diretamente da Coreia
Por último, mas não menos importante, o Shinobi Spirit convidou o youtuber e dançarino GoToe pra conversar com o público. Um pouco acanhado com a energia espalhafatosa do Brasil, o coreano foi super simpático e solícito com os fãs e a imprensa.
No palco, mesmo que não estivesse preparado, não decepcionou as fãs quando elas pediram para ele dançar um pouquinho. Resultado, levou a plateia à loucura reproduzindo perfeitamente a coreografia de Maniac, do Stray Kids, ao lado de algumas sortudas.
Ele também falou um pouco sobre sua experiência como youtuber, as várias viagens que já fez e que é formado em Farmácia, mas que hoje não atua mais na área.
Além disso, na coletiva da imprensa o Suco conseguiu dar uma conversada com GoToe e perguntamos se ele também tem um lado geek. Então, ele revelou que costuma ler cerca de 5 webtoons por dia e falou que atualmente está lendo Castle. Com muita ênfase, falou que é uma ótima indicação de leitura.
Enfim, pra seguir o padrão dos outros convidados, GoToe se mostrou incrivelmente aberto e simpático. Inclusive, tirou inúmeras selfies com as fãs, curtiu o evento com a galera e ainda foi pra festa pós-evento comemorar! GoToe, pode voltar quando quiser que nós queremos te ver de novo!
Concurso de Cosplay
Pra finalizar, não podia faltar o concurso mais amado do universo geek, não é mesmo? Afinal, o Shinobi Spirit deu um show de cosplays, muita gente vestida a caráter e muitas roupas impecáveis.
Dentre as centenas de cosplayers, uma porção deles participaram do concurso tanto no sábado quanto no domingo. Então, sendo um mais incrível que o outro, confira aqui algumas fotos.
Enfim, essa é só uma provinha do que realmente foi o Shinobi Spirit. Foi um fim de semana incrível, o evento estava realmente impecável e fui pra casa torcendo pra outubro chegar logo, pra segunda edição anual do evento. Mesmo assim, caso queira ver mais fotos de como foi o evento, não deixe de seguir o Shinobi nas redes sociais!
Sendo um ambiente voltado pra famílias geek, totalmente livre bebidas alcóolicas, é um espaço que foca em juntar o amor por esse universo fantástico que a gente ama tanto. Sendo assim, o Shinobi Spirit faz jus à sua fama e prova o porquê de Curitiba ser conhecida como a capital geek do Brasil.