Quer conhecer mais sobre Yoshihiro Togashi, autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter por alguém que o conhecia de perto? Então, o mangá Sensei Hakusho é a escolha certa para você! A obra chegou recentemente no Brasil pela Editora JBC e o Suco trouxe um review quentinho pra falar sobre ela.
O autor do mangá é Kunio Ajino, desenhista que trabalhou como assistente de Togashi por cerca de seis anos. Assim, ele compartilha de forma bem-humorada sobre sua rotina com o mangaká.
Em relação à publicação em si, ela é maravilhosa. A combinação de cores da capa é linda demais, além de ter verniz localizado em alguns itens específicos do sensei Togashi. Inclusive, vem com um marcador de páginas muito fofinho. Senti vontade de comer.
Sensei Hakusho
Seguimos a narrativa pela perspectiva de Ajino, o ex-assistente que começou a trabalhar com Togashi em 1990, quando o mangá de Yu Yu Hakusho estava apenas começando.
Assim, ele nos mostra como era o trabalho com o sensei, suas manias, sua personalidade e particularidades. Também, conhecemos os locais onde eles desenhavam os mangás e vemos alguns conselhos que Togashi dava aos seus assistentes. Porém, o mais importante, é que acompanhamos um autor amador se tornar um mangaká famoso.
Entre as histórias, conhecemos as preocupações de Togashi, seu vício por videogames e café em lata, além das pegadinhas que ele pregava em seus assistentes. Além disso, no mangá já tem indícios da dor nas costas crônica dele, fator que o levou a colocar Hunter x Hunter em intermináveis hiatos.
Particularidades
Ajino tem um jeito tão leve e divertido de contar as histórias que o mangá é uma delícia de ler. Então, dá pra rir muito com as situações que eles viveram, especialmente com o estilo do desenho.
Afinal, o traço de Ajino é um chibi igual ao da capa. Apenas em alguns momentos específicos — que deixam tudo mais engraçado — ele faz um traço mais “maduro”.
Além disso, o próprio Togashi é mostrado como uma pessoa bem-humorada. Ele não tem nada de estrela ou de extravagante. É apenas um otaku comum que fez mangás de sucesso mundial e são lembrados até hoje.
Conclusão
Resumindo tudo, adorei Sensei Hakusho. É realmente uma obra obrigatória pra quem gosta de Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e do Togashi em si. Inclusive, ao longo da história tem dezenas de referências à obra dele.
Agora, só pra não passar batido, tem uma parte bem rápida e pequena que não gostei. Ajino retratou garotas adolescentes de um jeito bem problemático, independentemente se foi verdade ou não o que aconteceu.
De qualquer forma, pra quem quer conhecer mais sobre Togashi e ter uma prova do que é ser um mangaká famoso no Japão, essa história é perfeita. Inclusive, se quiser saber, ele começou desenhando na própria cozinha.
Então, se prepara pra dar muita risada e ficar com o coração quentinho, pois tenho certeza que o Sensei Hakusho vai te conquistar!