Vou começar esse texto sendo sincero: eu detesto o jogo do Scott Pilgrim feito pela Ubisoft. Sim, aquele que todo fã do maior lutador da província™ ama de paixão.
Lembro de quando eu joguei esse jogo na casa de um amigo, ainda quando o PlayStation 3 era novidade. Ele tinha praticamente acabado de comprar o jogo e queria companhia para jogar. Eu gosto muito de beat’em ups, então aproveitei a oportunidade e aceitei o convite… mas infelizmente o que poderia ter sido uma sessão de jogo divertida entre amigos virou uma baita frustração para mim.
Lançado originalmente em 2010 para Xbox 360 e PlayStation 3, Scott Pilgrim vs The World: The Game indubitavelmente foi feito com carinho por seus desenvolvedores, mas acredito que a falta de experiência da Ubisoft Montreal e da Ubisoft Chengdu com o gênero “briga de rua” acabou pesando negativamente. Com fases extremamente longas, inimigos desequilibrados e uma jogabilidade travada e pouco ágil, esse jogo ficou ruim a ponto de me provocar dor física!
Tô falando sério: eu não consegui terminar a primeira fase porque minhas mãos começaram a DOER! Se esse relato parece absurdo pra você, veja qualquer vídeo de gameplay no YouTube. Neste aqui o jogador demora CERCA DE 20 MINUTOS até chegar no primeiro chefão.

Quinze anos depois…
Estamos em um contexto completamente novo: os jogos de briga de rua vivem uma nova renascença com a chegada de títulos indies de grande qualidade, como Mother Russia Bleeds e o brasileiro Punhos de Repúdio. Além disso, o retorno de franquias lendárias como River City/Kunio-Kun, Streets of Rage e Tartarugas Ninja fez a grande indústria se lembrar que os beat’em ups ainda vivem!
E foi neste contexto atual que em junho de 2025 Scott Pilgrim EX foi anunciado, durante a edição daquele ano do Summer Game Fest. Agora nas mãos do talentosíssimo estúdio Tribute Games (responsável por pedradas como Marvel: Cosmic Invasion e Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge), a nova aventura de Scott, Ramona e seus amigos acaba de receber uma demonstração jogável.
Eu degustei a demo da versão para PC através do Steam e contarei a vocês nas próximas linhas o que podemos esperar desse jogo (e sim, eu farei comparações com o jogo da Ubisoft ao longo de todo esse texto).

Explorando Toronto
Para começar, eu adorei o fato de Scott Pilgrim EX pesar ainda mais a mão na inspiração no clássico River City Ransom (ou, se preferir, nos jogos mais recentes dessa franquia, como River City Girls), abandonando a divisão por fases e agora apresentando um mapa de Toronto cheio de cenários interligados para os jogadores explorarem.
Scott Pilgrim EX terá 7 personagens jogáveis em sua versão final: Scott Pilgrim, Ramona Flowers, Roxie Richter, Lucas Lee, Matthew Patel, Robot-01 e um sétimo personagem secreto. Aqui na demo, somente os 4 primeiros podem ser escolhidos, então eu resolvi jogar algumas partidas com o Scott e algumas com a Roxie.

Mas independente do boneco que você escolha para jogar, posso dizer tranquilamente que a experiência e a qualidade do trabalho do pessoal do Tribute Games mais uma vez brilhou aqui: a jogabilidade dessa vez está muito mais fluida e responsiva, com combos fáceis de executar e comandos bem variados, que permitem que você não apenas desça o cacete em todo mundo com muita facilidade, mas também se expresse no processo.
Muitos inimigos!
A quantidade de inimigos que aparecem ao mesmo tempo logo no começo desse jogo pode parecer intimidante. Mas relaxe! A jogabilidade de Scott Pilgrim EX, que agora está muito mais ágil do que no jogo anterior, permitirá que você supere os desafios com bem menos esforço! Além de contar com combos simples, mas eficientes, e com o estilo variado e versátil de cada personagem, é possível se aproveitar dos cantos da tela para tomar impulso (correndo e pulando em direção à “parede” para quicar na direção oposta, por exemplo), se posicionando melhor no cenário e criando novas oportunidades para combos, enquanto que zilhões de objetos espalhados pelos cenários podem ser usados como armas contra as hordas de inimigos espalhadas pela Toronto pixelizada desse novo jogo.

Toronto esta que agora está muito mais vívida, colorida e vibrante! Os cenários do jogo são muito ricos e cheios de detalhes animados, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na tela, mas sem exagerar no peso da paleta de cores (como foi o caso em Mighty Morphin Power Rangers: Rita’s Rewind, cujo excesso de cores e formas se mexendo na tela deixava tudo bem confuso, na minha opinião). As cores usadas no visual geral do jogo agora soam mais leves e suaves aos olhos, em contraste com o que vimos no Scott Pilgrim da Ubisoft e seu visual mais escuro, bem mais próximo do que é visto na HQ criada por Bryan Lee O’Malley.
Toronto tá de pernas pro ar
Se pararmos para pensar, essa mudança no tom geral do jogo faz bastante sentido, pois ajuda a refletir o ineditismo dessa nova aventura, que foi escrita pelo próprio Brian exclusivamente para Scott Pilgrim EX.

Nessa história, Toronto tá de pernas pro ar, dominada por três gangues rivais: os Veganos, os Robôs e os Demônios. Mas agora não dá pra se preocupar com isso, pois tá chegando a hora do grande show e a banda Sex Bob-omb precisa ensaiar! Porém, durante o ensaio, o infame Metal Scott (o vilão da vez, claramente inspirado no Metal Sonic) invade a sede da banda e sequestra quase todos os seus membros.
Somente Scott acaba ficando pra trás e ele resolve reunir uma força tarefa para resgatá-los – o que inclui até mesmo aliados improváveis, como um dos Ex-Namorados do Mal da Ramona, que chega junto para ajudar na missão.
E tudo isso ao inconfundível som da banda Anamanaguchi, que está de volta para massagear nossos ouvidos com suas chiptunes crocantes, tornando a volta de Scott Pilgrim aos games ainda mais especial!

Scott Pilgrim EX promete – e muito!
Com apenas essa pequena amostra, tornou-se claro que a expertise de uma desenvolvedora que ama o gênero beat’em up como a Tribute Games está fazendo toda a diferença. Se antes eu tinha dúvidas de que um novo jogo do Scott Pilgrim chamaria a minha atenção, a demonstração que pude experimentar me deixou com ótimas expectativas para me divertir com essa grande aventura, que promete mais uma dose cavalar de referências gamers, exploração e muita porradaria!
Scott Pilgrim EX será lançado em 3 de março de 2026 para PC (através do Steam) e para os consoles PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch 1 e Nintendo Switch 2.
Texto por Giancarlo Silva


