A história sempre se repete nos contos de fantasia, porém você não tem consciência disso. Você quer chegar num local sagrado chamado Ilhas Sorridentes e se tornar um Savior, o Salvador. Porém, parece que dessa vez o destino está em seu favor e o rumo da história virou uma nova página. Vamos falar sobre Saviorless.
Então venha com o Suco para a aventura misteriosa de Saviorless, onde você vai viver uma experiência única de uma narrativa que teve seu roteiro alterado. E cabe a você seguir seu caminho em busca da resposta final. Pegue sua caneta, papel e aquele Suco para o Review de Saviorless.
Quebrando a narrativa
Saviorless é um jogo 2D que combina vários elementos de plataforma, quebra-cabeças e combate. Porém, saindo dos termos clássicos de classificação, Saviorless mostra uma reflexão da nossa vida em busca de objetivos.
Como todo o caminho, temos obstáculos para superar, mas às vezes você não tem a impressão que é um ciclo que sempre se repete? O mundo de Saviorless é assim.
Você é Antar um personagem de uma narrativa que busca encontrar as Ilhas Sorridentes e se tornar um Savior, o Salvador. Um ser místico que trará proteção as Ilhas e seus perigos.
Mas você descobre que a história de Antar sempre está fadada a falhar, porque os Narradores querem que seja dessa forma. Porém, quando Tobias (o Narrador que conta a história) dorme, seus sobrinhos, Len e Arimbo (que trazem pontos sobre a visão de um narrador) alteram o rumo da história desencadeando o que poderíamos falar de destino para Antar.
No entanto, não apenas Antar vivenciará essas mudanças. Nento, um caçador que também faz parte dessa história, é afetado pela mudança do mundo e assim uma obsessão e o poder pode se tornar perigosa para os próprios Narradores.
Seria então os Salvadores o equilíbrio? Cabe a você descobrir conforme os capítulos são contados.
Atrás da Garça, a escuridão habita e a morte o espera.
Saviorless traz um universo sombrio por traz da linhas de sua história, um prato cheio para os amantes de horror cósmico, com criaturas bizarras e ambientes deturpados. Em mecânicas você vai explorar um mundo de plataformas e puzzles em busca de seguir adiante em busca das Ilhas Sorridentes.
Durante sua aventura você terá que interagir com o cenário e até mesmo encontrar páginas rasgadas que acarretam um pouco mais sobre a ideia de ser um Narrador.
Mas como dito, a história não quer que você prossiga e, assim, criaturas horrendas, bizarras e mortais vão tentar impedir seu progresso. Ou até mesmo armadilhas naturais ou criadas para você falhar e recomeçar o ciclo.
Trazendo os controles de Saviorless, eles são simples principalmente com Antar. Você se move, pula e interage com itens e cenário. No começo, você pode até ficar com a impressão que a personagem poderia ser mais rápida, mas assim como um livro você não lê ele rápido para perder toda a intensidade que o cenário e a trilha de Saviorless fornece.
Todo o trabalho de arte e som desse jogo é maravilho, dá para perceber o carinho dado para você ter a emoção e sentir o cada lugar representa desde conforto e paz até mesmo ansiedade e desespero.
Desespero quando o assunto é os momentos de batalha, onde você poderá atacar e até mesmo se deslocar de maneira mais rápidas com as arrancadas (dash) enfrentado e destruindo os pesadelos que assombram.
Um destino alterado
Saviorless é um jogo que você vai querer jogar, principalmente se você gosta do estilo de de jogos de plataforma com puzzles ou curte jogos que trazem essa estética de fantasia obscura mesclando ambientes pacíficos com criaturas de horror.
A equipe da Empty Head Games levou 7 anos para lançar esse jogo devido a muitos problemas de cunho político, social e econômico. Porém, está aqui agora disponível, o primeiro jogo cubano lançado e com muito carinho bem feito. Toda a arte feita a mão e tem o peso na medida certa de exploração e desafio proposto.
Contudo, Saviorless não abre tantas páginas assim para um fator replay, você poderá completar o jogo de forma total ou literal com os colecionáveis, as páginas espalhadas por cada capítulo do jogo e tentar completas as conquistas. Mesmo assim, nada impede de mostrar para seu amigo e fazer ele embarcar nessa narrativa maravilhosa!
Distribuído pela Dear Villagers para PlayStation 5, Nintendo Switch e PC via Steam, Epic Game Store, GoG.com e Games Planet! Embarque na narrativa que traz um pouco do sentimento pessoal de alcançar objetivos e as vezes o destino abre aquela porta para você alcançar. Não desista de sua história assim como nossos protagonistas em Saviorless não desistirão!